Costumo fazer buscas regularmente de vídeos no YouTube, e você? As buscas que faço sempre retornam com ao menos um resultado para ‘lista de reprodução (ou playlist)’ e adivinhem, quem cria essas listas de distribuições são pessoas iguais a você (e eu).
COMO UMA PLAYLIST PODE AJUDAR MEU BLOG?
Você não precisa produzir conteúdo com áudio e antes de qualquer coisa, vale lembrar que o intuito de publicar uma playlist em seu blog é complementar o conteúdo que você já tem em seu blog ou no artigo.
Sabendo que seu perfil pode ser encontrado em uma busca, uma playlist então poderá lhe ajudar a atrair mais visitantes ao seu blog e poderá ser visto pelos perfis do vlogueiros como um parceiro em potencial (aqui, a palavra parceiro é usada como genérica, pois o dono do vídeo pode não tomar nenhuma ação por você ter inserido um vídeo dele em seu blog ou poderá agradecer também).
Se seu blog tiver como foco 'música' então as chances de você se dar bem são ainda maiores. Faça parceria com pessoas que criam e editam músicas (sempre respeitando os direitos autorais) e indexe o canal de vídeos em seu perfil e passe a fazer sua playlist com vídeos selecionados destas pessoas. Com um pouco de divulgação e boa seleção, você terá retorno dos leitores que certamente passarão mais tempo ouvindo sua playlist e desta forma haverá uma troca mútua de benefícios.
MEU BLOG NÃO CRIA VÍDEO. POSSO ME BENEFICIAR AINDA ASSIM?
Sim. O YouTube pode ser um ótimo local para lhe ajudar a trazer novos leitores ou visitantes. Se você criar listas de distribuições públicas para ajudar blogueiros e até criar listas com conteúdo relevante a certo público a partir de um perfil do seu blog, recomendo que prepare o seu perfil para dar as boas vindas ao visitante. Você deve colocar uma imagem de fundo que remeta ao blog no seu canal do YouTube, na coluna lateral, insira os links que seu blog está presente (Link direto para o blog, Facebook, Twitter e outros) e faça com que o leitor veja todas as listas de reproduções ao clicar sobre o seu perfil e isso é feito pelas configurações do canal. O resultado final deverá ser parecido com este (que é meu perfil pessoal):
IMAGEM
COMO CRIAR UMA LISTA DE REPRODUÇÃO NO YOUTUBE?
O primeiro passo é estar logado no site do YouTube com sua conta Google (pode ser a mesma que você usa para acessar o Blogger ou o antigo Orkut). Faça sua primeira busca de vídeo no site. Ao encontra-lo clique sobre ele para começar a assistir.
Se este for o vídeo que você deseja inserir em uma playlist (cuidado para que o vídeo fale realmente as coisas que você deseja transmitir) procure o botão ‘Adicionar a’ logo abaixo do vídeo. Após abrir todas as listas de reproduções que você já criou, clique na caixa de texto abaixo da lista e escreva o nome da sua nova lista de reprodução exclusiva para a postagem ou para o blog. No exemplo, escrevi ‘Blogs’, selecionei o tipo ‘público’ e depois cliquei em ‘Criar lista de reprodução’.
Feito isso, o vídeo que estiver passando no momento será adicionado automaticamente à lista. Depois, para adicionar mais vídeos, você terá que assistir a um novo vídeo e clicar em ‘Adicionar a’, quando aparecer as listas de reproduções, procure o nome que você criou e pronto.
Para compartilhar sua lista de reprodução, você pode ir em ‘gerenciador de vídeo’ e verá no meu lateral esquerdo, o link para ‘lista de reprodução’. Para conseguir o link de compartilhamento da playlist, clique sobre o ícone do seu perfil e veja todas as listas. Escolha a que você criou e clique sobre ela, na nova página haverá o link de compartilhamento.
O resultado final você confere aqui. Juntei vídeos do Ferramentas Blog, Gustavo Freitas, Escola Dinheiro e Mestre SEO
DICA: No Twitter é possível criar LISTAS para adicionar perfis que você gosta e ficar mais fácil obter o feed de tweets dos perfis adicionados lá, a lista se torna pública após inserir perfis.
domo *u*
ResponderExcluir