Como criar o Midia-Kit do blog ou site

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

IMAGEM: Gráficos
Se você já tem um público formado e o conhece melhor do que nos primeiros dias de vida do seu blog, então já tem meio caminho andado para preparar o que chamamos de Kit de Mídia. Ele vai te ajudar a rentabilizar seu blog, direcionar ‘investidores’ e publicitários entre outras coisas e consequentemente vai trazer benefícios para você e seu blog (ou site).

Quando publiquei o artigo ‘Publicidade no Arruma Blog – Media-Kit’, falei também sobre o significado do termo e simplificando tudo, um Media Kit o u ’Kit de Mídia’ é uma vitrine para mostrar as principais características do blog, locais para valores e seus valores.
Ao acessar outros sites e blogs nos deparamos com variados tipos de Media Kit. São eles:

- Arquivo em forma de apresentação de slides (para download ou incorporado)
- Documento do MS Word
- Arquivo PDF
- Gráficos com pouco texto
- Imagens (autoexplicativas ou com pouco texto)
- Informações escritas em página dedicada com textos e imagens (incorporado)

De todas essas menções, não recomendo muito os arquivos que podem ser baixados nos computadores dos leitores. Digo isso não pelo fato de ter que fazer download mas pela dificuldade em atualizar o arquivo e pela acessibilidade. Seria bem mais fácil esse conteúdo ser acessível por celulares e tablets sem muito esforço ou instalações de programas de terceiros como um visualizador de slides ou leitor de PDF (só quem tem um tablete ou celular de classe média/baixa sabe como alguns recursos são difíceis para encontrar).

CRIANDO O MEDIA KIT

No Blogger e no WordPress você pode criar uma página só para este fim e escolher endereços para ela. No Arruma Blog escolhemos o seguinte endereço:

http://www.arrumablog.com/p/media-kit.html 

ou também

http://www.arrumablog.com/mediakit

Para criar sua nova página no Blogger, escolha o blog desejado e clique no nome. Agora no menu lateral a esquerda procure por 'páginas'. Procure o botão ‘Nova página’ e dê um nome para ela. Depois basta clicar em ‘Editar’ para inserir informações como em um post. Se você resolver fazer seu Media Kit em um arquivo externo como apresentação de slides, PDF ou semelhantes, poderá usar DropBox, Google Docs e outros sistemas que hospedam esses arquivos e clicar na opção ‘Endereço da web’ para que a página apareça no seu blog mas quando o leitor clicar ele aponte para o arquivo final.
Se você tem blog na UOL então saiba que é possível também criar sua página, mas a parte chata é que você tem que saber de HTML e tem que criar a página em algum editor de página em seu computador. O editor HTML da uol só funciona no modo codificação e não da para ver o resultado da página sem antes publicar.
Para criar sua página na Uol Blog vá em ‘Configurações’. No menu lateral localize ‘Administrar’ e depois clique em ‘Meus arquivos’. Agora se você desejar criar um diretório para o endereço da URL ficar parecido com este:

Meublognauol.zip.net/mediakit

Você terá que criar uma nova PASTA clicando em ‘Nova Pasta’ e escrevendo no nome ‘mediakit’ sem espaços e letras maiúsculas. Dentro dela, faça o envio da página do media kit com o nome index.html por exemplo, desta forma a navegação pelo site será melhor e mais elegante. Lembre-se que se houver imagens para o seu Media Kit a Uol Blog permite que você faça o upload também e gratuitamente.
IMAGEM II: Esteja preparado para fazer negócios

O QUE NÃO PODE FALTAR
Como este é um espaço de apresentação, podemos destacar:

Sobre o blog e o autor: Sou daqueles que prefere escrever isso em uma página dedicada, mas não descarto a possibilidade de falar um pouco sobre o autor e seus títulos como também sobre o blog de forma a destacar apenas o fundamental e fornecer informações relevantes a quem não busca só referências pessoais.
Estatísticas do seu blog: Não pode ter medo de revelar algumas informações, mesmo que os blogs que você visita e gosta tenham o dobro de informações que você vai apresentar (pois é assim que um dia você vai atualizar estas e chegar onde deseja). Dados como as visitas de páginas por dia e mês, quantidade de tempo que cada um fica e outros. Serviços pagos e gratuito como Google Analytics podem ajuda-lo.
Quem são os leitores: Em maioria são homens ou mulheres? Jovens ou adultos? Qual a renda? A ocupação? A forma mais legal de saber isso é fazendo uma enquete em seu blog. Depois de um certo tempo de existência, seus leitores vão entender o motivo dessas perguntas desde que você explique o motivo ao pedir que ele participe.
Anunciantes antigos: Se houve alguma empresa ou anunciante em seu blog, mostre o caso de sucesso ou exponha isso de forma legal. Se não houve nenhum anunciante ainda, então exponha ao leitor todas as conquistas que seu blog teve e que vale a pena ser dita (ou que você perderia seu tempo conhecendo). Nesta ideia vale indicações de portais, sites e outros blogs em matérias ou revistas, também concursos e títulos recebidos com o decorrer do tempo. Se houver links para provar o acontecimento é melhor.
Redes Sociais: Quais redes sociais seu blog está presente? Mostre que você se mantem ativo não só no blog mas também em redes sociais que gosta e sabe que tem leitores. Algumas agências de publicidade buscam investimentos em setores específicos.
Forma de pagamento: Alguns amigos blogueiros não têm 18 anos e consequentemente não tem conta no banco. Mas podem ter conta poupança e deixe claro que a forma de pagamento será um depósito em conta poupança ou outras formas. Lembre-se que serviços de pagamento digital fornece um botão para ser inserido no seu site e este é um bom lugar para inserir. De toda forma permita ao anunciante (leitor) escolher entre formas diferentes de fazer o pagamento (não se inscreva em todos os sistemas de pagamentos on-line, alguns cobram taxas mensais sobre sua inscrição ou uso do serviço).
Contato: Como o interessado fará contato com você? Forneça nessa página, meios de comunicação para que ele entre em contato e tire algumas dúvidas que ficou no ar ou surgiu durante a leitura. Evite colocar o e-mail tal como ele é pois será alvo fácil para SPANs e se houver telefone, coloque apenas se for empresarial. Forneça o telefone fixo ou pessoal após o primeiro contato para garantir segurança dos dois lados.
Espaços publicitários: A parte que deve ser bem pensada. Este momento é aquele que você define os espaços que estão disponíveis para o interessado fazer publicidade. Você pode usar recursos inovadores e criativos em seu blog como poderá usar o mais recomendado método de publicidade: banners. Tamanhos dos banners e outras imagens são cuidadosamente pensadas pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau Brasil). Veja o link aqui
Quanto cobrar em cada espaço: Essa é uma questão ainda pessoal. Não há um local específico que nos ajude a mostrar quanto devemos cobrar por cada espaço, mas há sites e matemáticos dispostos a ajudar com isso e você poderá cobrar um valor que acha justo dentro do seu nicho e padrão de visitas.

Eu preferi mostrar os valores e tipos de anúncios pois não gosto de visitar um site e ter que enviar um e-mail para saber quanto é o valor. Posso investir uma quantidade ainda pequena para algumas coisas e acho que muitos visitantes do Arruma Blog tem esse mesmo desejo que eu, de chegar e saber se o valor da publicidade é adequado com o que ele está buscando. Sigo o pensamento ‘o que não quero pra mim, não faço para os outros’ mas não descarto a possibilidade futura de mudar esse meu pensamento se minha forma de trabalhar até lá me permitir isso.

ESTOU PRONTO PARA SER RICO
Não é bem assim. Este é um canal de acesso rápido para interessados e anunciantes diversos e não é uma mina de dinheiro. Você ainda terá que se esforçar para que este espaço seja visto pelas pessoas certas e isso leva tempos.

