Quantas vezes você leu um artigo e pensou estar conversando com uma pessoa? Ou ainda, quantas vezes leu um artigo e pensou estar absorvendo informações de uma grande empresa para você ou para sua vida?
Perguntas como esta podem ser feitas a qualquer momento, mas elas se perdem quando estamos lendo um artigo em outro blog, em algum portal ou site e acabamos por nos lembrar disso só quando estamos criando um post ou artigo. Se você está na dúvida sobre como elaborar seu texto para o blog o Arruma Blog vai colocar alguns pontos que podem te ajudar, e o mais legal por vivência e não por simplesmente acreditar que é o certo.
Quando o Arruma Blog foi criado, assim como acontece com centenas (se não milhares) de blogueiros ao redor do mundo, não queríamos ser identificados por nome de pessoa física. Nossos pais e o Datena (risos. O nome Datena é usado aqui como figura pública da TV capaz de mobilizar pessoas) sempre nos fala para tomarmos cuidado com senhas, nomes e outros detalhes na internet não é? Então é por isso que revelar ao leitor seu nome, idade e fazê-los entender que você é o dono de um blog pode ser muito bom ou muito ruim.
Em 2012 o blog faz 4 anos e de lá pra cá, como o nosso foco era apenas ajudar amigos sabíamos que só quem acessava o blog seria as pessoas que conhecia o autor, mas isso foi crescendo e os números aumentando e com eles os e-mails com pedidos e assim por diante, até que a pergunta veio: Falar ou não falar para todos que no blog sou EU quem escrevo?
PONTOS POSITIVOS
Falar que existe uma pessoa única que escreve em um blog, independente do nome do blog, faz com que o leitor entenda que há alguém motivado a te comover com aquela história por exemplo.
Da mais credibilidade ao ambiente, ainda mais se ele for feito por mais de uma pessoa.
Possibilita falar como um 'amigo' a cada leitor que te visita e comenta.
PONTOS NEGATIVOS
Faz com que qualquer erro caia NA pessoa e não no blog.
Faz você acreditar que um negócio é uma pessoa (e não é bem isso).
Muitas vezes faz você ser rotulado como 'isso' ou como 'aquilo'. Se bem que seu blog (nome ou marca) não está livre disso...
Quem tem um blog só por ter, pode simplesmente querer usar a primeira pessoa no post de hoje e no de amanhã a terceira pessoa (da gramática) para editar seu novo post e por aí vai. Mas e quando você tem um foco que não é blogar por blogar? E quando você tem um blog e quer fazer sua mensagem chegar ao maior número de pessoas possíveis da melhor forma possível, como faz?
A questão é que a pessoa que vive muito tempo em uma grande empresa (mundo off-line) sabe que uma marca, um nome e uma história não se fazem sozinho e você não tem todo o mérito de forma singular, por isso, esse ponto tem que estar bem definido antes de você pensar em uma pessoa ou várias em seu blog.
|
Logomarca do Arruma Blog com o autor em destaque |
Quando o Arruma Blog optou por não falar em primeira pessoa foi pensando em um momento com várias pessoas, até como uma empresa onde cada pessoa tem seu papel e formando uma equipe.
O QUE APRENDEMOS COM O TEMPO
Que muitos leitores gostam de falar com outra pessoa.
A ideia de falar com uma marca só nos cabe quando a marca é muito desejada (e se ela te responde antão, você estará no céu por alguns segundos) ou quando você tem obrigatoriamente que representar uma empresa e a consultoria de imagem dela informa que você não pode ter voz ativa sem antes passar por uma série de regras (acontece pouco no mundo atual, mas acontece...)
COMO FAZER UM BOM BLOG EM GRUPO ENTÃO?
Tanto o blogger quanto WordPress tem recursos para mostrar quem é o autor. No Blogger isso não vem por padrão mas existe na internet e com isso o leitor saberá que no blog X existe mais que um autor cujo nome está no final da postagem.
Se você convidar o autor pelo painel do Blogger, por exemplo, então o nome o novo autor ficará mais fácil de aparecer sem ter que inserir nenhum código. Desta forma você ainda vai preservar o nome do blog e terá mais de um colaborador.
CONCLUSÃO
No Arruma Blog, colocamos a disposição do leitor / visitante um link chamado '
sobre' no menu superior e lá informamos detalhes de quem escreve, como escrevemos e como respondemos os comentários. Até aí tudo bem, mas quantas pessoas têm a paciência de ler o Sobre? São poucas.
Desta forma, é mais conveniente escrever em primeira pessoa e assumir o risco de suas ações a ter menos mérito por querer ou tentar ser uma marca ainda não consolidada no seu nicho...
O Arruma Blog a partir de agora vai publicar textos escritos em primeira pessoa. Os antigos artigos onde se lê 'nós' ficarão sem reedição para marcar uma nova etapa.
Então quem escreveu este artigo é Rafael Ramos.
Olá Rafael,
ResponderExcluirGostei muito do seu ponto de vista neste artigo, realmente é difícil saber se devemos escrever em primeira, segunda ou em terceira pessoa.
Abraços
Muito obrigado pela visita e comentário Anderson. Então depois de um tempo de vivencia na blogosfera recomendo que os amigos façam isso.
ExcluirÓtimo adorei o ponto de vista, estou adotando no meu também :)
ResponderExcluir