Círculos e Hangouts. Estes são itens que diferenciam a rede social da Google de outras no mercado (e até do Orkut). Desde quando o serviço surgiu o Arruma Blog mantem uma página para propagar a informação e interagir com leitores e amigos e agora a página conta com um novo modelo de página e outras melhorias.
Anunciado em 11 de abril de 12 pelo
blog oficial da empresa a mudança que afetou diretamente a interface do que antes era o Google +. A empresa fala no artigo que ele estão ‘criando uma experiência social consistente em todo o Google’ e isso pode significar mais mudanças pela frente, mas agora acredito que em recursos e não em design.
A mudança na interface é que mais se destaca, pois torna o ambiente mais atrativo e faz lembrar que ele é tão bom (por parecer com outras redes) quanto qualquer outro site. A antiga interface era tão diferente que não dava a mesma sensação. Vejamos as mudanças que ocorreram:
NAVEGAÇÃO
A forma de navegar não fica em uma linha no topo do site. Agora ela passa a ser uma faixa dinâmica com mais aplicativos ou recursos à esquerda da página. A parte legal e um diferencial é você conseguir organizar a barra da forma que mais lhe agrada arrastando os ícones para cima ou para baixo. Recursos como este (arraste e solte) é usado com frequência no ambiente Google e você pode notar isso tanto no painel Design do Blogger, Gmail e Analytics. Você ainda pode ocultar algum aplicativo arrastando ele para dentro do ‘Mais’.
O gerenciamento de página ficou ainda mais legal e intuitivo. O ícone de página permanece o mesmo, e ao passar o mouse sobre ele você visualiza as suas páginas e clicando sobre ela, a interface é voltada para sua página (amigos e seguidores mudam), mas isso já acontece hoje com o
Facebook. As páginas também não vinculada a seu dono e eu não notei possibilidade de mencionar ou não quem as criou. No Facebook se você tem uma página pode optar por querer aparecer ou não (mas manter o anonimato é de certa forma legal. Lembre-se que você não é anônimo para a internet, e sim momentaneamente para que lê ou visita sua página)
APARENCIA
Além da interface, os ícones estão maiores e a forma como você publica algo também mudou. Ao clicar no campo de publicação de conteúdo há possibilidade de postar um link, um vídeo do YouTube ou adicionar foto. Vale lembrar que se tiver texto no campo da postagem e você clicar no ícone do YouTube, um vídeo será incorporado ao seu texto. Após você fazer sua publicação, um ícone de vídeo, conhecido no ambiente como hangouts é mostrado para você começar um hangout sobre o post com seus círculos (amigos).
Outra parte da aparência que mudou são as páginas e perfis dos usuários. Tanto em um quanto no outro, podemos ter duas formas diferentes de mostrar o perfil. Na primeira, uma sequencia de 5 fotos podem ser adicionadas para serem vista publicamente e uma sexta foto é a do seu perfil. Na outra uma única imagem é colocada de fundo e sua foto de perfil é sobreposta a ela criando uma interface parecida com a do Time-Line do Facebook. O resultado final de ambos modelos agradam (e no
perfil do Arruma Blog prevalece a segunda opção, uma única imagem de fundo, confira).
|
IMAGEM I: Modelo de perfil com imagens |
|
IMAGEM II: Modelo de perfil com única imagem de fundo |
NOVOS RECURSOS E HANGOUTS
Antes da mudança na interface, o G+ estava com um detalhe que eu não gostei: Assunto do momento ou mais falado (o que é derivado do Twitter) e isso era sempre visível depois de umas três publicações no histórico do perfil. Parece que agora não tem mais este problema pois existe um aplicativo chamado Explorar e dentro dele temos acesso a dicas de uso do site, as publicações populares (que recebeu mais quantidade de +1) e indicações de novos amigos. Este é outro ponto que mais me agradou.
Os hangouts (conversa em grupo por vídeo) que podem começar ‘do nada’ ou a partir de uma publicação ganham um local específico: um botão. Uma relação de pessoas e grupos de pessoas fazendo hangouts é mostrada e você se juntar ou criar o seu.
CONCLUSÃO
Alguns amigos e blogueiros falaram em um ‘espaço em branco’ entre o local das publicações e os amigos on-line (também chat). Este espaço ainda existe mas acho que deve ser relevado pois há monitores que possuem resolução ‘retangular’ e tem resolução em forma de quadrado (famoso cubo). Já notebooks e monitores atuais são preparados para a boa interface das redes (sim, no plural) acima de 1024 pixels laterais. Atualmente este espaço exibe dicas de quem seguir e quando você está vendo seu perfil, ele abrange o espaço todo.
As novas mudanças só tornaram tudo mais parecido com o que você já faz em outras redes como Orkut e Facebook, e isso mostra que o modelo minimalista ainda é bem vindo e que a empresa está preparada para receber novos usuários.
No começo eu estranhei essa nova modificação no Google Plus mas depois achei legal, antes as fotos não podiam ser colocadas inteiras e sim em pedaços e hoje pode colocar tanto um como outro. O recurso de hangout também melhorou muito estou gostando cada vez mais do G+ pode deixar vou seguir a página agora mesmo! ótimo post!
ResponderExcluir