Um patrocinador ou parceiro para o blog?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Você já pensou qual o papel de um patrocinador ou parceiro?
O mundo tecnológico, assim como os demais meios, tem necessidade de criar uma rede, seja de amigos, colaboradores, admiradores entre outros. O patrocinador, tem um papel importante não somente nestes meios, mas em todo o mundo. Ninguém vive ou faz as coisas por conta própria.

O que o ‘patrocínio’ tem a ver com o blogar?
O ato de blogar, requer conhecimento tão específico quanto o de criar e administrar uma empresa. Construir uma rede e mantê-la é o primeiro passo para o sucesso. Conseguir parceiros para ajudar a divulgar seu trabalho é um dos principais feitos que um blogueiro possa alcançar (claro que há outros bem mais relevantes).
Logo, um patrocinador, pode ser visto como o nosso parceiro, já que ao longo deste post, você entenderá que o conceito é usado em ambos, porém o parceiro é mais dedicado. Clique em continuar lendo para saber mais informações.


O que é o patrocinador?
Não há uma definição direta a um patrocinador, não que o Arruma Blog tenha encontrado. Encontramos uma publicação no Terra 360 Graus, editada por Hermann Hrdlicka, em que ele diz:

Então, patrocínio é uma troca - um ato bilateral, uma parceria momentânea que, às vezes, torna-se uma aliança promocional estratégica (Ninguém esquece Airton Senna e o Banco Nacional, não é mesmo?). Essa troca pode ser generalizada como qualquer tipo de apoio (custeio financeiro, produtos, serviços, descontos em produtos, salários, depoimentos, espaços em revistas e jornais, etc.) para realizar um projeto, no nosso caso, uma aventura.
Com isso, criamos a nossa definição de parceiro e patrocínio. O mais legal de todos os casos é que para a escolha de ambos, devemos prestar atenção em uma coisa:
Qual o papel de um patrocinador?

Paulo Roberto Floriano [Webinsider] nos diz que o patrocinador é geralmente representado por alguém da alta administração, para que, em outras palavras, possa fazer com que o nosso feito seja visto e reconhecido na sociedade.
Para nós blogueiros, o mais relevante é o parceiro, onde ele desempenha o papel de patrocínio. Em alguns casos, o próprio parceiro, desempenha fundamental papel de administração, empenho e ajuda com nosso trabalho, o blog.
Levemos em consideração que um patrocinador ou parceiro pode ter vários tipos de participação:
Efetiva: Quando o patrocinador está formalizado e ciente de suas tarefas e condições, alem de estar alinhado com cada parte. Neste momento, ele representa a estratégia e o poder de solucionar conflitos.
Para que o parceiro seja realmente considerado, o parceiro muitas vezes segue algumas das questões a seguir:
 - Identificar-se com o site ou blog em questão;
 - Reconhecer os grandes feitos;
 - Divulgar o blog/site em questão;
 - Ajudar nas principais decisões;
 - Identificar as melhorias necessárias para um crescimento mútuo
 - Atuar como último nível de escalonamento para a resolução de problemas, mas ele deve estar ciente para ajudar ou opnar.

Inefetivo [Ver definição]: Quando o patrocinador ou parceiro não está de forma efetiva. Neste momento ele não está totalmente alinhado com o blog/site ou projeto. Muitas vezes ele faz o papel apenas de divulgador dos fatos e nada mais.
Este caso, no ponto de vista do Arruma Blog este é a forma que o parceiro está relacionada com a blogosfera. Os parceiros atuam de forma apenas para divulgar o trabalho de outros blogs e em muitas vezes, acabam se tornando mais uma página de trocar links com grandes sites, não compartilhando informação alguma ou contribuindo para que a blogosfera fique melhor.

Ausente: Onde não há patrocínio ou parceiro nenhum. Muito comum em novos blogs e pequenos projetos. Lembre-se que grandes idéias atraem bons patrocínios e parceiros. Algumas vezes, o parceiro ou patrocinador só aparece no primeiro momento, depois desaparece.


Assim sendo, um patrocinador é basicamente um investimento em marketing com a finalidade de promover a imagem de outro através de um pagamento ou permuta com produtos e/ou serviços.

As fontes e inspirações são citadas no corpo deste artigo

11 comentários:

  1. Post muito bom,vale a pena todos os blogueiros conferir.
    Obrigado Arruma Blog pela grande ajuda no Focoempublicidade.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Então, infelizmente a empresa de entretenimento on-line com o qual estamos fechando a parceria está enrolando um pouco para realizar a aprovação do blog. A alternativa que nós tinhamos era de abrir outro blog e esperar a aprovação o mais rápido possível, mas até lá ela não permite que coloquemos os banners na página inicial. Somente após a aprovação. O outro blog que abrimos para agilizar o processo foi o Bloggou: www.bloggou.com então os banners serão colocados no Bloggou e no ATI&D seja qual for deles a aprovação.

    Só peço um pouco mais de tempo, pois o que estamos fechando é algo novo na blogosfera brasileira. Acredite. Todos os parceiros irão se se beneficiar do projeto.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito interessante a ideia de um patrocinador, porém, a grande maioria patrocina blogs grandes, com pessoas de nome. Bom, se a parceria não regrar as postagens acho mais do que válido...

    PS: Adorei a ideia do post em audio, ajudará muita gente que não pode ler, parabéns Rafa!

    Flws

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Tem um prêmio para o seu blog lá no Papo de Informática.
    http://papodeinformatica.blogspot.com/2010/08/blog-de-ouro.html

    Tenha uma ótima semana! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. muito bom, deu uma luz, esclareceu algumas coisas que tinha dúvida, achei que era mais simples ter um patrocinador

    Criação de sites

    ResponderExcluir
  6. bom achei interessante sua postagem.
    e queria uma parceria .

    http://diversaocuritiba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. bom eu não sei como conseguir um patrocinador, mas com certeza me tirou muitas duvidas sobre o assunto vlw arruma blog sempre bom conferir o que vcs tem a dizer
    vou deixar meu blog se alguem tiver interesse ou ideia pra algum tipo de parceria
    http://relaxsansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de mais informações de como firmar uma patrocínio em relação a valores, há alguma forma de calcular o que cobrar por um patrocínio?

    Desde já agradeço,
    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando falamos em valores as coisas abrangem um pouco mais pois temos que levar em consideração o número de visitantes da página (eles darão a média de impressões por mês ou semana de páginas), os valores que você definiu no Media Kit do seu blog para os espaços publicitários e os números do Analytics também.
      Não esquecer de se perguntar (e responder) se os leitores poderão gostar ou não do ato e isso pode ser ganho ou perda de visitas e serão convertidas em cliques também.

      Excluir
  9. Olá! Tenho um blog com muita aceitação junto à população de executivos em geral, proprietários de empresas e estudantes, com média de 550 visitas diárias, tempo médio no site de mais de 2min e taxa de rejeição de 3%.
    O que você sugere para que eu consiga patrocinadores? Existe algum profissional que faz esse serviço de angariar patrocíno para blogs?
    No aguardo de sua resposta.
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    dinamicaspassoapasso@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fico muito feliz pela visita e pelo comentário.
      Estou providenciando uma resposta para lhe enviar via e-mail. espero poder lhe ajudar e manter contato por lá.
      Grato, mas já posso adiantar que sim, existe agências que dão assistência em muitos aspectos e elas podem lhe ajudar ou você mesmo pode 'desviar da ponte' (fica muito mais barato) e tentar por conta própria, o que é tão viável quanto contratar a agência.

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita