Boas imagens na página faz bem?

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Uma pergunta que eu mesmo me fiz hoje foi esta "Sei muito de um programa de imagem e meu blog é bonitão pois tem muitas imagens, será que é bom mesmo?" Bem, esta pergunta é interessante por vários motivos e cabe em todos os sentidos, tanto na parte de estática, do uso das cores, da forma como agrada os leitores e etc.

O primeiro passo é entender um pouco que nem todos gostam de ler um blog onde o post parece um carnaval, no começo vai bem quando é apenas umas linhas, depois da 5 linha a visão começa a ter problemas, é como entrar num blog com fundo preto e apenas 3 cores de letras, e depois você decide fazer uma busca Google [pois tem fundo branco] sua visão fica estranha. Alias, falando em cores, vocês sabiam que é melhor usar cores escuras nas páginas para internet quando o usuário está usando um monitor de tubo? Bem, isso é meio que passado pois atualmente a grande maioria do pessoal usa os monitores LCD e por si só eles ja economizam mais de 30% da energia gasta nos outros monitores, então essa de cor nos novos monitores nem é tão visível, mas funciona sempre.



O segundo é entender que um dia você poderá pensar grande e querer que pessoas de outros países leiam seu blog, pois você não quer ser conhecido só aqui, ou acredita que terá maior chances com eles do que com leitores do Brasil, e se seu blog for com muitas imagens como o topo, o nome das guias para menu e outras coisas, pode ficar tranquilo que os 'gringos' só virão no seu blog uam só vez, a não ser que você crie imagens semelhantes com as escritas traduzidas com as páginas ja traduzidas para outra língua, mas isso daria um trabalho gigante não é?


Outra coisa interessante acontece também com os sites em Flash. Como ainda não tem uma ferramente para traduzir conteúdo em flash como sites e propagandas, muito ssites só tem a perder com isso, a não ser aquele que tem o trabalho de criar páginas em outros idiomas com o mesmo conteúdo.

O que então tem a ver a imagem com o meu blog?
Simples, as imagens nem sempre diz ser uma coisa intuitiva [o que para uma página deveria ser]. Se você fazer alguma imagem usando apenas letras será que o Russo [ou um turista] entenderá o que está escrito? Se você se empenhar em escrever ou produzir um menu com efeito semelhante da imagem com CSS será que na hora do gringo colocar o seu blog ou site no Google tradutor ele entenderá?
O logotipo do blog deve ser sim em imagem, para que todos tentem falar ou entender como ele é, mas mesmo assim há a pronuncia que pode mudar em cada país. Evite colocar imagens em tudo, apenas nas coisas que não influencia a navegação ou entendimento do leitor.

Vantagens de não usar imagens e/ou conteúdo em flash
- Todo mundo entenderá que a palavra é aquilo mesmo e as fontes serão mais padronizadas, sem dar um duplo sentido;
- Se uma pessoa que não conhece muito o idioma do blog visualizar o blog e desejar traduzir aquela palavra ela terá mais comodidade do que ter que digitar em algum tradutor;
- Todo o seu blog ou site poderá ser facilmente entendido por milhões de pessoas em todo o mundo;
- A página não demora muito para carregar;

Vantagens de usar imagens e/ou conteúdo em flash
- Muitas vezes a boa localização da imagem determina toda a qualidade do site;
- Os recursos visuais ficam muitas vezes melhores, quando se sabe usar;
- Você poderá fazer com que muitos leitores volte mais pela qualidade das imagens, mas terá um público fixo, dentro do contexto do seu blog ou site. [nem sempre é isso que os administradores querem...]

Concluindo

Vale a pena sim criar um site com imagens, afinal, é por isso que há tanto recurso e programas gráficos, mas eu aconcelho o uso dele para colocar como plano de fundo de alguma página, ou mesclado com CSS em algumas partes do seu blog ou site. As vezes se o conteúdo visual não requerer legendas ou uso das palavras vale muito a pena usar imagens e não manere na qualidade. [Podemos pensar nos sites de conteúdo erótico, onde uma image vale o site todo] e por ai vai. Tudo é questão de pensar bem!

1 comentários:

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita