
Quando o Orkut se tornou alvo de várias piadas e muitos usuários migraram para o Facebook surgiu a dúvida: No Facebook tem comunidade? A resposta foi SIM, mas as comunidades de lá não são iguais às comunidades do Orkut e para alguns usuários isso não foi nada bom.
COMO ME DAR BEM NAS COMUNIDADES DO FACE?
Não é difícil, mas atenção a alguns detalhes:
- A comunidade é aberta ou fechada?
- Há documentos criados pelos usuários da comunidade? Se sim, eles falam sobre a ética do usuário na comunidade (Exemplo: Você só pode postar link se for para exemplificar algo, e não para divulgá-lo)
- Qual a real finalidade da comunidade? (Se não souber, escreva no mural a pergunta e espere o dono da comunidade responder)
- O que você realmente quer fazer ao entrar em uma comunidade? (nem todos querem ler seus posts, mas sim trocar opiniões com quem entende de blog)
COMO POSTAR LINKS E AINDA ASSIM SER RECONHECIDO NA COMUNIDADE?
Vai variar de comunidade para comunidade. Sempre vai ter uma pessoa novata ou que não gosta de ler (só de escrever) que vai publicar o link dela. O mais correto nestes casos é esperar que o ADM da comunidade faça alguma coisa ou não dar foco nisso.
Se você desejar postar seu link sabendo que outros usuários não faz isso, pergunte no mural sobre a prática ou verifique se não tem um documento para receber os links mais atuais da galera (lembre-se que qualquer pessoa pode editar ou criar um documento, parecido com .TXT na vida real, e este ficará salvo na comunidade). Sempre que for divulgar um artigo, faça uma breve descrição do motivo do compartilhamento, não simplesmente divulgue o post e queira que todos cliquem porque é novo (nós não clicamos em artigos novos só pelo fato de ser novo, tem que haver conteúdo bom)
ASSIM MANIFESTO A MINHA MARCA?
Se você querer fazer parte de uma comunidade de blogueiros, para isso existe a Blogosfera no Facebook que é aberta para novos membros (você deve ser registrado no Facebook para ser membro).
Parabens pela abordagem sincera e muito bem organizada, nós do grupo blogosfera do facebook, tentamos passar os valores de respeito em comunidade, permitindo a divulgação dos blogs,mas também temos nosso codigo de conduta, e moderadores atentos. Assim a interação se mostra objetiva e clara, onde existe a certeza que no facebook, não haveria os mesmos erros do orkut.
ResponderExcluirUm abraço !
Gostei desse post Rafael!
ResponderExcluirÉ verdade, é preciso saber usar o Facebook corretamente, nessa questão dos blogs nas comunidades, páginas, grupos, para assim obtermos um bom retorno, ou seja, de ter "reconhecimento"!
E como você bem citou, a Blogosfera no Facebook é uma bela comunidade para os blogueiros não só divulgarem seus blogs, mas se relacionarem!
Abraços!
Parabéns pelo texto! Sempre tive dúvidas sobre a divulgação no face e entendo o grupo como espaço para relacionamento e conhecimento.
ResponderExcluirLu
http://www.lucianasantarita.blogspot.com/
Adoráveis dicas, você falou muita coisa útil e que todos deveriam estar mais atentos! Divulgo sempre meu blog em redes sociais, eu acho bom, por que assim conheço vários blogs que me interessam , troco idéias, experiências, afinidades e faço amigos e parcerias. :D
ResponderExcluirwww.spiderwebs.tk
Eu admito que participo do Facebook atualmente apenas visando o lado profissional (divulgação de meus blogues e trabalhos literários), o que antes de ter se transformado em um modismo não ocorria. Eu possuía um perfil pessoal, com pessoas do meu convívio e hoje não tenho mais vontade de manter este contato por lá, visto que como muitos migraram do Orkut para o Facebook, este se tornou bastante parecido e de certa forma, muito exposto.
ResponderExcluirNão tenho e nunca tive nada contra o Orkut, do contrário, não sou como muitos que excluiu o perfil, ultimamente que o ambiente por lá está muito mais calmo, até me arrisco em postar em algumas comunidades, que antes eram muito tumultuadas e, infelizmente, já presenciei este tipo de comportamento em alguns grupos do Facebook por ser, claro, pessoas que desistiram do Orkut e tumultuavam por lá, mudaram somente de endereço. Por esta razão não abro mão do meu perfil, cujos contatos resumiram-se apenas a 16, pois todos excluíram com a mentalidade de que quem possui Orkut é só pessoas de baixa cultura, mas quando se vê o perfil de alguém, estão todos com os mesmos contatos que tinham no Orkut. rs. Ou seja, pouca coisa mudou, repetindo, somente mudou de endereço.
Ainda não sinto muita segurança em interagir constantemente no Facebook, no entanto, o grupo Blogosfera no Facebook me chamou a atenção pelo conteúdo e pela ordem que existe lá e tenho expectativas, apesar de conhecê-los há pouco tempo, que os moderadores não percam as rédeas da organização como, infelizmente, aconteceu em muitas comunidades do Orkut.
Muito interessante seu texto e seu blogue.
http://escritoslisergicos.blogspot.com
Sinceramente ainda considero o Facebook uma ferramenta muito complicada, pode ser apenas uma deficiência minha. Não o acho funcional, se é que me entendem...
ResponderExcluirMas pra quem tem, está matéria foi bem interessante e explicativa!