Há quem diga que o futuro da internet é incerto, porém, é necessário apontar alguns rumos que não podem ser desprezados quando se fala sobre o meio virtual.
As atitudes do hackativismo, de hackers e de crackers já fazem parte do cotidiano online de muita gente, já que há um sem número de golpes virtuais praticados por eles. No entanto, os que chegam aos nossos ouvidos – ou olhos – provavelmente sejam os mais visíveis e de maior alcance, o que nos induz a imaginar o mundo de rombos que acontece sem que nem sequer percebamos.
Conquistando a simpatia de usuários, sobretudo entre os jovens, grupos como Anonymous e LulzSec medem forças com sites governamentais, causando grandes transtornos e, às vezes, até mesmo prejuízos financeiros. Nesse cenário, recentemente, analistas descobriram o que pode ser chamado de uma megaoperação hacker que rouba aproximadamente 1 terabyte de dados, diariamente e no mundo todo. A notícia publicada no site The Verge não revelou o nome da operação nem seus prováveis executores, pois as investigações ainda estão sendo feitas.
Servindo como alerta, o comunicado mostra que por mais informados que sejamos, nunca podemos deixar de ficar atentos. Isso porque sendo a internet provavelmente o maior meio de comunicação da atualidade, ela ainda tem falhas, como não permitir o controle da troca de informações por internautas. Não raro, é durante essas “trocas” desprotegidas que os crackers atuam ignorando e violando a privacidade dos usuários.
Ainda sobre o relatório da fonte obtidos pelo The Verge, os principais alvos desses cibercriminosos são instalações acadêmicas, militares e empresas ligadas à tecnologia. Um dado alarmante sobre essa megaoperação é que devido às características da organização bem como os recursos utilizados, ela dificilmente seria levada adiante se houvesse preparo para enfrentá-la.
O site afirma que diariamente milhares de redes de computadores são atacadas por cibercriminosos, espiões e outros perfis mal intencionados. Eles agem por meio da construção de softwares projetados para assumir o controle dos sistemas de computadores. Estes ataques, em sua maioria, são possíveis apenas porque softwares com Java e Flash, presentes em praticamente toda a internet, não têm sido suficientemente seguros, facilitando as invasões.
Por isso, é preciso manter antivírus e programas atualizados, além de ter consciência de que ao navegar pela internet todo usuário assume uma posição de vulnerabilidade, o que exige cautela e precaução.
Diante disso, investir na segurança deve ser prioridade, lembrando que algumas vezes isso nem chega a ter custos, basta baixar um antivírus grátis para aumentar a proteção de suas máquinas e aparelhos que têm acesso às redes.
Este post é fruto do artigo 'Escreva um Guest Post no Arruma Blog' e se você também quer ter um artigo publicado aqui, leia nosso artigo na íntegra.Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog ArrumaBlog.com
Olá, RAFA e a Equipe do Bitdefender Antivírus
ResponderExcluirO artigo ficou extraordinário. Muito bom abordar este tema em seu blog, já que é um dos casos que mais estão na ativa hoje no mundo virtual. Além de outros também como pedofilia e etc..
Gostei bastante do artigo.
Parabéns!
PS: Não deixe de dá uma visitinha no IB. :)
Olá Magno, agradeço o comentário. Você citou casos legais viu, acho que todos merecem atenção e toda contribuição para conscientização do povo é válida.
ExcluirAbraço