Grafeno pode ser sucessor do Silício

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010


Sim pessoal, o Grafeno, material totalmente bidimensional e feito inteiramente de átomos de carbono, arranjados entre si numa rede hexagonal (ou de favo de mel), é a mais nova tecnologia para fabricação de transistores de efeito de campo formados por uma camada de grafeno sobre uma lâmina de silício. Esta notícia foi dada pela Agância FAPESP [Veja link no fim do post].

No geral podemos fazer a seguinte afirmativa: o Grafeto é mais rápido que o Silício e ele pode 'parar' (diminuir) a quantidade usada recentemente de silício para fabricação de peças fundamentais na fabricação de computadores como um todo.

De acordo com o estudo, o dispositivo atingiu a frequência de 100 gigahertz a uma distância de 240 nanômetros, superando a extensão dos melhores resultados de silício até hoje.


Talvez você não saiba [nem eu sabia] que o Grafeno é mais fino e é considerado o  mais forte de todos os materiais, e ele tem sido cotado como o novo sucessor do silício na fabricação de chips de computadores ou como o material de base para a nova geração de dispositivos eletrônicos.

Resumindo tudo isso, podemos acreditar em novas tecnologias na fabricação de chips com maior capacidades de processamento. E mais uma vez a tecnologia vai se atualizar.

Para saber mais: IDG Now! e FAPESP

9 comentários:

  1. Cara que legal vc ganhou um leitor

    ResponderExcluir
  2. Cara que legal vc ganhou um leitor <2>

    ResponderExcluir
  3. parabens voce ganhou mais um fuçador(leitor)

    ResponderExcluir
  4. CARAMBOLAS :O
    adorei

    www.bipolarizar.tumblr.com

    ResponderExcluir
  5. @Thiago Sá
    Pois é cara. Deletei mas ta corrigido, graças a você mano. Valeu o toque. Ia t agradecer por e-mail mas você não tem perfil válido... então não posso fazer nada!

    ResponderExcluir
  6. Tem selo para ti.
    Beijão!!!

    http://www.balasalgada.net/2010/02/selo-by-cor-de-rosa-choque.html

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita