Falar ou não que o post é patrocinado?

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Você e seu blog estão prosperando e quando você está focado em bons artigos ou posts para seu blog, um patrocinador (ou agencia de publicidade) lhe proporciona um artigo pago. Você então se vê nesse situação: Falo ou não falo para os meus leitores que este é um artigo patrocinado?
Para lhe ajudar nessa resposta e quem sabe mais em quantas podem surgir, criamos este artigo. Continue lendo para saber mais.
Em Agosto de 2010 falei sobre a diferença de ter um patrocinador e um parceiro em um blog. Naquela época, isso me ajudou a entender os diversos meios de ganhar visibilidade que a mídia tem e hoje com o crescente número de blogs no mundo e no Brasil, vejo a necessidade de falar sobre o 'patrocínio' novamente, mas desta vez com um novo olhar.

Pouco depois da publicação deste artigo, encontrei uma campanha interessante na web intitulada ‘Campanha pela transparência online’ originária do Papo de Homem. Consegui me identificar com a campanha e acho muito relevante ao blogueiro, como meio de manter a integridade de artigos publicados no blog dos que são publicados estrategicamente para chegar a um público. 

A partir de hoje, quando um artigo envolver patrocínio ou outras formas de propaganda, você vai ver no final do artigo um selo informando que se trata de um artigo patrocinado no sentido publicitário (para promover uma ideia, marca, projeto ou qualquer que for o sentido do artigo).



 PORQUE FALAR SOBRE ISSO? 
Simples, a mídia é um forte canal de comunicação e pode influenciar muitas pessoas ao redor do mundo. Você confia totalmente nas diversas matérias jornalísticas que vê, lê e escuta (internet, jornais, revistas, TV e rádio)? Se você usa regularmente o Twitter notou #vejagolpista proveniente das ações da revista VEJA. Isso sem falar em outras manipulações da mídia. Ações como as do selo visa dizer ao leitor que isso é algo que não está aqui sozinho mais que foi selecionado pelo editor e merece crédito também, mas com um olhar diferenciado. 

SINÔNIMO DE COMPROMISSO 
Uma hora agencias e pessoas querendo espaço publicitário em nosso blog vai acontecer no blog de todo mundo. Isso já pode estar acontecendo com outro blog querendo pagar por um pouco mais de espaço em seu blog. Quando criei meu blog criei um compromisso por boas dicas e melhorias constantes por isso o espaço será cedido, mas somente conteúdo que não são duvidosos ou com finalidades maléficas serão publicados. 

ISSO INDICA QUE O ARRUMA BLOG VAI SER 'SÓ PROPAGANDA'? 
Não. Escrever sempre foi e ainda é algo que amo e nenhuma empresa será maior do que isso. Ainda não é possível não colocar minha opinião em tudo o que é escrito aqui, mas espero que com os textos que eu escrever em caráter publicitário, você entenda até onde realmente vale a pena, até porque as agencias publicitárias fazem o serviço de edição melhor do que eu e é neste ponto que eu quero chegar (algum dia...)

PUBLICIDADE É IGUAL A GUEST POST?
Eu não acho. É verdade que com um Guest Post você está divulgando o blog de outra pessoa, mas também está colocando um artigo com conteúdo em seu blog, então é mais uma troca do que um pagamento na expressão mais direta. Neste caso, trocamos informações e não espaço publicitário.

O que acha deste tipo de postura ou como você lida com estes acontecimentos no seu blog?

O movimento é aberto a todos que tem uma página na web e isso não é publicidade é informação do blog para você.

Foto: Patri popes

0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita