Um serviço que muitos já usam mais poucos o conhece de forma mais abrangente. Sinônimo de inscrição por e-mail do conteúdo de um blog, ele faz isso pelo RSS dos blogs. O Feed Burner que foi comprado pela Google e agora é mais um serviço gratuito da empresa. O Arruma Blog vai mostrar como você pode implementar e melhor usá-lo em seu blog .
1. Como implementar?
Por padrão, mesmo os blogs do Blogger não tem a integração do Feed Burner com o conteúdo do seu blog, mais todos os blogs do Blogger, UOL e Blig (além de muitos outros) tem um feed de notícias. Primeiro você deve descobrir qual o seu endereço de feed. Alguns blogs tem mais de um feed tanto para conteúdo quanto para comentários. Recomendamos o uso do feed simples de conteúdo (RSS ou ATOM) e depois vá no site do Feed Burner e cole o endereço do feed no campo em branco, depois siga as instruções.
Depois que você registrar seu feed, poderá mudá-lo no painel do Blogger indo em: Configurações > Site Feed > URL de redirecionamento de feed e inserir o novo endereço do seu feed (este é gerado quando você cadastra o seu feed no site). Para outros blogs você terá que mudar manualmente o endereço de blog, como mostra a nossa postagem, vale lembrar que nem todos os blogs tem a mesma interface, então visite o fórum de ajuda antes de qualquer mudança.
Depois que você registrar seu feed, poderá mudá-lo no painel do Blogger indo em: Configurações > Site Feed > URL de redirecionamento de feed e inserir o novo endereço do seu feed (este é gerado quando você cadastra o seu feed no site). Para outros blogs você terá que mudar manualmente o endereço de blog, como mostra a nossa postagem, vale lembrar que nem todos os blogs tem a mesma interface, então visite o fórum de ajuda antes de qualquer mudança.
2. Qualquer blog pode usá-lo ou só o Blogger?
Sim, qualquer blog ou até mesmo site que contém um feed pode usar o serviço. Com ele você pode ter uma visão melhor dos assinantes do seu feed e os seus leitores não irão precisar abrir o programa de feed, basta apenas que eles vejam os e-mails. Vale lembrar que o feed quando integrado ao serviço não perde suas características principais (para os leitores que fazem questão de usar leitores de feed).
3. Para onde vai os e-mails que se inscrevem?
Cada leitor que deseja receber o seu feed por e-mail deve se ‘cadastrar’ de forma rápida. Na verdade o leitor só irá digitar o endereço dele em um campo específico e depois confirmar a inscrição em seu e-mail. Essa lista de inscritos ficam disponíveis no site do Feed Burner em: See more about your subscribes. Caso não encontre a opção mencionada, busque no menu lateral esquerdo: Email Subscripiton > Subscription Management. Lembre-se que o próprio site tem uma política de uso para este caso então não envie Spam a partir desta lista.
4. Como posso monetizar o feed?
No próprio painel do serviço, há a opção de monetização chamada 'Monetizar' (o site é parcialmente em Português-BR). Juntando sua conta do Google Adsense com a do Feed Burner você pode integrar blocos de anúncios nos feed e gerenciá-los pelo painel de controle do AdSense. Recomendamos que você faça a interação do bloco de anúncio pelo próprio painel do Adsense, sem ter que ativar nada no site FeedBurner.
5. Posso cancelar a inscrição de um usuário/leitor?
Sim, no item 3 aqui mencionado você pode administrar as pessoas que vão receber e que estão recebendo os e-mails. Esta opção manual é feita caso o seu leitor não consegui cancelar o cadastramento de seu e-mail na lista. Isso é feito sempre pelo próprio usuário por uma opção de cancelar o e-mail quando ele recebe o feed por e-mail.
6. Fazendo promoções por feed
Você pode usar o Feed para gerar promoções uma vez que estas pessoas foram além de simplesmente visitar o blog, eles realmente gostaram e desejam ficam atentos quanto as novidades, por isso você pode usar esta listagem para ter real certeza de quem está recebendo seus artigos e gerar uma promoção exclusiva para leitores do feed. Isso engrandece o blog e o número de leitores.
7. Depois de um tempo, caso eu não goste posso para com isso?
Caso você queira desativar por completo o serviço, vá ao menu lateral esquerdo: Email Subscripiton > Subscription Management > Desativar (final da página). Recomendamos que não faça isso, você pode por exemplo voltar ao feed antigo do se blog, desfazendo a configuração do item 1 e retirando a caixa de inscrição no seu blog.
Se depois de ler tudo isso e verificar que há mais coisas boas do que ruim, então é a hora de você implementar nossas dicas no seu blog e divulgar este artigo para que mais pessoas possam elevar o nível do blog.
Caso queira saber mais sobre cada opção no painel do serviço, visite as explicações do Interney.
Caso queira saber mais sobre cada opção no painel do serviço, visite as explicações do Interney.
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.