Criando página sobre

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

IMAGEM: Criando uma página Sobre (igual ou melhor a deste blog)

É chegada a hora de mostrar um pouco mais de você e do seu blog para seus leitores e o que escrever? Como você deve expor essas informações? O artigo de hoje visa orientar e ajudar nessa questão. Comumente conhecida como ‘página sobre‘, ela reúne algumas informações chaves para seus leitores e é vista como um guia para outros.
Já aprendemos a criar um Media Kit, mas tão importante quanto falar sobre os espaços publicitários do seu blog, é falar sobre você e sobre os motivos que fizeram você criar seu blog.

O QUE DEVE CONTER EM UMA PÁGINA ‘SOBRE’?
Aqui no Arruma Blog resolvi escrever também algumas perguntas que eu recebia por e-mail. Em resumo, a página deve ter informações relevantes sobre você e seu blog pois é aqui que os visitantes saberão um pouco mais sobre o autor e sobre o blog da forma mais positiva possível. Abaixo alguns itens que não podem faltar em uma página Sobre:

  • Sobre o autor (Nome, foto e história resumida)
  • Sua experiência
  • Onde deseja chegar com o blog
  • Nome do blog (Se houver um motivo especial do nome, diga aqui)
  • Porque criou o blog
  • Missões e valores do blog
  • Alguma história relevante envolvendo o blog (caso de sucesso)
  • Pergunta que você ache relevante e sua devida resposta

Vale lembrar que programas de afiliados ou alguns outros serviços requer que você informe seus leitores sobre algumas ações dos sites afiliados, como é o caso do Google AdSense. Eu escolhi falar sobre a ‘política de privacidade’ na página sobre, uma vez que os grandes sites tem uma página específica para essa questão e um blog não necessariamente precisa disso.
Também optei por falar sobre a frequência de postagem no Arruma Blog, sobre os comentários e outros assuntos. Desta forma, o leitor não terá que sair desta página e ficar procurando mais informações.

A página 'Sobre' do Arruma Blog foi feita baseada em outras páginas de sites e blogs que gosto de acessar. Na época, havia bem menos informativos e fiz o que achei relevante além do que é necessário. Ela tem muitos elementos aqui descrito mas como disse, fiz antes de ter alguns dos conhecimentos que tenho hoje.

COMO ESTRUTURAR A PÁGINA
Se o seu blog está em crescimento e você não quer ou não gosta muito de mostrar seu nome, dê foco no nome do blog ou você pode inserir uma linha em negrito desta forma ‘Sobre o autor’ e diga em um ou dois parágrafos tudo o que tem que dizer. Depois outro destaque para o blog: ‘Sobre o nome_do_blog’ e em um ou dois parágrafos fale sobre.
Coque uma imagem sua no local que será sobre você. De preferência use a mesma imagem que você usa no Facebook, no Twitter e outras redes sociais para fácil associação dos leitores.
Eu optei por escrever em forma de conversa com o leitor, tendendo ao mesmo formato de um post até porque não usei uma página estática para a edição da minha página Sobre.

CONCLUSÃO
O que diferencia um blog é a forma criativa e inovadora que o autor ou os autores dão ao mesmo. Recomendo que analise meios de usar a criatividade, o foco do seu blog e até mesmo sugestões dos leitores para tornar sua página ainda mais legal. Leve em consideração sempre, a acessibilidade do usuário, os dispositivos móveis e as diferenças entre navegadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita