Como inserir informações na coluna lateral Blog UOL

terça-feira, 14 de abril de 2009

Uma pergunta que considero simples e fácil mas que não me lembro de ter escrito aqui nada a respeito. Entrei recentemente em uma comunidade onde um membro fez esta pergunta, e lá eu não consegui explicar 100%, então resolvi escrever aqui o mais detalhado possível.


Inserir informações além das que estão na coluna lateral do Blog Uol é uma coisa que faz muitas pessoas felizes, é talvez o primeiro passo para o blogueiro personalizar por completo seu blog. Se você é do tipo que prefere não pensar muito ou tem preguiça de procurar coisas, procure alguém que saiba HTML pra inserir estas modificações no seu blog [eu ahsuahsuahu], mas se você deseja saber, então:

Logado(a) no seu blog UOL, vá em Configurações, depois Modelo. No final da página você encontrará Editor HTML. É necessário saber que em cada blog os lugares que demarcam a coluna lateral se encontra em um local diferente,então nem sempre adianta copiar do visinho. (a partir do momento que você encontra as partes do seu blog isso não faz muita diferença).

Nesta nova página que abriu, há muitas palavras e coisas que talvez sejam estranhas.

As vezes quando a coluna lateral vem do lado esquerdo, as primeiras informações depois da tag < / head > pertence a ela, quando não, as primeiras informações são padrão. Esta coluna é uma DIV identificada ( div id=), então lá no início da sua página no estilo CSS deve mencionar alguma coisa sobre ela. Se desejar localize todas as divs da página logo no inicio e depois CTRL+F para procurar ela na página, as vezes é mais prático e a DIV do post normalmente está escrito posts, como na imagem.



Outra forma de se encontrar a coluna lateral é encontrar no HTML as informações que aparecem lá como Perfil e histórico. A partir do momento que você encontrar estas informações, fica mais fácil fazer tudo. Neste exemplo, vou inserir um contador personalizado na coluna lateral:



Observe que as partes grifadas em azul representam a abertura (em forma de comentário, pois estas palavras não aparecem na tela do seu computador, só na página HTML) e o fechamento da parte correspondente a celular, o que facilita quando queremos editar somente a parte por exemplo do celular, basta encontrar celular e editar, e assim é com a parte do perfil , histórico e etc. A parte em vermelho é o código encontrado na internet de um contador diferente iniciando em INICIO CONTADOR e vai até FIM CONTADOR, alguns fechamento tem o sinal '/' e outros a palavra FIM.

Após ter feito as alterações, não se esqueça de clicar no disquete escrito Salvar e depois no círculo verde escrito republicar, para validar seus novos feitos.


Para toda informação adicional, basta olhar no blog onde você quer
que ela apareça e procurar o lugar correspondente no HTML do seu blog e inserir, é sempre aconcelhável que você crie uma cópia do seu blog sem alterar nada e salvar, como se fosse um backup, pois você pode errar de tal forma que seja impossível reverter.

16 comentários:

  1. Muito bom saber que existem blogueiros dispostos a orientar outros na organização de blogs. Vou te linkar e voltar pra ler com calma.
    Parabéns pela linguagem clara e ótima organização do seu espaço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafa,

    aceito parceria sim, basta você adicionar o link ou banner do meu blog (http://jcdigital.blogspot.com) e eu vou adicionar seu link após confirmação, ok?

    abraços,

    Felipe Nascimento
    JC digital
    http://jcdigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostari de saber se eh possivel estar utilizando uma terceira coluna no blog..

    meu email eh kellyartfinal@gmail.com
    se puder me responder iria achar otimo, valeu

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou Caio do Tibia Fácil, aquele Blog super copiado, agradeço de coração a resposta que você deixou la no blog.

    Antes mesmo da sua mensagem eu cai na real e vi que não adianta ficar me preocupando com esses copiadores, o tempo que me preocupo com eles, posso fazer coisas muito mais produtivas para meu próprio blog.

    Até mais

    ResponderExcluir
  5. Oii Rafa, tuudo bem ??
    Então, meu blog era o Lalaziinhaa, mas fiz com esse nome por falta de imaginação, achei tão feinho e resolvi trocar e pra facilitar redirecionei, você nunca me visitou com esse novo layout, mas com antigo, da Charmmy Kitty, e obrigada por me linkar e agora já tenho um selo, pode pegar ^__^

    Beeijos e volte sempre !

    ResponderExcluir
  6. oi!!
    gostaria de saber como colocar uma cena em que escrevemos o artigo que queremos, como a que tem em cima no blog com o botão "buscar"

    poderia por 1 post a explicar como se coloca?
    tem aqui o meu mail: daniel.capos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto mesmo é do Blogger, rs....Até do uol você entende, tá de parabéns amigo.

    Tava com saudades da sua visita! Rs...Como vão indo as coisas? Comigo tudo bem só com menos tempo.

    Mil beijos parceiro.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa! Passei aqui pra deixar um abraço e agradecer ao comentário bacana que vc deixou lá no blog...
    Já respondi lá mesmo!!
    Ah, obrigada por me linkar!! Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  9. Meu blog muito super simples!
    o que devo fazer para ele chamar a atenção?

    ResponderExcluir
  10. será q podia ser mais exato na sua explicaçaõ?

    ResponderExcluir
  11. Cara, por favor, me ajuda a arrumar o meu blog? http://twitblog.zip.net/ . Eu queria colocar na barra lateral direita o sigame do twitter, enquetes e tal, só que ele ñ tem opção de inserir gadget como no blogspot. Se qser entrar em contato: emerson.cost@hotmail.com
    obrigadoo!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi adorei o blog eu to fazendo um também mais o problema é que eu não sei como colocar o banner no canto da tela o relogio que baixei nem nada do tipo parece tão facil mais na hora que vou tentar naum consigo, espero respostas obg.

    ResponderExcluir
  13. oi Rafael td bem? EStou a procura, desesperadamente de saber como colocar o arquivo ou histórico no meu blog. Eu uso um template q axei na net, mas ele não vem com historico e só é possivel ler msg atuais. o q faço? me ajude por favor!
    p.ripari@ig.com.br
    http://nickyemagrecendo.zip.net

    ResponderExcluir
  14. quanto cobra pra deixar meu blog bem bacana, com foto, descrição, dentre outros?
    grato
    carlos
    carlosstopiglia@uol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não funcionou pro meu blog (UOL)...
    Nada q eu coloco na coluna aparece no blog, nem conbtador, nem banner, nem nada...

    ResponderExcluir
  16. cara ja tentei varia vezes divulgar os blogfs que eu gosto no meu blog, para quecas pessoa que veem possam clicar mas não consigo dar uma luz aeeeeeeeeeeeeeeeeee

    alexlucena@live.com

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita