Há um ditado popular que diz: “Quem bate esquece, quem apanha não esquece”. Será que você e seu blog estão fazendo o papel de quem bate ou quem apanha? Na carreira de um blogueiro, há sempre os dois lados. Como lidar com a situação quando você é quem ‘apanha’ ou que sofre a crítica?
Mesmos os blogueiros mais novos já sabem que as críticas são importantes para o aperfeiçoamento de pessoas, empresas e serviços ao redor do mundo. As grandes empresas tem isso em mente e tentam desesperadamente converter crítica em um produto ainda melhor e porque não aprender com elas?
Gosto de citar o caso da empresa Dell no ramo de TI e microcomputadores. Nos Estados Unidos a empresa mantem um centro especificado para verificar e melhorar a marca sob as críticas e elogios de seus clientes em todos os tipos de mídia e por incrível que pareça, mesmo que a empresa esteja presente nos principais países do mundo, o centro de verificação da marca até o ano passado (2011) só tinha foco no país de origem, EUA. Em 2012, no Brasil, a
Dell criou seu primeiro perfil no Twitter para reunir e ajudar os clientes com dificuldade e melhorar a posição da marca no mercado brasileiro. Com o site ‘reclame aqui’ a Dell passou a ter um índice bem alto de reclamações on-line e pouco ajudava os clientes (no passado, hoje ela nem é mencionada no ranking). Em resumo, podemos aprender que as críticas que chegaram ao perfil principal da Dell no Brasil, fez surgir um perfil dedicado em manter a qualidade da marca. Outro ponto é que o perfil principal (ou porta de entrada da empresa no
Twitter ou
Facebook) passou a focar e divulgar (além de responder) apenas assuntos positivos enquanto o perfil para ajuda passou a ser alvo de críticas diretas (construtivas e não construtivas), mas que no final, faz com que apenas quem ainda não seja cliente não veja o lado bom e o lado ruim. Consequentemente, muitas pessoas só irão ler coisas legais postados nos perfis principais.
Se você identificou que algum site, blog ou ainda o produto (físico ou não) mereça uma crítica, antes de fazê-lo identifique também pontos positivos do alvo da crítica. Esses alvos sempre existem e você deve procurá-lo. Minha dica é atenção aos comentários em alguns artigos ou no que o blog tem de diferente e porque você acha que ele é diferente nisso (na posição dos itens do blog como o selo do blog, o local ou forma dos comentários nas postagens e etc).
Quando receber uma crítica por comentário em seu blog, não apague. Se possível responda-a de forma clara e direta a fim de mostrar a novos leitores que você tem jogo de cintura para lidar com elogios e críticas e mostrar que essa crítica serviu para algo novo ou melhorias (e que essa melhoria ou coisa nova possa ser listada na resposta da crítica / comentário).
Lembre-se que ninguém aprende nada quando falamos mais do que a boca e considere evidenciar os pontos bons e ruins de forma construtiva: Não elogie muito para não estimular o ego e nem critique muito para não parecer tagarela ou chato. Toda crítica deve ser sempre construtiva e a regra de ouro é: Assine com elogio toda crítica que fizer.
Realmente é inevitável. A única coisa que não permito em meu blog são comentários de anônimos, normalmente para xingar ou falar alguma asneira.
ResponderExcluirNo mais sou aberta a críticas, isso nos faz crescer não apenas como blogueiros mas como seres humanos.
Muito bom, isso aê =))
bitocas
Sim. Já tive as minhas críticas mas nenhuma extrema, apenas para melhorar. Espero não passar por críticas rígidas rsrsrsrs.
ExcluirTambém sou aberto a criticas Vanda, obrigado pelo comentário e visita =D
Oi Rafa! Bom o Artigo. Nunca recebi uma crítica em comentário, sempre é aquele tipo chato de puxa saco,acho que devemos opinar mais nos comentários, é uma ótima área para debates.
ResponderExcluirAbraço
Eduardo Miorim
rsrsrs pois é... Muitas vezes nos comentários por e-mail ou nos posts sempre tem apenas elogios. Só para lembrar, há o leitor que não fala muito e só fala para os outros os pontos negativos.
ExcluirPor isso é bom ter sempre amigos verdadeiros, eles sempre falarão o que pensam.
Também achei um ótimo assunto para debates =D - Valeu a visita e comentário Edu
Oi Rafa, tudo bem ? Gostei muito da sua abordagem no tema, críticas são mesmo um assunto delicado, muitos não sabem fazê-las e usam de grosseria, e outros não estão abertos a recebê-las... Eu procuro analisar as que recebo, mas só se forem expostas educadamente, se vierem esculhambando, pode ser até que o foco seja interessante, mas acabo não dando atenção... Muitas mudanças no blog e na minha vida foram feitas a partir de críticas construtivas que me ajudaram bastante, procuro ficar sempre aberta a isso, mas uma escolha que fiz no meio virtual é não criticar ninguém, só se for alguém íntimo e faço isso nos bastidores, prefiro assim, geralmente este nosso despreparo diante desta questão acaba dando muita confusão :)
ResponderExcluirSobre elogios, eu não os poupo, se gostei elogio a beça mesmo, acho que as pessoas tem direito de saber o que está bom :) Mas se não gosto, como mencionei, fico quieta ou dou um toque por outros canais :)
Muito boa sua postagem ! Grande abraço e boa semana :D
Sim, tudo bem Samanta e espero que você também.
ExcluirNão sei quando começou mas eu costumo elogiar muito mais do que criticar, mas penso duas vezes ao elogiar e penso quatro vezes ao criticar a fim de fazer com que a amizade persiste bem como uma melhoria surja.
Só em casos mais específicos ou dependendo o ambiente que eu falo nos bastidores (ou quando não conheço literalmente o terreno, a pessoa ou o local).
Fiquei muito feliz com seu comentário e palavras, mas eu ainda acho que muitas palavras positivas só agradam o ego da pessoa e por vezes estragam um pouco hehehe (mesmo eu gostando muito do pensamento positivo)
Excelente post, aprendi muito nele.
ResponderExcluirJa agora,onde buscar inspiracao para posts...?
Obrigado,
ExcluirBem, quando eu quero inspirações, visito blogs amigos e/ou que gosto além de ler. Muita leitura é fundamental e a leitura vai desde novos artigos até livros, revistas e jornais.