Parece não ser fácil estabelecer e manter contato no mundo virtual não é? Mais e quando você foi até a padaria mais próxima da sua casa, qual foi a experiência? Estabelecer e conseguir manter um contato com alguém, um grupo de pessoas ou grandes quantidades de pessoas é algo que pode ser entendido no mundo virtual e real. Para um blogueiro, webmaster ou alguém do mundo virtual, a base para um bom desempenho é a mesma usada desde os primórdios, quando você era ainda uma criança, para entender melhor essa idéia do mundo Online e Offline, convidamos você a ler o nosso post na íntegra para melhor entender o conceito.
A idéia de rede social surgiu a muito tempo atraz, e sua análise no século passado. Criamos em nossa vida uma rede social que no princípio é a rede de familiares, depois a de amigos [reais] e depois a rede social, que é quando partimos para o trabalho e faculdade. Há várias redes no mundo atual, podemos citar redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas e outras.
Como o custo de um Desktop (computador pessoal de uso residencial, provido de gabinete e outros recursos avulsos) caiu muito em pouco tempo, ficou mais fácil o uso da internet nas classes menos favorecidas, e com a internet as redes sociais cresceram muito. O que levou o sucesso destes tipos de sites é o princípio básico de nunca estarmos sós e de ficarmos acessíveis de todos os modos possíveis (celular, rádio, internet e pessoalmente), fazendo com que entendamos o pensamento criado e em constante desenvolvimento de nossos antepassados.
Tanto no mundo real quanto no virtual, podemos fazer a mesma representação gráfica, conforme vemos na imagem à esquerda. Tal fato nos indica que o uso das redes na internet para divulgar conteúdo tem o mesmo sentido das relações humanas que criamos no mundo real, que hoje é visto por sites como Twitter, Orkut, Facebook entre outros. Estes estudos só nos dizem que desde quando você nasce a sua rede é criada e você vai aprendendo a administrá-la. Isso indica que qualquer pessoa pode ter um blog e se dar bem com ele, tal como qualquer um pode virar um grande astro da TV, desde que entenda como é o perfil que a sociedade criou e como esta rede funciona (além claro, do conteúdo próprio com qualidade)
O blogueiro que não conseguir entender a importância da relação entre pessoas, blogueiros e demais atuantes na internet, jamais conseguirá propagar sua idéia na rede ou conseguirá alcançar um objetivo.
Divulgar meus links em redes sociais conhecidas basta?
Divulgar seu conteúdo em grandes redes atualmente é um bom recurso, mais não é tudo. Na verdade isso é apenas um ponto positivo. Lembre-se de que o conteúdo, quando gerado de forma única e com qualidade, ele se propaga rapidamente até estes canais, e é como encontramos em outros blogs 'Não fui eu quem divulgou meu post, foram os leitores'.
Hoje, além das principais redes sociais, há também os sites que juntam pessoas (criam redes) mais tem por objetivo mostrar quem realmente são as pessoas que estão do outro lado da tela, ou seja, de reunir pessoas em locais reais a partir das redes e comunidades na internet. Um bom exemplo disso é o Café com Blogueiros que foi realizado no dia 13 de Novembro de 2010. Acredito que uma quantidade pequena da blogosfera tenha participado ou tenha conhecimento do feito por que a grande maioria dos blogueiros estão interessados se os blogs de humor divulgaram seus selos nas laterais de seus blogs e acabam por não buscar outros meios de ter qualidade de conteúdo, de divulgarem seus trabalhos e criar a rede social que neste caso, é uma junção de online e offline.
O que se deve fazer para evitar ficar 'cego'?
A palavra 'cego' neste caso identifica alguém que só acredita ser possível o sucesso quando determina a sua rede (um exemplo: Só me comunico com três grandes blogs [tipo Ocioso, Ñ intendo e Testosterona] para poder tornar-se o melhor parceiro ou amigo e quero que todos leiam meu blog). Para que isso não aconteça, é necessário dizer que seu blog terá que provar ser um bom blog. Você pode buscar melhorias constante participando de outros tipos de redes e de incentivos como o caso do site 'PrêmioBMD - Blog mais desejado' ou ainda no próprio site do Café com Blogueiros, além de vários outros eventos regionais que existem e são feitos por proficionais da área ou grandes empresas.
Reprodução do site 'PrêmioBMD' |
O legal de participar fisicamente de grandes eventos como estes, ainda mais os que você vai até o local, é o conhecimento adquirido e a troca de informações [além do markething pessoal de seu trabalho e pessoa]. Quem não assistiu ao evento, mesmo que on-line do Café com Blogueiros, perdeu muita informação legal. E acreditamos que este tipo de pensamento é melhor do que esperar ser linkado por grandes sites.
DICA: Use os meios de comunicação online para ficar antenado sobre eventos offline, como o Twitter, Orkut, Facebook e até Ocioso/linkedin. A ida à Campus Party proporciona bons meios de criar ou expandir sua rede.
Não é difícil, com a leitura desde post, entender se o modo de vida Off é o mesmo que a vida ON mais de toda forma, deixamos para você colocar suas palavras no comentário e nos dizer o que pensa a respeito, afinal um blog também é uma rede. Aproveite que o nosso sistema de comentários é totalmente livre para todos, até para comentários anônimos, mais ele é moderado.
A galera do DSone - Digital Strategy nos diz que há diferença entre mídia tradicional, social e online, onde só na mídia social existe 'maior poder de abrangência e o poder de interação e customização são enormes'. E ai, você acha isso também ou não?
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.