USANDO O AMBIENTE SOCIAL DO ANALYTICS PELA PRIMEIRA VEZ
Não há muito segredo em encontrar a opção. Logado no site do Analytics, escolha o blog ou site que deseja verificar. Clique sobre o menu horizontal ‘relatório padrão’ e depois no menu vertical em ‘Fontes de tráfego’ e assim que ele expandir clique em Social. O sistema deverá pedir para você inserir dados da página em redes sociais como Twitter, Facebook e Google + caso seja sua primeira visita ao módulo. Se isso não acontecer, você poderá fazer isso manualmente clicando em Administrador no canto superior direito da página e depois em ‘Configurações de redes sociais’ e inserir quantos links sociais desejar.
Se você acabou de cadastrar o link das redes sociais no serviço, então o Google pode levar alguns dias para começar a fornecer um gráfico ou informações relevantes. Aí você deverá voltar aqui em alguns dias para fazer uma revisão rsrs.
VALOR SOCIAL DO SEU SITE OU BLOG
Pode parecer um tanto ‘loucura’ mas o serviço lhe da essa informação (quanto vale seu blog na rede, é isso). Em forma de círculo, não achei que está difícil para entender o quanto meu blog vale. O sistema fornece três valores, um para quando as pessoas interagem com seus perfis diretamente e gera buzz, o segundo valor que indica quantas pessoas assistiram essa interação e não interagiram e um terceiro valor que chamam de conversões, podemos entender como um resumo de tudo o que seu blog ou site tem relevância na web (todos os perfis sociais juntos).
FLUXO DE VISITAS
Aqui é mostrada de forma mais interativa, o caminho que os visitantes de algum lugar marcado como social fazem no seu blog. É possível ver também quantos desistiram de continuar para outras interações no site ou blog. Aqui a amostragem é feita em três níveis de interações (com possibilidade de inserir novos níveis de interações) e vale lembrar que quanto mais um visitante ficar no blog, melhor é o blog perante o Google e outros buscadores. Se antes da primeira interação, na página inicial tiver apenas o símbolo ‘/’ significa que as visitas vão direto para a Home do seu blog ou site, mas nesses casos é comum o visitante ir direto em links que você postou em redes sociais (com uma URL definida).
CONCLUSÃO
A maioria dos serviços de gerenciamento de redes sociais são pagas. O Hootsuite é um bom exemplo disso, a versão paga (PRO) fornece integração com os serviços da Google e análises de cliques e seguidores, mas o Google Analytics ajuda muito.
É o meu aliado de sempre!!!!
ResponderExcluirExcelente dica!!
Abração
=D
ExcluirAgradecido Vanda! Acho que temos muito a ganhar com isso.
Olá Rafael,
ResponderExcluirParabéns pelo artigo, bem explicativo.
O Google Analytics transformou-se numa ferramenta obrigatória para os blogueiros, suas funcionalidades impressionantes realmente facilitam nossa vida.
Abraços
Olá Antonio,
ExcluirMuito obrigado. Concordo com você, quem não usa o serviço gratuito da Google no mínimo deve ter um plano B pago ou semelhante rsrsrs.
Agradeço a visita e comentário.
Abraço
Olá Rafa.
ResponderExcluirO Google Analytics, acredito que seja uma ferramenta essencial e que todos nós blogueiros devemos procurar se adaptar e utilizar da melhor forma ela para retirar o que ela possui de bom a nosso favor. Seu artigo está excelente, ficou completo.
Abraços!
Agradeço Herlan. Também acho que podemos aproveitar muito o serviço.
ExcluirAbraço
ÓTIMAS DICAS!\O/
ResponderExcluirMuito obrigado pelas dicas!
ResponderExcluirOlá Parabéns pelo artigo ele esta muito bom, realmente o Google analytics uma ferramenta que esta cada vez melhor e mais importante para os blogs.
ResponderExcluirUm abraço
Olá Jonas,
ExcluirAgradeço o comentário e visita. Caso conheça ou tenha uma boa experiência com a ferramenta não deixe de comentar aqui.