A lista do mês 1 para gestar seu blog foi concluída? Agora podemos partir para o segundo mês de gestação do seu blog. Após 28 dias segundo o calendário lunar o seu blog, após ser ‘publicado’ e ter um endereço de verdade na plataforma escolhida por você, terá alguns números de visitantes que em grande maioria será você mesmo, seguidos de visitas de amigos ou ainda alguém querendo descobrir um local novo. Minha dica é a de que pense que ele ainda ‘não existe’ ou seja, mantenha na versão beta (a versão de testes).
Neste período você sentirá ainda muita empolgação para postar, mas desejará estar em blogs com ideias parecidas com a sua, mesmo que no princípio o seu blog parecia ser o único em toda a web. Sua vontade de conhecer novos blogueiros, novos sites e blogs e de postar conteúdo será tão intensa quanto no primeiro mês mas mantenha a calma e respire. Se sentir náuseas, tonturas e vômitos, recomendo que pare por uma semana e fique sem blogar (mas registre qualquer atividade ou impulso para o blog em papéis) pois o nível de necessidade mental do blog está muito alta (e não necessitamos do blog como achamos que nossa mente necessita).
O segundo mês de uma gestação na mulher é o momento mais crítico pois é aqui que há possibilidade de um aborto natural, então a necessidade de cuidados são redobradas. Na vida de um gestor (de blog, claro), não é muito diferente. Como o blog fica ‘pronto’ em 3 passos simples, você poderá acreditar que as coisas não vão bem para ele, mas como disse, mantenha-o em modo ‘beta’, não fique até tarde acordado a menos que isso já faça parte da sua rotina diária e principalmente não mude nenhum hábito para conseguir blogar mais. Lembre-se que blogar a princípio deve ser um complemento e não a única necessidade, e se desgastar fisicamente é desgastar também seus posts e o blog como um todo.
LISTA DO MÊS
Como anda sua leitura? No mês passado a dica foi para escrever e ela será a partir de agora algo constante. Se você já se familiariza com o ato, então tem meio caminho andado. Junto com a escrita, pratique a leitura. A web tem ajudado muito nos dois atos, porém no ato da escrita (que vem antes da leitura) dependendo sua fonte ela estará te levando ao fundo do poço. Há blogs que não revisam nada do que escrevem e por mais legais que sejam, isso acaba com quem lê também. Por hora, visite sites que tem a credibilidade jornalística (não considerei aqui posições partidárias ou o tipo de notícia, mas sim sites antigos com jornalistas que sabem não só escrever palavras corretas, mas informar).
Analise sua plataforma: Ia esperar o próximo mês, mas conhecer sua plataforma é importante: já pensou se seu blog sair do ar dias depois de uma inauguração e um investimento relevante na publicidade? A plataforma escolhida tem hábito de ficar fora do ar? Visite sites, comunidades em redes sociais (Facebook e Google + permitem esse tipo de interação). Ela tem uma boa indexação nos mecanismos de busca? (Comparando a Uol e Blogger, o Blogger ganha de 9x1 da Uol) e outras análises são bem vindas.
Assunto: Escolher o assunto do seu blog é como escolher o nome do seu filho. Depois que o nome foi registrado na criança, você até poderá trocá-lo mas terá uma grande ‘dor de cabeça’. O nome do seu blog normalmente é usado para indicar o tipo de assunto que seu blog terá ou tem, então no momento em que você escolheu o nome do blog (mês passado) você também refinou o assunto que seu blog vai falar. Veja isso como algo bom a não ser que o seu assunto escolhido seja muito limitado, aí é hora de rever as opções.
Faça refeições diárias: Um blogueiro não deve viver apenas de livros e revistas. Visite e já crie um pasta de favoritos (isso tem me ajudado muito) de blogs e sites que você gosta e que lhe inspira para ser futuros amigos, parceiros ou inspirações. NOTA: inspirações não são motivos para plagiar. Na gravides da mulher, alimentação regular ajuda a combater enjoos.
Marque um 'pré-natal': Está criando o blog por qual motivo? Tem algum amigo ou amiga que é ou está na área (ou tem um blog a mais de um ano)? Marque de conversar com esse amigo(a) para saber da experiência que ele já tem, e de como foi chegar até aqui. Se for um blog empresarial, recomendo a consulta de uma agência especializada em blog e mídia para verificar o cronograma criado por você (encarregado).
Nos vemos no próximo mês.
Muito interessante o post!! Ideia genial :))
ResponderExcluirAté o terceiro mês o perigo de 'aborto blogosférico' é eminente, já vi acontecer inúmeras vezes.
Meu blog em agosto completará 5 aninhos, já está no 'pré-primário' rsrsrs
Abração
Verdade vanda,
Excluireu já vi blog com 8 meses simplesmente 'morrer' e não deixar qualquer vestígio, é uma pena, mas aqui na blogosfera até o terceiro mês o perigo é muito maior.
Parabéns antecipado ao seu blog viu. Beijos
Meu bebê fez 1 mês dia 7/10, então, vou ler mês a mês certinho, pois dia 7 agora estou indo para o 2° mês hahaha!
ResponderExcluirTou amando as dicas rafa, vlw!
Bjos****