Coloque link de acesso rápido no menu principal do blog ou local de destaque em seu blog ou site. Aproveite para linkar palavras chaves de artigos posteriores ou antigos que tenha a ver com media kit ou anúncios a esta postagem, mostrando que você está preparado para receber um anunciante.
Junte uma grana e faça uma publicidade do seu blog em um blog que segundo alguns estudos seu, trará mais leitores ao seu blog e desta forma, aproveite para fazer um ‘teste’ sobre o processo de publicidade que teve no blog desta pessoa. Faça as mudanças que desejar e permita que o outro blog saiba se houver alguma sugestão de melhoria no processo que ele fez para que você pudesse usar o espaço publicitário dele.

Dependendo o nicho do seu blog e seu foco (planejamento) é possível rentabilizá-lo e chegar a esse patamar: 80 mil por publicação. Mas isso é um link estimulante para você se empenhar apenas.

IMAGEM III: Use sua imagem e a imagem do seu blog para o bem

CONCLUSÃO
Jamais use informações que não seja sua. Na dúvida em analisar os dados vindos de programas de análise procure pessoas que possam te ajudar e depois sim faça a devida publicação ou ainda se empenhe em aprender. É possível que algum interessado peça para você compartilhar com eles os dados do Google Analytics a partir de convite por e-mail.

Tome cuidado com o seu nome e o nome do blog pois uma vez envolvido com problemas os leitores e principalmente anunciantes terão uma má imagem do seu blog ou de você. Então você já pode criar seu kit de mídia sem ter tanto medo. Caso queira, veja os blogs que possuem valores de espaços publicitários e como são esses ambientes. Comece pelo nosso Media Kit.

10 comentários:

  1. Olá Rafa, excelente seu artigo, vai me ajudar e muito no desenvolvimento do meu Mídia-Kit. Apesar de ainda não o ter feito, acredito que neste mês de fevereiro irei o criar.

    Abraços!

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    1. Olá Herlan,
      Agradeço as palavras e espero sim que o artigo lhe ajude. Como eu disse, chega uma hora de nossas vidas que as coisas crescem e melhoram ou tem que melhorar rsrsrs e espero que consiga o que desjas.

      Até mais

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  2. Olá.
    Eu gostaria de dizer que seu post me ajudou muito. Sabe eu já sou blogueira a 1 ano e nunca pensei em ganhar dinheiro mas vi essa ideia e pretendo tirar bom proveito dela !!


    By: Sarah Vivic
    Blogs: atual-sempre.blogspot.com.br
    mmfeshion.blogspot.com.br

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    1. Olá Sarah,

      Muito me alegra saber que houve uma influência positiva ao ler o meu artigo. Lembre-se que além de simplesmente preparar um Media Kit devemos também nos preparar e preparar nosso blog como um todo.
      Desejo sucesso a ti e ao blog.

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  3. Olá Rafael,

    Parabéns pelo artigo, meu caro. O Midia Kit é algo que quero muito ter em consideração ainda este ano. Você delimitou bem o que não pode faltar nele.

    Abraços

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    1. Olá Antonio,

      Agradeço as palavras e visita. Fico feliz que tenha gostado do artigo e espero que ele também lhe ajude em todos os sentidos.

      Qualquer coisa estou por aqui.

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  4. Excelenteeeeeeeee,mãos a obra Abraços Flávio Peralta

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  5. Excelentes dicas, e com todos esses exemplos, imagens, fica bem melhor de compreender como se pode tirar proveito dessa ferramenta para um blog. Vou procurar aprimorar o meu espaço e esse post me ajudará mto nisso.

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    1. Olá Leonardo, agradeço o comentário. Espero que faça do seu espaço um local ainda melhor do que já está =D Sucesso

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  6. Muito boas suas dicas.
    Obrigado por compartilhar conosco.
    Sucesso!
    At. Josué Mota

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