No começo de Abril o Blogger efetuou mudanças no editor de
HTML do Blogger. Eu penso que quando a coisa é boa e agrada tendemos a falar
sobre ela e replicar o conteúdo, como é o caso do Google + e dos recursos do
Facebook entre outros, mas com esse recurso foi diferente, só resolvi falar
algo praticamente um mês depois e quais os motivos?
NOVIDADES PARA EDITAR EM HTML NO BLOGGER
ACABOU O ATO DE EXPANDIR WIDGETS: Algumas pessoas nem souberam ao certo o que era os widgets. Mas espere, eles ainda existem, só que agora quem faz isso é você. Poderá clicar no ícone da seta que estiver ocultando parte do código para vê-lo por completo e desta forma estará expandindo os widgets (expandindo seu código).
CONTADOR DE LINHAS: Quem editava códigos no antigo painel do Blogger e cometia erros era obrigado a contar linha por linha até encontrar o erro caso se esquecesse do local em que houve modificação do código. Loucuras a parte, o antigo modelo não mostrava os números de código, dificultando assim a compreensão de erros.
IR PARA UM WIDGET: Uma forma simples e direta para chegar na edição HTML do widget que você criou na tela ‘arrastar e soltar’ no modo ‘Layout’. O menu dropdawn lhe ajuda a ver todos os widgets que você criou em seu blog e qual o lugar deles no código do seu blog.
RECURSO LOCALIZAR INTEGRADO: O Blogger resolveu criar um recurso de localizar dentro do frame que tem o código. Isso ajuda a não ter conflitos com outros navegadores e ajuda muito a encontrar palavras que não seriam encontradas pelo tradicional ‘localizar’ do navegador. A forma de ativar o localizar é a mesma que usamos pelo navegador: aperte Ctrl+F
PRATICIDADE versus UTILIDADE
Como a mudança não foi feita hoje e sim no mês de Abril de 2013, estou utilizando ele para atualizações e modificações em meu modelo atual. Posso dizer que não estou conseguindo ver partes do meu código, como se o Blogger estivesse ocultado o meu código. Essa minha informação parece não proceder quando confronto minha dúvida em fóruns ou em locais de informações da Google uma vez que eles apenas comprimiram o código e o organizaram de forma a agradar os desenvolvedores web.
Recentemente, encontrei parte do código que estava procurando desde a mudança. O que eu procurava estava dentro da div com ID main-wrapper em ‘postagens no blog’. Com o auxílio do botão ‘ir para um gadget’ essa parte do código fica muito afastada visto que está em outras linhas distantes dos widgets.
Prático mesmo era apertar Ctrl+F (atalho para localizar algo dentro da página) e encontrar a palavra que você procura no máximo na segunda tentativa e devo confessar que pra eu encontrar o que desejo com o ‘localizar’ do painel não me ajuda muito, mas é funcional. Fora isso, a numeração das linhas e as cores nas tags ficaram ótimas. Já mandei meu feedback ao Google para avaliação e você?
De fato, ficou mais organizado POREM confuso. Tive problemas com a search, não consigo encontrar partes de código e o editor só abre quando ele bem quer, tipo fica todo branco tem que dar refresh no navegador e tal. Espero que vejam esses bugs, enquanto não ajeitam fico pelo Notepad++ mesmo.
ResponderExcluirAbs :D
O mesmo problema do 'página em branco' ocorre comigo. Nem escrevi pois pensei ser um caso isolado rsrs. Bem, quando não aperto F5 pra ver o código aperto Ctrl+F para buscar algo e como mágica, o código aparece rsrsrs.
ExcluirNão se esqueça de mandar o feedback ao Google
Realmente esta novidade no Blogger irá ajudar muito na hora de editar nossos templates, scripts, metas e etc, porém, não gostei de algumas coisas que vieram junto.
ResponderExcluirA própria ferramenta de pesquisa integrada, achei um pouco desnecessário e também pelo fato de que se nenhum resultado é encontrado pressionando enter algumas vezes você poderá desmontar o html de seu blog e nem perceber.
Outro ponto negativo é o fato de que o visualizador ser interno, e outra, mesmo após ter salvado o template é possível desfazer alterações já "SALVAS" feitas utilizando o atalho "Ctrl+Z" não tendo limites para isso podendo então desfazer tudo que tivera feito em outra ocasião.
Em fim, Sem dúvida que irá nos ajudar muito e diminuir o tempo que passávamos no editor html antigo, mas algumas coisas tem que ser re-analisadas.
Abraço !