
(...)O estudante Marco Aurélio Condez, 21, que navega na internet usando o comando de voz desde que iniciou a terapia na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). "Meu filho sempre gostou de navegar na internet, mas antes a avó tinha de acompanhá-lo para digitar os endereços dos sites. Com o comando de voz ele passou a ficar mais tempo no PC e a utilizar a rede com mais agilidade, sozinho", conta a mãe do estudante, Vera Lucia Adão Condez.Os dispositivos que geralmente são recomendados incluem "roller mouses" (aparelhos que movem o cursor na tela por meio de uma esfera), tablets (telas sensíveis ao toque dos dedos), botoeiras adaptadas, ponteiras de cabeça (espécie de arco de alumínio que envolve a cabeça e que possui uma haste à frente da testa para a pessoa digitar no teclado) e sistemas de comando de voz como o brasileiro Microfenix, desenvolvido na UFRJ.
O Artigo publicado pelo jornal Folha de São Paulo Online prova que no Brasil e no mundo qualquer tipo de deficiente consegue usar a internet e gerar tráfego de dados nos sites e blogs do mundo todo.
Existe cinco tipos de deficiências, são elas:
- Física;
- Auditiva;
- Visual;
- Mental;
- Deficiência Múltipla;
"Na atualidade, as pessoas com deficiências sejam elas quem for, podem sofrer de forma oculta e pejorativa, um preconceito cruel e intenso, devido aos problemas e incapacidades em relação às pessoas da população sem deficiências" - é o que mostra a monografia de HUDSON FRANKLIN PAIVA RIBEIRO disponível gratuitamente para leitura na internet.
Como as pessoas com deficiência conseguem usar o computador?
- DOSVOX
- LINVOX
- MOTRIX
- Jaws [em inglês]
- Virtual Vision [com suporte. Pago]
- Monet [Software para criar desenhos a deficiente visual]
- Dirce [Tocador/reprodutor de livros]
Muitos destes softwares foram feitos por Universidades e instituições privadas, algumas com a ajuda do governo. Convidamos você a ler a Lei de acessibilidade, um pedaço dela é:
Do Acesso à Informação e Comunicação
No próximo artigo, falaremos do uso na vida real da lei de acessibilidade, ou seja, como tornar o seu blog ou site mais acessível ao deficiente.
Muito bacana sua matéria! Parabéns, Neko!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLi o primeiro,adorei o segundo e estou ansiosa pelo terceiro,estou adorando a ideia.Parabéns,abraço=)
ResponderExcluirBom, eu falava da parceria e o formulário evaporou. Pois voltei aqui:
ResponderExcluirCreio que para pedir parceria temos de oferecer contrapartida. Acredito que tenho alguns elementos: sou um blogueiro cri-cri no que se refere a conteúdo, bond comentários, PageRank e divulgação nas redes em geral.
Coloquei o banner do Arruma Blog no banner-roll na minha lateral. E fiz uma menção do seu último post também na minha última postagem, pois achei uma excelente prestação de serviço. Blogar é isso!
Confira lá:
http://www.blogdoprofex.com/2011/11/meus-poemas-espectros-invisiveis-e.html
Um grande abraço, Rafa.
Olá Parabéns pelo post. Todos merecem e deve participar desse espaço na internet. Abraços.
ResponderExcluirPois vou linkar tuas páginas em meu blog (IN)PERCEPÇÕES. Suas páginas são bastante pertinentes.
ResponderExcluirAbraços
vçs sabem o que e postar de verdade!
ResponderExcluirworddoentretenimento.blogspot.com.br
Muito bom isso tudo, sim todos podem e merecem participar dos espaços na internet, hoje em dia tudo é possível, ainda bem, adoro esse tipo de informação, de interação!
ResponderExcluirParabéns!
Abraços
Ivone