Acho que um blogueiro que preze por conhecimento e bons textos deve no mínimo conhecer os ‘dois lados da moeda’. Em outras palavras, como numa entrevista que devemos conhecer o lado do entrevistado e do entrevistador é assim que deveria ser em nossa vida e no nosso blog.
Constantemente vemos alunos nas escolas falarem que o problema pelo ensino é o governo, mas quantas pessoas (pais ou não) olham para a educação que dão ao filho? Os pais frequentam as reuniões dos filhos? Acompanham, ajudam e ensinam VALORES (sociais, familiares, culturais, etc) aos filhos? Como podem então falarem ou permitirem aos filhos que a culpa é só do governo? Minha visão é que a culpa está dividida cada vez mais entre todos, até no aluno e por igual.
UCA significa ‘Um Computador por Aluno’ e é um projeto do governo para oferecer acessibilidade aos estados que mais necessitam e se você pensou que isso é um ‘sonho’ ou ainda ‘um projeto que começou e parou em alguma etapa’ está enganado(a). O projeto UCA está ativo e beneficia muitas pessoas entre alunos e professores nos estados em que ele acontece. Em 2007 5 escolas foram selecionadas para fazer uso do UCA nos estados de São Paulo, Porto Alegre, Palmas, Piraí e Brasília e depois daí outros estados e cidades foram beneficiadas.
FOTO: Projeto UCA no Piauí |
Os computadores usados para o UCA são da CCE que 'venceu' o consórcio federal (pra quem não sabe, o governo faz assim para tudo, até na sua cidade que tem um projeto novo: Divulga-se um projeto aberto a empresas do ramo. A empresa que mostrar o menor valor [ou o mais relevante] com a mão de obra para todo o projeto normalmente consegue se destacar) e neste caso não adianta falar que a marca é a pior ou a melhor pois tudo é fornecido aos alunos de forma gratuita. Segundo o site da CCE, o computador CM52C, que mais se parece com um notebook convencional, tem um processador da Intel Atom, Sistema Operacional Linux Metasys, 512 de RAM e uma memória flash interna de 4GB (que não serve para armazenar dados de todas os alunos, conceito usado em qualquer escola de informática de grande ou médio porte ), possui Wi-Fi, entradas USB, alça para transporte, capa de proteção (ótima ideia para uso em escola) e ele não tem recurso para vídeo.
Quem sabe esse projeto não seja o pontapé inicial que muitos outros jovens necessitem para se empenhar mais na escola e ter acesso a esse mundo de conhecimento (técnico ou de mundo) e se torne mais um blogueiro ou ao menos um cidadão mais crítico.
Esta publicação não é patrocinada e sim uma iniciativa particular de mostrar que há coisas boas acontecendo no Brasil e no mundo que podem parecer pequenas, mas se somadas se tornam grades, como nossos atos. O que você tem feito para promover as coisas boas do mundo?
Olá Rafa.
ResponderExcluirExcelente artigo.
Muito interessante, não sabia deste método de aprendizado, acredito que pode ser algo muito benéfico para as pessoas.
Abraços!