Não me recordo em qual site vi a notícia de que o novo HTML 5 ja estava sendo usado por alguns sites, e na mesma reportagem, notei que o site mencionava o YouTube como usando o novo HTML 5 e por isso os vídeos poderiam não funcionar em alguns navegadores.
Me lembro que na mesma hora, eu comecei a digitar You... e meu Firefox passou o link do site. Quando abri veio a surpresa: O Firefox não da suporte a nenhum vídeo do You Tube! Bem, no começo pensei que era um ou outro, mas depois com o tempo notei que muitas coisas no site mudou.Uma delas foi que poucos videos pode ser visto no Firefox até hoje (28-01-2010) e acredito eu que o pessoal da Mozila não sabe muito bem como farão pra dar a volta por cima [mas sei que vão superar isso]. Acho que esta tacada foi, indiretamente [ou não], uma tacada da Microsoft com o Google para provocar 'medinho' na Mozila.
Essa merda toda é porque o site está testando um novo Codec [H264] que usa com HTML5, ao invés do codec baseado no Adobe Flash. Esse novo codec não é de uso gratuito e como a Mozila tem seu lema em códigos abertos e livres, seria um tanto estranho pagar por isso...
Christopher Blizzard, evangelista da Mozilla, não acredita que o H.264 será a escolha final do Google, dona do YouTube. "Eles acabaram de comprar a On2, que tem tecnologias teoricamente melhores do que o H.264. Se o Google possui estas tecnologias, estão propensos a utilizá-las".
Os vídeos na web nunca foram abertos na verdade, a exemplo dos codecs em formato RM da Real Networks, o QuickTime, da Apple, o Windows Media Video, da Microsfot, o DivC e Xvid e o Adobe Flash. Schofield acredita que nunca haverá um padrão aberto porque os donos de conteúdo incluem restrições em relação aos direitos autorais.
Minha opinião como blogueiro é que tudo isso foi apenas uma alfinetada na rede para saber o real potencial do site em questão, uma vez que o navegador está presente e em constante crescimento no mundo todo. Talvez o Google queira saber quanto tráfego o navegador leva mensalmente para o site (como se eles ja não soubessem) ou apenas mostrar que seu navegador é mais forte que até mesmo o I.E.
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.