Depois de certo tempo, todos nós blogueiros e blogueiras sentimos necessidade de presentear leitores e pessoas que curtem nosso blog. Se não pelo aniversário do blog, por algum momento especial ou ainda por querer fazer alguma promoção. Você já se perguntou qual a diferença entre promoção e sorteio? O artigo de hoje fala justamente sobre isso.
Quando fiz a ultima
promoção do Arruma Blog desejei que fosse o mais correto possível com meus leitores em todos os sentidos e não quero que nenhuma promoção ou sorteio se dê mal no futuro, então resolvi fazer um breve estudo sobre ‘
fazer uma promoção ou sorteio’.
Descobri que para cada foco, há uma ferramenta mais adequada que ajudará no seu objetivo, vamos entender as diferenças entre eles:
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SORTEIO, PROMOÇÃO E CONCURSO?
Sorteio: Como o nome mesmo diz, sorteio vem de ‘sorte’ e dentro das leis brasileiras, é obrigatório o registro de toda distribuição gratuita de prêmios e como a Caixa Econômica Federal (C.E.F.) é o órgão que regulamenta 90% dos sorteios no Brasil, você deve ter um registro para seu sorteio (dos participantes também) e pagar algumas taxas. Há algumas particularidades do sorteio como esperar 60 dias para registrar seu sorteio, um custo para a Caixa variando conforme o que for sorteado, a forma como o sorteio vai ocorrer deve ser previamente informada e validada por fiscais da C.E.F. e se alguém ou alguma empresa for pego fazendo este tipo de ação pode ser multada e proibida de fazer sorteio por até dois anos.
Promoção: Ação de promover algo ou algum produto. O mecanismo para sua realização é muito parecido com o sorteio, já que quem ganha o prêmio é alguém que terá sorte e não uma banca. A C.E.F. também deve ser acionada.
Concurso: Este não carece de registro, sendo assim não é obrigatório mas é possível registrar um concurso. Desta forma você pode distribuir gratuitamente prêmios e quem ganha é a pessoa que depende de um esforço e/ou dedicação para tal. Este também tem algumas características como um regulamente, quais os critérios de escolha do(a) vencedor(a), o prêmio não pode ser em dinheiro ou equivalente como vale brindes/compras entre outras coisas. Esta vale muito quando se quer um resultado único e novo.
TENHO UM BLOG PESSOAL. QUAL DESTES É MAIS INDICADO?
Se você não está disposto a pagar para ter a regulamentação então o mais indicado é o concurso, mas ele não atrai o seu público da mesma forma que uma promoção ou sorteio, ele valoriza mais a marca (ou o blog) e tornam maiores os aspectos do seu blog.
Tenho visto muitos blogs com promoções e quando a promoção não envolve outras empresas como livrarias, editoras e outras de qualquer ramo, o problema é menor. Mas quando as coisas estão diretamente ligadas, o seu blog ou a marca (normalmente que tem mais visibilidade na mídia) fica vulnerável a ações judiciais ou coisas do tipo.
TENHO UM BLOG COMERCIAL, O QUE TENHO QUE SABER?
Já tem um foco nesta ação? Por exemplo, o que a sua marca necessita: Mais compradores, mais seguidores nas redes sociais ou maior confiança da massa?
Após responder a estas perguntas, podemos notar que para gerar vendas a curto prazo (até pelo quesito ‘promoção válida de tanto até tanto tempo’) as empresas costumam dar carros, casas ou dinheiro em promoções.
Se a sua marca deseja além de vendas um bom engajamento, a promoção ou sorteio poderá ser de algo relevante ao produto da empresa ou ainda relacionado com o foco. Se a loja produz roupas então sorteie uma passagem para os lugares da moda ou se a empresa trabalha com partes de automóveis, então o sorteio pode envolver alguma visita a salão de automóveis, fábrica de grandes montadoras e por aí vai. Para estas ações, vale lembrar de duas palavras ‘compre’ e ‘concorre’.
