Diferença entre Selo e Banner

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Você ainda se confunde quando vai oferecer a imagem que representa seu blog para outros blogueiros? Que palavra usar para definir as imagens que seu blog cria e onde usá-la corretamente? Estas e outras dicas você vai ler neste artigo.
Um leitor fez um pergunta intrigante no artigo Como colocar banners de outros blogs no meu onde questiona 'Para colocar um banner no meu blog eu pago?' e achando válida sua pergunta,  resolvi mostrar as diferenças entre um selo e um banner. 

Embora na prática muitos blogueiros iniciantes usem as duas palavras (selo e banner) para simbolizar sempre a mesma coisa (o selo representativo do blog) há diferença entre um e outro, por isso a resposta a pergunta em negrito e a diferença entre os termos é abordada aqui.

O QUE É SELO?
Na blogosfera, quando falamos em selo, queremos fazer referencia a uma imagem que linka para o nosso blog ou ao blog de alguém. Em outras palavras um selo é junção de códigos HTML que quando incorporado a uma página da web resulta em uma imagem (criada por você ou não cujo tamanho é padrão nos blogs) e um link destino (seu blog ou não). Os tamanhos destes selos habitualmente são em 120 por 60 pixels (unidade de medição de imagem) mas há blogs que solicitam outros tamanhos para melhorar a interface do blog.
Há selos promocionais ou institucionais. Podemos citar como selos promocionais os Memes e institucionais os que recebemos de blog ou campanhas direcionadas e criadas por empresas (como o selo do TopBlog). Alguns exemplos de Memes que ganhamos no passado

Imagem Meme: Vale a pena ler este blog



O QUE É BANNER?
Quando criei meu primeiro blog, também usei o termo 'banner' para definir o meu selo. Isso certamente da um ar mais comercial ao seu blog ou página, mas como já sabemos isso não é verdade. Um banner é a mais comum forma publicitária da internet para se fazer propaganda e publicidade de sites e serviços que pagam por sua inclusão (ou exibição).
Assim como os selos, ele é constituído por códigos, é uma junção de códigos e imagem. A principal diferença está em seu tamanho e forma como foi criado, exemplo, o tamanho mais comum de banner é 468 por 60 pixel e ele pode ser feito em .JPG, .GIF ou animações em Java, flash e outros e como existe neste caso um interesse externo (uma empresa, agencia ou outro blogueiro) em seu código existe os contadores de cliques ou formas de saber a quantidade de impressão (exibição) do banner na página e gerar valores financeiros ou metas para ambas partes.
Outros formatos de banners:

  • Leaderboard (728 x 90 px)
  • Full Banner (468 x 60 px)
  • Half Banner (234 x 60 px)
  • Vertical Banner (120 x 240 px)
  • Square Button (125 x 125 px)
  • Micro Button (88 x 31 px)
  • Skyscraper (120 x 600 px)
  • Wide Skyscraper (160 x 600 px)
  • Large Rectangle (336 x 280 px)
Banner de exemplo fora de tamanho


A RESPOSTA PARA A PERGUNTA
Eu tenho mesmo que pagar para colocar um banner em meu blog? Quem respondeu Não acertou.
Se um banner é uma forma de rentabilizar seu blog ou página, então quem paga não é você e sim quem quer fazer a propaganda. Você só vai pagar caso queira colocar algum banner seu em outro blog.

Agora que você sabe a diferença de um e outro, poderá não só falar corretamente os termos mais também criar seu selo ou banner e depois implementá-lo em suas páginas. [Ou leia este simples tutorial com a caixa de texto ao selecionável]

2 comentários:

  1. OLÁ ! ESTOU GRATA PELA AJUDA QUE ME DERAM.POIS SOU LEIGA NO ASSUNTO E ESTOU TENTANDO ARRUMAR O MEU BLOG DE ARTESANATO. MUITO OBRIGADA ATODOS DO ARRUMABLOG. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teciany,
      que bom que o artigo ajudou você. Essa foi uma dúvida que encontrei pela web e resolvi explicar melhor aqui no blog =D
      Seus artesanatos são lindos.

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita