Passo a Passo: Iniciando um Blog

terça-feira, 25 de agosto de 2009


O que é um Blog ? (A pergunta que temos que saber antes de iniciar um blog.)
Um blog é um site que possui uma estrutura que visa simplificar o modo como as informações que o usuário quer transmitir seja publicada na internet, sua expressão deriva de web log. O sistema Blog possui características próprias por assim ser chamado, tais como: Publicação rápida; Conteúdo mais recente sempre na 1ª página e no topo; Possibilidade de modificação de conteúdo a qualquer hora; São feitos a fim de ser o mais dinâmico possível entre miutas outras coisas.
Atualmente há sistemas de microblog, videolog e fotolog que só fez almentar ainda mais a blogosfera (termo utilizado para se referir aos blogs e seus donos na internet), estes por sua vez focam em postagens e sistemas com um pequeno diferencial dos grandes sistemas de blogs.

Para que os posts (conteúdos que os internaultas, mais conhecidos como bloguieros(as), escrevem) fiquem de maneira adequada e o blog tenha este dinamismo, há um recurso de publicação chamado de CMS (Content Management System, sistema de gerenciamento de conteúdo), que é onde se deve a popularidade dos blogs, o 'diferencial' entre sites normais da web e blogs.

CMS é um software que, instalado no servidor, nos permite publicar conteúdo em um site sem a necessidade de ser construída a cada ponto de código de página individual. O CMS para blogs estão centradas na função para criar e publicar conteúdo de forma fácil e rápida. Exemplos destes são CMS WordPress e Movable Type. Há também os serviços web que oferecem hospedagem gratuita para o nosso blog, oferecendo o CMS instalado (muitas vezes criadas pela própria empresa). Este é o caso do Blogger e WordPress.com.
Traduzido de Blog and web

Desta forma a popularidade dos blogs cresceram muito, pois não é necessário um webmaster para fazer o serviço de atualização nem modificação de template. O próprio serviço de blog lhe fornece o blog com páginas 'prontas' e muitos com ajuda para você ir incrementando. O diferencial é que qualquer pessoa pode ter um blog e se fazer notar.

No Brasil pelo que eu sei o sistema de blog chegou pela ajuda da Rede Globo de TV com o Blogger, que é de propriedade do Google, e só depois o Google veio com o blogspot totalmente gratuíto, e claro com a chegada do Blogger (famoso no exterior) sites brasileiros criaram seu sistema como é o caso da UOL e do IG, mas eu não sei afirmar qual criou primeiro o sistema aqui no Brasil.

Qual serviço de Blog é melhor para usar?
Antes de iniciar a criação de um blog, é necessário pensar qual serviço ofereçe o que você necessita ou quer. Antes de escolher pense nisso:

  1. Quantas pessoas usam o serviço de blog?
  2. Os usuários do serviço gostam dele, utilizando constantemente?
  3. Há algum tipo de suporte do serviço para a minha pessoa (FAQ ajuda e/ou fóruns de discução)?
  4. Eu quero um serviço mundialmente famoso ou algo mais nacional?
  5. Quais recursos eu tenho com ele?(espaço para postar imagens, puiblicação por sms, e-mail etc e recursos integrados com sites externos)
Depois disso, ja podemos fazer uma listagem do que os principais serviços de blog oferece a fim de ajudar você a escolher o lugar do seu blog:

Blogger ou Blogspot (Para alguns é tudo igual, mas não é): Blogger é aqui no Brasil um serviço prestado aos assinantes da Globo.com onde você além de postar notícias conta com armazenamento de arquivos e Blogspot é um serviço da empresa Google onde você pode publicar suas idéias e incrementar seu blog com mutos recursos disponíveis, ele só da opção de armazenar imagens integrando-a com o Picasa.
Logo Blogger é um serviço gratuíto criado por Pyralabs em 1999, que foi comprado pelo Google em 2003 (aqui no Brasil há também o Blogspot derivado da mesma arquitetura). Características:
  • Quem pode usar: Todos, desde que sejam registrados
  • Endereço: O endereço que você quiser seguido de '.blogspot.com', desde que ninguém ja tenha escolhido o mesmo nome antes. Ele também lhe dá a opção de domínio personalizado, que é a possibilidade de usar um dominío próprio como 'meublog.com'.
  • Armazenamento de Arquivos: Nã é possível armazenar nada além de imagens, e mesmo assim o espaço para tal é determinado. (mas o suficiente para boas ostagens mensais. 1GB). O serviço utiliza recursos de outros serviços (Picasa) para armazenar e disponibilzar as imagens de forma dinâmica.
  • Personalização: O serviço conta atualmente com muitos recursos para personalização, com o auxílio de sites externos e suas aplicações é possível incrementar de milhares de maneiras diferente o seu blog. No quisito modelo há poucos que também podem ser mudado (como cores tanto dos links quanto da página e imagens do topo). Há modelos criados por outras pessoas na internet e a possíbilidade de você mesmo criar novos modelos, desde que saiba usar a linguagem do serviço para ser compatível.
  • Postagem: Se pode postar pela internet, por e-mail, por celular e até da área de trabalho do seu Windows Vista ou superior (com plugins ou gadgets)
  • Suporte e funcionalidade: Atualmente um serviço mundialmente conhecido e em várias línguas, inclusive em Português BR. Conta com sistema de ajuda on line através de páginas de ajuda.
WordPress é um sistema de blog gratuíto craido pela empresa Automattic com um CMS livre usando o mesmo nome, que também foi desenvolvido por eles, com algumas limitações. Características:
  • Quem pode usar: Todos, desde que sejam registrados;
  • Endereço: Segue o mesmo padrão do Blogger, qualquer nome desde que ele não ja não esteja em uso por outro usuário. O endereço fial é o nome escolhido seguido do nom do serviço como meublog.wordpress.com. Você também pode comprar um domínio personalizado como 'meublog.com';
  • Armazenamento de Arquivos: Sim, até 3GB determinado pelo serviço. Se pode armazenar imagens em vários formatos, apresentações e documentos;
  • Personalização: Se pode escolher entre 70 modelos prontos do sistema. Há na internet uma vasta variedade de templates para o serviço. [não comprovamos seu uso];
  • Postagem: No site do serviço não há informações. (Talvez porque, de acordo com o site, o serviço é mais que um blog, é também um meio de criar seu site com páginas wordpress);
  • Suporte e funcionalidade: Por ser de código aberto o serviço conta com inúmeras pessoas colaborando tanto com recursos quanto na troca de informações, além de ter fóruns e páginas de ajuda. Está disponível em mais de 50 línguas de acordo com o site, mas ainda não comprovamos o Protuguês BR.
Qual escolher?
Como disse, isso vai da sua necessidade. Os dois são bons. Mas coloco alguns pontos de ambos:
  • Wordpress não permite códigos javascript;
  • Personalisar um blog no Blogspot é mais difícil que em wordpress;
  • Blogspot permite utilizar mais widgets do que wordpress;
  • Personalização em wordpress é limitada;
  • A interface do wordpress é mais amigável e ordenada do que o blogspot, principalmente na gestão do blog. No wordpress há sistema de estatística integrado e visualização rápida do tema escolhido.
  • Wordpress aparentemente cresce e se empenha mais em recursos do que Blogspot.
Fica a seu critério escolher qual deles usar =)

Agradecemos a participação de todos os que votaram em nossa enquete!
Fontes, ajuda e inspiração: Blog and Web | Wikipédia | Wordprees.com | Google Tradutor em 08/2009

3 comentários:

  1. Parabéns por sua disponibilidade em ajudar. Criei um blog recentemente, fiz pesquisas, visitei vários blogs,enfim, fiz o meu, estava tudo bem até que uma parte da página principal desceu, está sem nada, você pode dar uma olhada, deve ser simples para você, mas meu Deus já não sei onde mais olhar. Obrigada, Bernadete.http://cozinhandocombernadete.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. http://vivendoaprendedo.blogspot.com/ To iniciando Um blog ,Nunca mexi com essa parada ,Mas quero deixar Umas ideias Minhas e o começo de um desafio ,,da So uma olhada e diz o que acha do conteudo

    ResponderExcluir
  3. Oi Estou em fase de pesquisa,gosto de escrever, gosto de ler sobre todos os assuntos, quero criar um blog e amei seus conselhos!!! obrigada!!!

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita