Criei um blog, e agora?

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Se você acha que a resposta para esta pergunta é "agora é só começar a escrever", é melhor pensar mais um pouco a respeito, porque existe uma diferença bem grande entre criar um blog e ser lido. E isso nos leva a uma outra pergunta: quanto tempo é necessário para administrar um blog?



Muito mais que o tempo da escrita, isso é um fato. Se o seu blog não é apenas um diário pessoal sem maiores aspirações, é necessário certo investimento de tempo para administrá-lo a contento e atingir o público que você deseja. O próprio ato de escrever, por exemplo, geralmente não será seu ponto de partida. Quando se escreve visando atingir um público, é necessário saber o que este público está interessado em saber e isso demanda uma pesquisa voltada à descoberta dos temas mais populares e atuais sobre o nicho para o qual você escreve.

Uma vez feita esta pesquisa, parte-se para a escrita do post e depois disso vem aquela que é a parte mais complicada do processo: ser lido. Ser lido é difícil por duas razões:

1) Em praticamente todos os nichos temáticos há uma rede na blogofera formada por blogs que já estão consolidados e por isso são mais lidos e ditam as tendências temáticas.

2) Antes de mais nada, as pessoas precisam saber que seu blog existe para chegarem até ele e se interessarem pelos seus posts.

Uma forma de popularizar seu blog é divulgá-lo em redes sociais como o Twitter e o Facebook, mas, ainda sim, fazer-se ver na blogosfera é fundamental. O respaldo dos blogs formadores de opinião em qualquer nicho temático é muito importante para conquistar credibilidade e popularidade. Para tanto, produzir conteúdo de qualidade (ou seja, atualizado e que tenha algum diferencial) é fundamental, além de visitar estes blogs e procurar interagir com os blogueiros. Ou seja: fazê-los notar sua presença e tentar criar neles interesse pelo seu blog.


Além de divulgar seu blog em seus canais de rede social, você pode criar contas de divulgação específicas do blog, como uma fanpage. Isso ajudará a multiplicar a quantidade de links disponíveis na internet que direcionam para seu blog, aumentando a visibilidade dele nos buscadores. Se os assuntos abordados por ele forem referentes a seu nicho profissional, não hesite em usar o link dele em sua assinatura digital.

Outro fator importante, e que às vezes acaba sendo deixado em segundo plano na ânsia pela divulgação, é a atualização. Não adianta investir todo o seu tempo em divulgação e deixar de lado a escrita. Isso fará com que o público que você atrair automaticamente perca o interesse pelo seu blog ao visitá-lo e se depararem com um conteúdo produzido dois meses atrás. Manter o conteúdo do blog fresco e usá-lo para atualizar as contas de rede social dele é muito importante para se tornar uma presença constante no feed do seu público e assim fidelizá-lo.

Como você pode ver, escrever bons posts é apenas uma ponta do iceberg quando o assunto é a manutenção de um blog com fins de divulgação. Para saber mais como alcançar seus objetivos na blogosfera, você pode ler o artigo “Como divulgar o seu blog em 4 dicas simples”.

Este post é fruto do artigo 'Escreva um Guest Post no Arruma Blog' e se você também quer ter um artigo publicado aqui, leia nosso artigo na íntegra.

O autor deste post se chama Guilherme Coutto, ele é Consultor de SEO e Marketing Digital, e dono do blog Marketing Digital Dicas.

1 comentários:

  1. Suas dicas são preciosas mesmo!!!!
    Passei pra deixar abração e um fim de semana maravilhoso!!

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita