Você já pensou em criar seu próprio jogo?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010


 E quem é que nunca se perguntou como são feitos os jogos? Se você também ja teve vontade não só de jogar mais de criar seu jogo, o Arruma Blog lhe da algumas dicas e as ferramentas. Veja como não é tão difícil iniciar na carreira de desenvolvimento de jogos e algumas dicas a mais. Continue lendo.


A criação de jogos atualmente pode ser feita com a ajuda de softwares específicos, e alguns deles proporcionam o recurso de 'arrastar e soltar objetos', diferentes dos grandes softwares que a programação é extremamente necessária. Hoje a Microsoft disponibiliza também, ferramentas para criação de jogos e as plataformas criadas pela empresa (como o Xbox360 por exemplo) e até jogo para computador. Claro que a Microsoft vende os softwares, mais o reconhecimento do jogo, caso você se empenhe, é maior, já com outros softwares, o custo é menor, mais o reconhecimento também.

Para que você consiga um bom desempenho na criação de jogos, principalmente nas plataformas criadas pela Microsoft, aconselhamos que você tenha conhecimento em programação (lógica de programação) ou ferramentas como C# e Visual Studio, fora isso se você souber desenvolver em Java ou C# também terá bom reconhecimento. Conhecimento em lógica de programação você pode obter fazendo uma busca na internet, lendo e praticando exercícios de fixação, e isso servirá como base para a criação de qualquer tipo de jogo, até os jogos em flash que usa o Actionscript para criar a interação com o usuário.

Fora isso, seguindo a lógica de arrastar e soltar, recomendamos o uso dos softwares Game Maker e Construct que são mais simples de usar.

No Game Maker, você pode usar recursos de sons, background, objetos ou rotinas, pode dizer a cada objeto o que eles vão fazer, criando assim a rotina do jogo, sem ter que ficar inserindo linhas de códigos para fazer o mesmo. Você ainda pode escolher quais teclas fará qual ação.
 Ja no Construct, os procedimentos e formas de uso são praticamente os mesmo, mais ele vai um pouco além, podemos usar o controle ActiveX, fazendo com que seus jogos fiquem com uma cara mais proficional, mais consequentemente se torna um serviço mais complicado, por isso o conhecimento prévio de programação é fundamental e/ou necessário.




Agora é só fazer o dowload dos sofwares e criar seus jogos.

Fontes: Olhar Digital | Microsoft

1 comentários:

  1. olha eu estava tenatndo criar um blog de jogos no blog-br.com mas ta dificil rsrs
    vamos ver, bem legal isso ai
    bj

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita