O poder de um comentário (efeito dominó)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Quanto a escrever
Fazer uma breve interpretação de um texto ou artigo inserindo nesta as suas visões de mundo, sua cultura e pensamento é o que algumas pessoas fazem quando clicam no botão ‘comentar’ de um blog ou site. Para alguns leitores, comentar é o momento em que escrevemos o quão bom o texto do autor é e por igual propagamos nossos links a ele e para outros leitores, comentar é algo minuciosamente pensado, não feito em qualquer lugar. Porque algumas pessoas preferem comentar e outra não? Quais os efeitos de um comentário simples?

Em 2012, o repórter do The New York Times Charles Duhigg, publicou o livro ‘O poder do Hábito’ onde fala de forma didática sobre o motivo de fazermos as mesmas coisas todos os dias. Pode não parecer, mas é um hábito comentar por comentar em outros blogs e há um questionamento que podemos fazer em nossas vidas (sendo blogueiro ou não) “Quando você acorda você faz o que?”, a resposta é esperada e previsível certo? Bem, partindo da mesma premissa “Quando você clica em um artigo você pensa no que?”, acho que essa pergunta é uma realidade não questionada aos leitores atuais e o motivo é claro, alguns só pensam em comentar, mesmo que seja o popular ‘olá, gostei do seu blog, visita o meu?’ e poucos, como eu disse leem o post, entendem e o complementam enriquecendo quem comenta e o post do autor também.

CRIANDO O EFEITO DOMINÓ EM UMA POSTAGEM

O efeito dominó sugere a ideia de um efeito ser a causa de outro efeito gerando uma série de acontecimentos de média, longa ou maior duração. Não encontrei melhor descrição para o poder de um comentário quando bem elaborado dentro de uma postagem se não esse pois quando o post ou artigo é relevante a quem lê a qualidade do comentário tende a ser boa. Havendo o primeiro comentário, este desencadeará outros novos comentários e neste caso você poderá ser responsável pela duração que isso terá.

Não por uma vez, vi muitos grandes blogs como por exemplo o Ferramentas Blogs atualizarem suas postagens por melhorias feitas após os comentários de leitores ou após um longo 'debate' feito nos comentários e claro, sempre que possível linkando o comentário que o fez atualizar o post (caso não saibam, todo comentário gera um link e um feed de comentário para postagem no Blogger e no Wordpress).

Em resumo, o efeito dominó dentro da blogosfera ou mais especificamente nas postagens envolve uma boa edição do artigo e a cultivação de bons leitores e mesmo que não tenha uma gama de bons leitores (aqueles que vão além de uma linha de comentário) a forma como você trata e responde os comentários mais superficiais pode fazer o mesmo efeito.


CUIDADOS COM SEUS COMENTÁRIOS

Recomendo a leitura e meditação sobre como lidar com os comentários antes de pensar efetivamente no efeito dominó. Isso significa que se o leitor acaba de ler um post que aparentemente para ele é muito bom e no final da página tem um comentário de propaganda de produto que foi inserida propositalmente por um terceiro, ou se tiver uma crítica à sua postagem e ela não foi respondida ou faz menção a palavras de baixo teor, esse leitor pode não querer comentar pelos diferentes pensamentos que lhe cercam como: Pensamento de descaso por parte do autor do blog em manter um comentário publicitário ou por medo do primeiro comentário em forma de crítica de alguma envolver ele também.

Lembre-se que além de ter uma resposta a altura de um comentário, você também deve ter uma assinatura que engrandeça você e seu blog por igual e que não demonstre dúvidas que é você quem responde ao comentário. Entenda mais sobre que tipo de assinatura usar em seu blog.

