O que nós vimos desde que 'nascemos' até os dias de hoje é que os blogs costumam se integrarem mais do que se tornarem rivais. Acreditamos até que muitos dos ‘rivais’ da internet, blogs ou não, só os são para tornar a vida do leitor mais ‘legal’, com um tom de vida diferente (um pequeno teatro para a audiencia...). Imagine se todos os blogs, sites e canais de TV fossem amigos, eles iriam compartilhar notícias, fariam algumas matérias em conjunto do tipo ‘começasse assistindo no canal X e termine no Y’ e outras tantas idéias. Então juntando o capitalismo com a sede de ser sempre o mais em evidencia, não só os blogs como qualquer outro canal de comunicação tenta de forma pessoal ser um pouco diferente dos demais, o que muitas vezes fazem o leitor pensar que um blog ataca o outro ou que há intrigas em grande escala.
Não vivemos em um mundo perfeito, é fato, mais se estivéssemos em uma blogosfera tão competitiva quanto as redes de televisão mostram ser, não existiria redes sociais como a Blogosfera Brasil, Twitter, Facebook e outras tantas. Também não existiriam as parcerias entre blogs e sites e principalmente a menção de um bom artigo de algum outro blog em blogs como o nosso.
Ao menos na blogosfera o ato de ajudarmos uns aos outros ainda é visto como base para um bom relacionamento. Se você vê ou conhece algum blog ou site (tirando os grandes portais de comunicação que tem mais restrições e leis a seguir do que literalmente os blogs) nessa forma podemos dizer existe algo pessoal. O que vale dizer é que o blog não disputa nada com ninguém, quem quer gerar alguma intriga ou disputa são seus donos, os blogs apenas informa e/ ou confundi, pois este é poder da palavra (quando não te faz viajar, como em um livro...).
Assim sendo, não desanime pensando que estará sendo errado em criar um novo blog falando sobre sua vida ou seu assunto preferido, pois sempre terá algum blogueiro que desejará saber sua opinião, por exemplo, o Arruma Blog.
Criamos esta postagem, pois antigamente a idéia que tínhamos era a de que tudo era uma luta pelas melhores notícias, pelos melhores fatos em sua página e sempre pela melhor qualidade. Hoje notamos que isso existe, mais de forma indireta. O que vale mesmo é a qualidade e conhecimento escritos de forma consciente ao leitor. Esperamos que este artigo pudesse ajudar novos blogueiros.
Não vejo intrigas e disputas na blogosfera e os que agem assim são rapidamente esmagados pela maioria que entende a internet como um lugar de compartilhamento e relações.
ResponderExcluirOs blogs precisam ser parceiros, e são uma grande rede social. Os blogueiros, mesmo os que atuam em nichos semelhantes, não devem se isolar ou se afastar de ninguém.
Pode haver competição? Pode existir competitividade? Sim, claro, deve e é saudável. Mas que seja uma disputa por qualidade, por conteúdo original. Isso enriquece a blogosfera e é saudável para todos. Mas pessoas precisam se respeitar, interagir uns com os outros.
Parabéns pelo ótimo post. Tá aí um tema que precisamos aprofundar.
Para Marcos Lemos
ResponderExcluirPois é Marcos, o Arruma Blog e seu dono (Rafa) não acredita que este pensamento ainda exista. Mas como sabemos que há pessoas que gostam de intrigas e também que há pessoas que pensam diferente, resolvemos abordar o tema. Esta pergunta ficou em nossa mente por algum tempo até vermos que a blogosfera é diferente do mundo das TVs e rádios. Obrigado pelas palavras.
Parece que a internet tem uma capacidade limitada de crescer, quanto mais se unem os blogs maior é a audiência de todos, ficar isolado é que causa perdas.
ResponderExcluirPodemos Perceber claramente que a blogosfera assim como a população, evoluiu e abriu caminho para novos blogs, que pelo fato da livre concorrencia, sempre almejam chegar em patamares de blogs já difundidos no Meio. mas entendemos que essa é uma competição saudável, que apenas agrega maior vontade e com isso os leitores ganham um conteúdo melhor e mais frequentemente atualizado, o que é a real magia da internet, você luta para ser grande junto aos demais Blogs existentes e não para derrubá-los.
ResponderExcluir