Quando somos crianças vivemos nossos dias sem pensar muito grande e por vezes somos tentados (por nossos pais na maioria das vezes) a pensar no que queremos ser quando crescermos. O futuro não nos parece ruim porque o presente sempre é bom apesar de acordar cedo e ir à escola. Depois que crescemos, aprendemos a ver que mesmo querendo ser o profissional mais legal possível ou ainda querer o melhor emprego, o passado nos soa melhor.
Parece que foi ontem que a UOL era melhor do que agora em alguns aspectos. Antes tinha algo chamado Ombudsman e isso fazia a diferença.
O QUE É OMBUDSMAN?
O grupo UOL de comunicação informa que
‘é uma palavra sueca que significa representação do cidadão (...) Na imprensa, o termo é utilizado para designar o representante dos leitores dentro de um jornal’ - Fonte
E a definição que o buscador Google nos oferece é
‘Profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.’
Aqui no Brasil o termos é utilizado como ‘ouvidoria’ ou ‘provedoria’ derivados respectivamente de ‘ouvir e provedor’.
O QUE ISSO REPRESENTA?
A maioria das pessoas gosta quando somos chamados pelo nome. Quando temos atenção dedicada nos sentimos parte de alguma coisa ou ainda nos sentimos especial. Saber que há um local no blog, site ou portal que representa você ou o povo é algo tão gratificante que merecia ter um destaque tão grande quanto os problemas do mundo.
COMO A UOL LIDA COM ISSO?
Já a algum tempo a UOL substituiu o local pelo SAC voltado ao assinante e como todo setor, há um gerente dedicado a melhor atender o cliente, mas neste caso é o cliente e não o povo como o Ombudsman original mostra. Eles não fizeram nada errado, tiraram o nome e o local dos locais que passou a ser pago e agora só quem da opinião de verdade são os clientes e os locais públicos como os blogs (que ainda é gratuito) e alguns canais de informação ainda tem o Ombudsman, mas não temos como interagir diretamente com o gerente de informação (esse foi o melhor termo que encontrei para associação) como podemos ver na página Ombudsman da UOL.
NO MEU BLOG É NECESSÁRIO ISSO?
Não. Seu blog pode ter a moderação e o ato de moderar já é parte do Ombudsman, mas lembre-se você deve GERENCIAR seu blog como um todo.
Pense que em uma grande empresa existe o setor de comunicação interna e externa, financeiro, produção, projetos e etc, então assim deve ser seu blog e o ombudsman se encaixa na comunicação interna e externa, produção, projeto e tudo que envolve os seus textos e o público final.
Se seu blog for muito grande, ou se você tem desejo que uma hora ele chegue a publicar um grande volume de artigos por mês e seja visto como um portal, então terá que pensar em um ponto único para revisão de conteúdo nos comentários e ‘o que estão falando do seu blog na rede’ pois ele será visto como uma marca e não como um nome apenas.
CONCLUSÃO
Quando criei meu primeiro blog na UOL ainda era o sistema de Ombudsman, mas depois mudou. Com essa mudança (que foi antes da criação do UOL Host) a empresa passou a não olhar para os blogueiros e demais leitores do portal, mas é claro que todo comentário é moderado antes de ser postado, afinal que é responsável pelo comentário é o dono da página, seja ela blog ou site e o que era ruim ficou pior, neste caso as reivindicações e conversas.
Ainda hoje, centenas de grandes empresas e multinacionais mantem um local com este nome e conciliando as informações entre empresa-cliente. Isso ainda me faz crer em um futuro melhor...
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.