CONCLUSÃO

Podemos comentar em vários locais, não somente em blogs ou portais, mas também no Facebook e Google +. Já passei inúmeras vezes por momentos em que uma postagem dentro das redes sociais estava ‘parada’ a mais de uma hora, esperando por alguém que a lesse e tivesse o conhecimento necessário para comentar algo que desse maior sentido a ela, então procurei dois pontos que o autor não viu ou deixou oculto para serem justamente encontrados pelo leitor e comentei sobre um deles. Esse meu primeiro ato dentro, por exemplo, do Facebook fez com que a resposta aparecesse no meu feed de notícias e fez com que mais pessoas também se baseassem na minha resposta para ler o artigo e fazer novos comentários. Desta forma, existe um ciclo onde os dois lados ganham: Eu ganho credibilidade por ter feito um comentário que condiz com o post, ganhei um ou dois amigos (ou seguidores) que acreditam no que eu digo e a postagem da outra pessoa ganha um ‘buzz’ maior na rede pois a maioria de nós nos interessamos por assuntos que está sendo bem repercutido e notamos essa repercussão pelo número de comentários.

Esse é um exemplo prático e simples do poder de um comentário que pode ser visto também dentro de blogs. Convido-te a ser mais observador quando estiver visitando um blog ou dentro da rede social que mais gosta: Verifique a possibilidade de oferecer um comentário (e todo o buzz de sua rede) a uma publicação que está ‘esperando um comentário’ a algum tempo mas que não seja tão antiga assim. Analise se possível quantas pessoas a visualizaram, quantas pessoas assinam o feed do blog ou seguem a página e pense que aquela quantidade de pessoas visualizam o post mas ainda não comentaram por N fatores, mas que você o fará. Capriche no comentário de forma a acrescentar valores não somente número (peso visual) e passe a gerenciar quantas outras pessoas irão comentar ou responder ao seu comentário naquela postagem, criando então o efeito dominó, sendo você o primeiro dominó dessa ação.

Preparado(a)? Acho que você não seria capaz de produzir um comentário capaz de cativar mais leitores

4 comentários:

  1. Por falar em comentário... Odeio chegar em um blog e não ter o bang para comentar, pior que isso acontece sempre que coça a mão para dar um pitacão kkk

    To passando rapidinho pra dizer que o blog está de volta, venha dar uma curiada e sinta-se a vontade para palpitar.

    Um ótimo restinho de semana pra ti.
    Beijo grande!!!

    Evelyn Oliveira
    cupcakerock.blogspot.com
    @evelyncmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu terminei de escrever, me veio uma forte vontade de continuar escrevendo para complementar o assunto 'comentário' e a ausência do espaço para comentário também me causa certo descontentamento. Quando isso ocorre eu tento encontrar o plano B e até hoje só em um blog encontrei o e-mail da pessoa, do mais não encontrando nada lá, nunca mais voltei rsrs.
      Fiquei feliz que tenha voltado com bastante força, já estou indo lá. Bjos

      Excluir
  2. Olá. E por falar em poder de comentários, eu li o teu lá no blog Geekado. Sou Leonardo Chaves, editor dele e li teu comentário lá no blog. Essa da coluna lateral, ou sidebar, realmente é um detalhe super importante, ela influencia a navegação e a leitura do blog de maneira decisiva. E q bom que Vc nunca subestimou a importância e o poder dela, por que tem muita gente q o faz. Navego entre os blogs e vejo, muita gente, empanturrando ali um monte de coisa, widgets de relógios e previsão do tempo. Tornando o Sidebar uma verdadeira "Torre de Babel". E a propósito de tua dica, segunda feira vai ter a continuação do post, com essa abordagem, a da orientação da coluna e esse aspecto da mudança de template vai ser levado em consideração.
    Muito obrigado por suas observações. É com esse tipo de observação que eu consigo ter um feedback através do qual procuro aprimorar o conteúdo do blog. Volte sempre que quiser. Novas dicas e comentários serão mto bem vindos. Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo,
      Agradeço a visita mais uma vez rsrs. Que bom que gostou do meu comentário. Pois é, acho que o meu primeiro ano como blogueiro serviu para bastante coisas inclusive para evitar criar uma barra lateral mais cheia de conteúdo do que meu próprio post kkkkk.
      Opa, certamente o visitarei em breve e espero mais um ótimo post. Abraço e sucesso.

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita