Criando Página Contato para blogs e sites

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Hoje darei algumas dicas de como criar sua página de contato. Ela pode ser incorporada no blog ou página web como também pode ser externa. Esta postagem é dedicada ao nosso blog parceiro Purple In Fashion.

É desagradável entrar em um site ou até mesmo blog e ver um belo conteúdo ou aquela pergunta que o autor fez e não ter como responder a não ser pelo comentário. Ter uma página de contato em um site ou blog atualmente é um item obrigatório, tanto para receber um feedback, quanto para falar sobre negócios.

Irei falar sobre 3 ferramentas que nos auxiliam com seus recursos: Wuffo, Bravenet e Google Docs. Escolhi estes 3 porque cada um tem um ponto legal e destacável.

Características:


Wuffo - A segunda empresa norte americana fundada por 3 amigos. Como o próprio site diz "(Wuffo é ...) uma aplicação web que removeu a ineficiência e tédio fora do processo de construção do formulário". Sua interface é em inglês, mas de muito fácil uso e intuitiva.
  • Tipos de Forms - O Wuffo, dentre os 3 sites aqui, é classificado como o melhor em personalisação e tipos de forms prontos para uso. Com ele você pode escolher e criar temas para formulários de tiversos tipos e com cores hexa-decimais (Ex: #CCFFTR). Possui 80 temas prontos nativos.
  • Quantidade - Para usuário registrado gratuitamente apenas 3 formulários, 3 relatórios, 10 campos e 100 inscrições por mês. Há a opção pagas e vantajosas.
  • Usabilidade - Fácil. Da possibilidade de implementar na página ou criar uma página especialmente para o formulário. Os campos para preenchimento do usuário pode ser totalmente configuráveis e o site dá várias opções para criar o formulário só com os itens que lhe interessam.
  • Recursos - Criação de temas para facilitar a interface do form com o seu site. Estatísticas de uso. Alerta de novos forms por e-mail. Forms diretamente recebidos por e-mail. Até 3 forms gratuítos. Envio de arquivos junto ao form (pouco espaço para armazenamento). Link para voltar a página que desejar como a inicial. Auto-responder. Se pode criar os mais variados tipos de forms como lista de inscrição por e-mail, perguntas e até fazer uso de páginas externas como o google maps.
  • Contra - Apenas um único envio de form por endereço de computador. Se você estiver na sua empresa com um DNS fixo só poderá mandar um único form por toda a vida até que sua empresa mude o endereço. Para usuários normais, isso nem influencia.

Bravenet - Site ja um tanto antigo e muito conhecido por pequenos e grande desenvolvedores no Brasil. Recentemente mudou suas políticas fazendo com o usuário tenha menos recursos, mais mesmo assim um bom site. Ele da opção de criação de forms, sites, contadores, lista de e-mails, e muito mais. Ainda em inglês.
  • Tipos de Forms - Poucos tipos. Não encontramos informações sobre personalização ou modelos. Pelo uso de alguns sites e blog na net, pode-se notar que ele é integrado com sua página por meio de um frame (ou div).
  • Quantidade -Não há informações. Acreditamos ser mais do que um.
  • Usabilidade - Fácil. Da possibilidade de implementar na página ou criar uma página especialmente para o formulário. Os campos para preenchimento do usuário pode ser totalmente configuráveis e o site dá a opção de envio de arquivos.
  • Recursos - Criação de temas para facilitar a interface do form com o seu site. Estatísticas de uso. Envio de arquivos junto ao form (espaço não divulgado). Auto-responder.
  • Contra - Ele normalmente faz propagandas. Em um dos forms visitados pelo Arruma Blog a pág. que ele abriu ao enviar o form foi a index, ao invez de informar que a mensagem foi entregue.

Google Docs - Criado com a intenção de guardar arquivos, ler PDF e uma série de coisas, um de seu recurso mais facinante é poder fazer uma enquete ou um form e disponizá-lo na rede. Gratuíto e em português BR é da empresa GOOGLE.

  • Tipos de Forms - Poucos tipos. Existe a possibilidade de personalização, porém com poucos recursos. Há temas que pode ser criados por você.
  • Quantidade -Não há informações. Acreditamos que pode-se criar vários desde que sua conta tenha espaço para suportar (normalmente temos 4 GB de espaço)
  • Usabilidade - Fácil. Da possibilidade de implementar na página ou criar uma página especialmente para o formulário. Os campos para preenchimento do usuário pode ser totalmente configuráveis e é totalmente em português.
  • Recursos - Criação de temas para facilitar a interface do form com o seu site. Auto-responder. Personalisação e criação a partir de códigos fonte. Envio de anexos. Uso do form em gadgets.
  • Contra - Até o momento ele não tem.
Conclusão
Dentre os três, o melhor para uso é o Wuffo, que inclusive é o que usamos integrado com o Arruma Blog. Em segundo lugar fica o Google Docs em português e depois o Bavenet como um ultimo recurso.

Implantação
Todos os sites requer registro. Vá no site do Sign Up for Free!
2. Escolha dentre as opções, a opção FREE
3.
Preencha o formulário de inscrição com os seus dados e marque a opção I agree to Wufoo’s Terms of Service. Use um e-mail válido.4. Após preencher os dados e clicar em Create Account, você será direcionado para uma tela de boas vindas informando que você ainda não tem nenhum formulário. Para criar o seu primeiro formulário clique em Let’s go make one.
5. A próxima tela é onde se pode criar o formulário. (você pode tornar o campo obrigatório ou não). As ferramentas da direita serão usadas para criar. Clique sobre elas e dite-as sempre a direita.
6. Após clicar sobre um campo que deseja inserir no form, uma nova aba aparecerá para você, especificando mais detalhes. Se isso não lhe acontecer você pode clicar sobre o item desejado e esperar para ver detalhes.
7. No campo 'Instructions value' você pode inserir instruções para o usuário. Tal como em nosso blog.
8. Quando quiser remover campos do formulário, basta clicar sobre o campo e clicar sobre o sinal de menos(-).
9. Para editar alguns dados como o nome do form vá até a ultima aba a esquerda da tela em Form Settings e em Form name digite o nome do form que aparecerá para o usuário. Escolha também a linguagem.
10. Apos fazer todas as alterações no seu formulário, clique no botão Save Form e confirme clicando em I’m finished! Take me back to the Form Manager.

Você será direcionado à página incial do site, onde se pode administrar os forms. Para visualizar os forms que você recebeu clique em Entries. O que desejamos é colocá-lo em nosso blog. Antes, crie uma página 'Contato' no seu blog, ou se ela ja existe, edite-a. Se for blog, crie um post com o nome 'Contato' e insira as informações desejadas. Novamente no Wuffo clique o ícone Code. Este código deverá ser inserido na sua página Contato do blog. Opte pela opção de form integrado com a página (a opção embed). Será em um Iframe.

Clicando em Code, poderemos visualizar todas as opções de vinculação do formulário. Podemos cita-lo na forma de um link em nosso site, envia-lo por e-mail, baixar arquivos no formato XHTML/CSS code para colocar no nosso servidor ou apenas usar a forma mais fácil de adiciona-lo ao nosso site, que é usando o código embed. Para isso, basta clicarmos no opção Embed Form Code, copiar o código fornecido e cola-lo em uma página no nosso site ou blog.
Caso desejar que o formulário seja enviado ao teu e-mail ou um e-mail seja lhe enviado a cada novo form clique em Notifications e na nova página o 1º campo da esquerda para a direita é o que normalmente se usa para receber o form por e-mail. No Brasil o sistema de SMS não está disponível. Lembre-se de salvar sempre.

Uma dica: Use sempre o ajuda dos sites para poder ter todos os recursos do mesmo. No ajuda do Google se pode ter um vasto conhecimento de todas as funcionalidades da ferramenta.



Esta postagem contém informações de outros sites.
Sites pesquisados: Bravenet - Wufoo - Google Docs - Pandongo

4 comentários:

  1. Como faço para colocar formulário do wufoo em psotagens do blogspot?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, vai fazer um ano??
    Eu também, hehe.

    Adorei o post, tem gente sofrendo por aí com formulários, adorei sua dica.

    Tem selo pra você.

    ResponderExcluir
  3. Tem algum formulário q seja em português

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita