Existem pessoas que acreditam que fazer negócios através das mídias sociais é uma perda de tempo, enquanto outros enxergam a realidade: que elas são um eficaz e barato meio de interagir com clientes de todos os cantos. Mas se algum negócio vai se utilizar dessas mídias, terá que gastar um tempo considerável com isso. No entanto, existem muitas ferramentas que podem ajudar a ter uma presença ativa na web e difundir os seus negócios.
Se você usa as redes sociais nos seus negócios, então algumas ferramentas de gerenciamento serão de grande ajuda. Elas não só poupam tempo, mas também o ajudam a estar sempre por cima. Com essas ferramentas você pode enviar suas mensagens diretamente para todos os seus usuários. Entre elas está o HootSuite, que permite-lhe gerir vários perfis ao mesmo tempo. Com ela, você pode também trabalhar com dois usuários executando uma mesma conta, por exemplo.
O Oomph é outra grande ferramenta que combina quase tudo que uma empresa precisa para garantiar uma presença social forte. Ela tem ferramentas de seguir automaticamente, capacidade de gerenciar múltiplas contas, mensagens, agendar tweets e atualizações, e muito mais. Twitterfeed, Gist, Social Mention, Tribber, Buffer, Bundle Post são outras boas ferramentas para automatizar sua presença digital.
Sem dúvida, os profissionais devem ter cuidado ao trabalhar com essas ferramentas, mas ao mesmo tempo automatizar alguns posts e artigos pode render muito. Com tantas ferramentas disponíveis, você pode encontrar uma que seja adequada às suas necessidades. As diferentes ferramentas de automatização tem cada uma suas peculiaridades, e também sua caracterísiticas em comum. Saber qual ferramenta utilizar pode fazer a sua empresa crescer sozinha. Aqui estão algumas coisas que você precisa saber antes de automatizar seus negócios nas redes sociais.
|
PRINT do ambiente Hootsuite de gerenciamento M.S. |
Desenvolver um plano: Você pode estar pensando que já tem um plano para a sua empresa, mas saiba que todo negócio deve se adaptar às constantes mudanças dos consumidores. Os tempos estão mudando e é importante a elaboração de um plano que possa facilmente gerir tudo o que pode ser automatizado.
Automatizar o marketing: Existem várias formas de automatizar suas ações de marketing. Uma das melhores coisas são os softwares de mídias sociais. Estes programas permitem que todos as suas mídias sejam controladas de um mesmo lugar. Além disso, os profissionais podem controlar como e onde o post vai. Essas ferramenta são excelentes para pequenas empresas que não tem dinheiro sobrando.
Escolha a ferramenta certa: existem muitas ferramentas para automatizar o marketing em mídias sociais, algumas são gratuitas e outras estão disponíveis apenas sob licença. Com elas você pode programar sites como o Facebook, Twitter, Google+ e outros. Muitos profissionais cometem o erro de gastar seu tempo fazendo várias postagens em um dia. Com essas ferramentas, o que você precisa fazer é criar apenas um post e aguardar as respostas e comentários, além de entrar em contato com os seguidores.
Agende seus posts: Certifique-se de programar as postagens para os momentos de pico das redes sociais, o que vai evidenciar o seu conteúdo e os comentários. Ter cuidado com os horários vai dar uma maior exposição para o seu negócio. Não esqueça de responder aos comentários. Caso contrário, as mídias sociais podem vir a trazer consequências devastadoras para o seu negócio.
Diversifique conteúdos nas mídias sociais: Atinja os seus seguidores em mais de uma rede. As pessoas usam várias redes diferente, e se eles encontrarem exatamente o mesmo conteúdo em lugares diferentes, não terão motivo para acompanhá-lo. Por exemplo, o Google+ é melhor para compartilhar imagens em geral, já o Facebook dá uma melhor visibilidade para explicações e para que você possa acompanhar as curtidas e os comentários. Por isso, aproveite todos os seus canais de maneira independente.
Não publique falsas respostas: empresas grandes e bem sucedidas costumam não valorizar as mídias sociais, respostendo os questionamentos de forma padrão. Isto pode prejudicar o seu negócio, então acompanhe tudo o que você posta. Defina alertas para sempre que seus seguidores comentarem, para que você possa responder às mensagens o mais cedo possível. Não deixe que as pessoas sintam-se enganadas e deixadas de lado com respostas evazivas.
A automatização em excesso é ruim, mas se usada de maneira correta trará ótimos resultados para os seus negócios. Seu uso moderado pode aumentar drasticamente a sua produtividade e ainda oferecer conteúdo útil para o seu público. Certifique-se de que você acompanha todos os seus seguidores de maneira efetiva. Utilize a automatização de maneira inteligente, complementando as atividades do seu negócio através das mídias sociais.
Este artigo é fruto do artigo 'Escreva um Guest Post no Arruma Blog' e se você também quer ter um artigo publicado aqui, leia nosso artigo na íntegra.
Charles Henry trabalha na HomeHost, companhia de
hospedagem de sites no Brasil.
Quero te agradecer pelo sucesso que trouxe ao meu blog durante o mês de agosto, campeão de visitas para o blog. Merece destaque em setembro.
ResponderExcluirGrande abraço!!!
LOL mas que alegria ler isso Vanda ^^
ExcluirAgradeço também pelas visitas que seu blog me proporciona rrsrsrs, é uma troca mútua.
bjo
To gostando do novo formato.
ResponderExcluirMetablogger \º/
=D Obrigado Vanda
ExcluirOiiiii Rafa, tudo bom?
ResponderExcluirPuxa, adorei o novo estilo do Arruma Blog, está lindo e clean.
Estou lendo os posts, muito bons como sempre!
Bjão
Adorei seu post ...
ResponderExcluirEstou lendo todos para fazer uma mudança no meu ...
Bjos
Muito obrigado Vanessa. Visitei seu blog também e gostei do que vi, espero que um possa ajudar o outro. bjo
ExcluirJac agradeço as palavras