Inserindo seu selo personalizado para linkagem

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

bem pessoal, você ja deve ter passado por um blog e viu em uma das colunas ao lado uma imagem para ser colocada no seu blog, ou 'selo' que o blogueiro disponibiliza para que o leitor o ajude a divulgar. bem, esta é a caixa de linkagem do blog ou até sites. Veremos como fazer sua caixa de texto personalizada:

1º deve ter conhecimento de seu hospedador de blog, se for Uol, é possível hospedar sua imagem, fazer o uploader da imagem, se for Blogspot não é possível, e se for Blogger, até onde eu sei é possível sim, mas você deve correr atrás desta resposta. Se não for possível, tenha calma, utilize serviços gratuitos de hospedagem de imagem na Internet como o photobucket que disponibiliza este serviço gratuitamente, também Flickr e Picasa. Normalmente os selos não são tão grandes, variam entre 100x40 px a 120x60 (mais comum), mas ai, vai do lugar que será colocado no seu blog, lembre-se que estes selos não podem demorar para abrir e não podem ser tão 'mortos'.

2º Após ter conseguido enviar sua imagem (selo) a um servidor (lugar de hospedagem), guarde a url gerada por ele em um lugar a parte, este endereço será a base para começar seu código HTML.

3º no seu blog (ou no lugar onde você vai colocar o selo) cole o código simples da sua imagem, utilize primeiro o código de buscar a imagem [ img src =" link-me. gif ", entre as tags < >] depois insira uma quebra de linha [ br, entre as tags de < >] Na linha seguinte, será feita o código para a caixa de texto e seu conteúdo. *Repare que algumas palavras estão com espaço para não serem reconhecidas por este editor.

4º Inicie a linha depois do 'br' com < labe l >depois [entre as tags < >] textarea name="textarea" rows=3 cols=10

em seguida coloque o que estará dentro da caixa de texto:


a href=" http://endereçodoseublogaqui/ " [entre < >] img src="endereçosuaimgaqui. gif" border=" 0 " alt=" novamenteseuAlt " [entre < > também] depois finalize com /a [entre < /a ] [entre <>

seguido de /

e por ultimo dos ultimos label entre <> com fechamento /antes da palavra

A sua caixa de texto deve ficar desta forma:



A parte alt é opcional, ela é uma descrição do seu blog/site quando passado o mause sobre a img, mas nem todos os brawsers suportam isto.
A parte iniciada por onmauseout é um código de auto seleção de todo o código, também opcional, quando se passar o mause sobre a caixa de texto automaticamente será selecionado o código dentro da caixa, depois incentive o leitor do seu blog a copia-lo e colar no blog dele.
A parte target (pode seguida de = com " " _blank) serve para que quando a pessoa (leitor) clicar no seu blog, ele não abra na mesma página onde ele estava, isto é uma ética que poucos seguem. Se a pessoa teve a boa vontade de te linkar inserindo seu selo no blog dela, deixe que a página dela continue aberta quando um outro leitor clicar no selo da página dela, então este código faz a página do seu blog abrir em uma nova pág. É inserida depois do IMG da src...

Se seu blog é da Uol, vá em configurações, depois modelos de blogs, escolha a opção Editor Html no final da página e na caixa que abrir, procure por (exemplo)< - - - / Histórico de Mensagens - - -> e cole o código, vale colocar uma quebra de linha antes do código para não ficar tudo aglomerado.
Se for Blogger ou Blogspot, va em Layout depois na página que aparecer insira um widget de javascrit (ou até mesmo de texto, mas visualize-o no formato de HTML) e insira o código normalmente, faça o teste posteriormente e pronto.

OBS: alguns códigos não ficaram bem vizíveis pois o editor não permite usar os códigos diretamente. Alguns códigos estão com espaços, tome por base a imagem pronta feita no Dreamweaver. Ignore as cores.

3 comentários:

  1. Puts velho, que massa esta dica, valeu mesmo, me ajudou muitão!!!!!

    ResponderExcluir
  2. pqp, velho, foi a melhor explicação q eu já vi na net... valeu mesmo, fiquei uma cara procurando isso...

    valeu mesmo!! parabéns

    ResponderExcluir
  3. Sério mesmo q não dá para o blogspot?
    Eu já vi vários blogspots q tem selo... o.O
    Só n sei como conseguem... =T

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita