Saindo um pouco, dos artigos para seu blog, falaremos hoje sobre um lugar onde tudo acontece: Computador. É através dele que digitamos e criamos o post para milhares de pessoas lerem ou quem sabe o podcast para outras milhares ouvir.
Como muitos de nós já sabemos, um computador sem vírus e funcional é o sonho de toda pessoa, mas a realidade é que se seu anti-vírus não notar nenhum ainda, talvez haja algum malware disfarçado por ai só esperando. Um dos fatores que mais afetam os computadores que tem Sistemas Operacionais (S.O.'s) Windows, são os demasiados dawloads de softwares e aplicativos piratas, onde você ja encontra-os modificados para não pedir senha.
Você já pensou como o pessoal faz isso?
Bem, eu não nunca fiz isso e pode ser que eu esteja errado, mas o método ou as técnicas utilizadas são previsíveis a tal ponto que: Uma pessoa que sabe de programação de tem as ferramentas para tal, consegue de alguma forma o código da aplicação e modifica a parte da senha ou chave do produto, e como ele pretende disponibilizar isso em fóruns e comunidades on-line sem nenhum custo, ele coloca um código a mais que faz com que aquele programa ou aplicativo sirva ao beneficiado, sem seu conhecimento, como o roubo de informações e até instalações de coisas em seu computador no próprio pacote de atualização do aplicativo que você escolheu.
Posso dizer que as vezes nem todas as aplicações tem este caráter, como as Toolbar, que são 'ferramentas adicionais com finalidade de agilizar a interação do usuário com os navegadores e recursos de determinados sites da web'. Quando se faz o dawload diretamente do site do 'fabricante', se tem um nível de confiabilidade maior, porém como tudo na vida é feito por uma pessoa, sempre haverá erros, e é sobre isso que venho chamar a atenção.
Em 2006 o site
INFO Online publicou que havia uma
praga fingindo ser o Google Toolbar para poder se instalar em seu PC. Em 2007 na revista
INFO também, a mesma publicou um erro na programação da aplicação que quando instalada, deixava seu computador vulnerável a ataques externos. Esta notícia não chegou ao site, até porque na revista tomou apenas algumas linhas de uma coluna da revista.
Se você for pesquisar a fundo os recursos destas e de outras ferramentas, verá que vai bem mais do que elas falam que faz para nós (usuários), a Toolbar do Google por exemplo, em suas versões mais antigas já exportavam informações mesmo se ela fosse desativada como um complemento do navegador (I.E, Firefox, Opera etc). Muitos dos aplicativos e softwares de hoje fazem o mesmo, mas como todos nós lemos e concordamos com as políticas de uso do sistema ou aplicativo, nem reparamos que muitas vezes nossos computadores estão cheios de coisas que não queremos.
Qual a relação disso com o meu blog?
Simples: Como o próprio título já diz, é pela a vida do seu PC que você administra seu blog. Não instale coisas que você só vá usar uma vez ou uma única coisa das 500 que você instala junto. Evite procurar uma solução para cada item que deseja, visto que atualmente há muito aplicativos e soluções que são 5 em um e do mesmo fabricante ou da mesma procedência.
Saber guardar a informação é algo que nós brasileiros temos dificuldades em fazer e aprender. Ter que formatar seu computador uma vez por semestre é pior que moderar nas coisas que você faz com ele.
Como também existe ferramenta para auxiliar na publicação de blogs direto do seu computador, fica aqui esta dica para qualquer que for o dawload.
Leia um 'capítulo' da história de um jovem estudante com uma imaginação e tanto, visite o Blog do Rafa | |
|
Muitas vezes que baixo algum programa, há a opção de instalar uma barra de ferramentas. Claro, há a opção de instalar e bloqueá-la, mas se eu não vou usá-la melhor nem instalar.
ResponderExcluirAbraço!
Excelente post Rafa!
ResponderExcluirTendemos a baixar as coisas a instalar os aplicativos sem ler a fundo os contratos, e só depois percebemos os prejuízos e aí só formatando. Eu particularmente, sou averso a estes toolbars, ou programas que auxiliam alguma coisa no navegador. Sempre evito.
Abraço.