A filosofia do Like

sábado, 22 de fevereiro de 2014


Um like (o botão curtir do Face) sozinho não muda o que você sente, mas é o começo de uma mudança.

Algumas pessoas que usam o Facebook confundem o like com o número de notificações que aparece no topo da tela e não poupam palavras para dizer que tem ’50 likes’, mas na verdade metade disso ou bem mais que a metade é convite para jogar algo sem muita importância.

Há duas estratégias que podemos usar quando se tem um perfil no Facebook (e em outras redes sociais parecidas). A primeira é quando você tem aproximadamente 400 amigos, mas eles são todos conhecidos e tem certa relevância em sua vida e esses sim lhe encherão de likes quando a postagem for boa ou tiver uma foto bonita junto. Nesta estratégia, o que mais vale é a importância do conteúdo associado a todos os amigos e as histórias que construíram juntos. A segunda estratégia é a de quantidade. Sair adicionando conhecidos, amigos dos amigos e pessoas que de alguma forma te encontraram para você conseguir muitos likes quando houver publicações. Imagine ter 3 mil pessoas adicionadas em seu perfil e quando você publicar algo, desses 3 mil, ao menos 500 pessoas clicar em ‘like’? Você então terá mais likes do que aquela pessoa que tem 400 amigos.

O QUE UM LIKE REALMENTE SIGNIFICA


Eu realmente acho que um ‘like’ hoje significa algo como ‘brinquedo de criança’. O motivo é que a rede social nos trata como tal e nos da suprimento para isso.

Quando uma criança ganha algo da qual gosta, ele quer mais daquilo e está disposto a fazer de tudo para ganhar mais. É assim com o leite, com balas, bolacha recheada, salgadinho e outras coisas, porque não seria diferente com um like?

Mas e aquele momento em que você lê ou vê algo que realmente não gostou e pensou em clicar no botão 'não gosto' no Facebook? Cadê esse botão? Acho que nesse caso um like também significa ‘ausência de um dislike’ (entenda a palavra dislike como um termo ao ‘não gostei’)

Já parou para pensar nos motivos que levam o Facebook a não inserir um botão de 'Não curti' nas postagens do site? A resposta pode ser simples: É que estimular o ato de querer receber muitos likes da um reforço positivo na vida de muitas pessoas (ou usuários do site, como preferir) e obviamente estimula o querer em continuar postando. Agora, imaginando o contrário, receber um 'dislike' (termo genérico para o 'não gostei') estimula sentimento negativo na vida das pessoas e nunca sabemos quais sentimentos podem surgir em um momento como este, mas acreditamos que todo sentimento positivo é bom (o que em uma análise mais profunda não é bem verdade, mas em geral é).


O QUE É NECESSÁRIO PARA GANHAR UM 'dislike'?

Se para ganhar um like de alguém, é necessário empenho e uma atividade contínua de tentativas e acertos (ou erros), para ganhar um 'dislike' teoricamente bastaria você escrever o que pensa algo que não seja pensado para agradar seus colegas.

Quantas pessoas você conhece que estariam dispostas a ter seu conteúdo publicado desaprovado no site? A filosofia por traz desta pergunta é explícita e é claro que ninguém quer ter seu conteúdo reprovado por um botão, mas todos queremos ter a oportunidade de falar o quão ruim foi determinada postagem, mas porque não a dizemos isso em um comentário? Simples, pois um comentário expõe muito de nós mesmos e não estamos dispostos a isso.

IMAGINE UM FACEBOOK COM O BOTÃO DISLIKE

Será que a rede social ainda seria tão popular quanto é hoje? Acho que não.

A ideia de classificar algo como negativo assombra tudo quanto é local de expressão e isso vai desde a ideia de classificar um artigo de portal até os comentários. Do Google Plus ao Facebook e dos comentários do Facebook ao comentário de um blog que use sistemas específicos de comentários (Disqs por exemplo).

Nós adultos sabemos lidar melhor com críticas e momentos ruins do que os jovens e adolescentes então eu imagino um botão bem negativo caso ele viesse a existir de verdade, mas por outro lado, algumas pessoas e até jovens, parariam de se expressar de forma de tão insana dentro dos sites (mas aí vem os defensores e dizem que é por isso que o Facebook cresceu, pois hoje é um local onde alguns entram só pra procurar esses tipos de pessoas).



NO FUNDO, SÓ PRECISAMOS DE ALGO POSITIVO

Pode parecer redundância dizer que algo positivo atrai mais coisas positivas e algo negativo também atrai mais coisas negativas, mas achei necessário. Ainda assim, se você começa a receber muitos likes de uma mesma pessoa, será que ela está ajudando com esse pensamento positivo ou atrapalhando?

Pode nem ser na internet, nem mesmo no Facebook, mas precisamos de algo positivo em nossas vidas. E eu nem acho que as novelas conseguem mais fazer isso ocorrer visto que há muitos mals momentos para conseguirmos só no fim de 6 meses encontrar algo bem positivo. A rede social consegue colocar um pouco desta necessidade indireta de mais coisas positivas e fortalece os desejos de alguns bem como torna grande desejos negativistas que ficam sem ser publicados, mas minha dica é que tome muito cuidado ao sair distribuindo cumprimentos com seu like por aí e note que nas buscas da Google há sempre um botão ‘+1’ para o sentido da coisa não mude e faça você continuar buscando um sentido para as coisas.

1 comentários:

  1. Uma excelente visão, apenas alguns botões e nos deixam loucos rsrs.
    "Fulana não leu meu post", "Ciclano não curtiu", "Beltrano curtiu" e por ai vai.
    O Facebook é a rede social mais popular atualmente, juntou várias plataformas em uma única ferramenta.
    Eu por exemplo fiquei fora da rede social até mês retrasado. Sou um dos remanescentes do Orkut. Uso outros meio de comunicação, mas tive que me render quando comecei a trabalhar com SEO, pois tenho que agregar diferentes mídias sociais, inclusive o Facebook.
    Estou me adaptando aos poucos, mas ainda estou inteirando desse universo.
    Parece que vão tirar o botão curtir, pelo menos ouvi rumores. Deve ser apenas para empresas (pois disseram que elas estavam exagerando).

    Abraços!

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