Sobre o concurso, seu uso deve ser muito bem calculado. Como no concurso não envolve vendas, pedir para alguém gravar vídeos, fazer textos ou executar alguma ação que possivelmente colocará algumas pessoas em melhores posições do que outras poderá restringir o número de participantes. Nem todos sabem editar vídeos, em todos são bons em português, nem todos usam o computador ou ainda há sempre algum ponto em que somos melhores e piores (se bem que para promoção, algumas divulgações dizem ‘quanto mais comprar, mais chances você tem de ganhar’ e isso restringe um pouco os participantes)
COMO ENVOLVER CONSUMIDORES / LEITORES?
Um concurso cultural é o mais indicado para envolver consumidores. Já que o escolhido será escolhido por mérito, este será o elo de ligação entre empresa (ou blog) e o ganhador.
Quando você coloca etapas em um concurso, você está criando ou conhecendo um pouco mais do seu público e eu não vejo isso como ruim, mas cuidado com a quantidade de etapas.
Um bom cliente cativado pelo mérito e prêmio será um ótimo instrumento de publicidade gratuita. Use este recurso para a construção da sua marca no mercado.
COMO GERAR MAIS VENDAS COM ESTE MEIO?
Sinônimos de vendas é promoção. Sorteio está diretamente ligado a sorte e ninguém quer ficar muito ligado a sorte quando se existe muitas formas de burlar as coisas que nós mesmo criamos não é? Pois bem, como o registro e fiscalização por terceiros evitam problemas maiores, recomendo que vá em uma agência de publicidade de sua confiança e converse com quem entende mais do assunto.
Não coloque nas mão de qualquer pessoa um ativo em potencial de sua empresa ou marca (blog) o que você pode fazer com muito sucesso.
Lembre-se que mesmo Steve Jobs com sua detalhada visão para a publicidade pediu auxílio para ‘o melhor’ ou a melhor agência de publicidade dos Estados Unidos e o excesso de detalhe + foco +agência de publicidade adequada garantiu milhões de vendas de computadores e uma fatia relevante de consumidores da Apple.
Olá, ótimo post!
ResponderExcluirEu estive procurando informações relacionadas a sorteios e no site da CEF eu só encontrei informações falando de pessoa jurídica. Tenho um blog pequeno e não possuo nenhuma pessoa jurídica e gostaria de fazer um sorteio para presentear minhas leitoras e, claro, divulgar a mais pessoas, o "brinde" foi comprado por mim mesma e não tem nenhuma empresa envolvida. E aí, alguém sabe como funciona?
Obrigada!
Olá Manu,
ExcluirNão conheço o site mencionado CEF ou não me lembro dele. Se você tem algo que deseja oferecer aos seus leitores então faça uma 'promoção' simples em seu blog com toda a regulamentação necessária em termos de datas e o que o leitor tem que fazer. Recomendo isso pois é o mais feito por blogs que não são referência hoje e estão começando ou no meio termo. Qualquer coisa, poderá gostar de ler esse outro artigo http://www.arrumablog.com/2012/09/criando-uma-promocao-no-seu-blog.html
Obrigada pela resposta rápida e por visitar meu blog.
ExcluirEu quis abreviar, era o site da Caixa Econômica Federal. haha Vou conferir o outro post sim, obrigada pelas dicas!
Bom final de semana,
Manu Luize.
Gostei. Foi útil, obrigada.
ResponderExcluirAlexandra
=D que bom que o artigo lhe foi útil. Sucesso
ExcluirAdorei o post também, me ajudou muito, já que pretendo fazer uma promoção para comemorar os 6 meses do meu blog.
ResponderExcluirMas quando você diz " 'promoção' simples em seu blog com toda a regulamentação necessária em termos de datas" quer dizer apenas especificar bem o regulamento (prazos de inscrição, manifestação do vencedor, entrega) ou tenho que seguir alguma regulamentação existente e pré definida?
Exatamente Bia, não há necessidade de seguir a risca (ainda) uma regulamentação existente ou pré definida uma vez que é a sua primeira promoção para um blog 'novo'. Recomendo que anote tudo o que for necessário (no antes e no depois) para ter documentado essa experiência e melhorar na sua segunda promoção também. Com o tempo os detalhes você vai pegar melhor rsrsrs.
ExcluirSucesso e espero poder participar dessa promoção heim, me convide assim que puder e não deixe de divulgar no nosso grupo do Facebook https://www.facebook.com/groups/496971506999464/