E para onde vai todos os 'selos de Memes' que seu blog ganhou? Seu blog não ou nunca participou de um Meme e não ganhou um selo? Isso significa que você não teve infância.
Quando o Arruma Blog foi criado, por ser menor [talvez] costumávamos participar de vários Memes pela web. Sei que você deve se perguntar: Isso é o mesmo que criar desenhos no paint com rostos e expressões? Mas não é. Entenda melhor nas próximas linhas...
O QUE É UM MEME?
Lá em 2009, perto da criação (deste blog) criamos alguns simples e grandiosos [meros post] artigos falando sobre o que é um Meme que mesmo tendo nome igual aos 'desenhos de rostos' nas redes sociais, era voltado a outra coisa: Imagem + questionário. Isso sempre foi e ainda é uma forma do leitor conhecer o autor do blog e o blog (e quem sabe outros detalhes). Enfim, na época tentei resumir desta forma:
Um meme é uma forma de propagar alguma coisa na internet de forma viral, coisa essa que pode ser links, mensagens, incentivos, indicações, perguntas e etc, claro, isso tudo sempre tem como acompanhamento um selo, como o que se segue ao lado, mas há quem queira não publicar o selo em seu blog.Sei que essa minha explicação baseada naquela época na Wikipédia pode não estar atualizada, mas sabia que o pessoal do YouPix teria uma definição mais abrangente(é só clicar aqui), pena que a definição deles não mostra essa boa época (lembre-se que tudo que aconteceu será sempre bem visto no hoje, segundo a maioria dos humanos...) dos selos e questionários ou tarefas :(
Do artigo: Arruma Blog ganha selo em Meme
IMAGEM: Relação de vários selos de Memes em blogs |
COMO MEU BLOG GANHA UM MEME?
Se compreendermos que um Meme é a propagação de alguma coisa, então você mesmo pode absorver a ideia de um Meme que viu e gostou e depois repassar a outros blogueiros.
Como todo blogueiro gosta de ser lembrado, o mais legal é quando recebemos um comentário falando que ‘há um Meme e um selo no blog X para o seu’, e isso torna as coisas mais legais.
Na época em que isso era constante no Arruma Blog, cada questionário ou literalmente cada imagem com algumas regras, vinha em um comentário na postagem mais atual e era comum indicar outros blogs, como hoje fazemos com o ‘Indique um blog legal’.
QUAL A RELAÇÃO DESSES MEMES COM OS DE HOJE?
Toda. A principal relação é a de que muitas pessoas compartilham o Meme que por sua vez tem um texto (no caso atual, o texto é um balão de fala) e ‘antes’ o texto era implementado no artigo ou na descrição da imagem.
Outra coisa é a de que todos eles são propagados na internet. Alguns se transformam em virais e outros ficam no Meme.
CONCLUSÃO
Sim, o MEME ainda existe e há uma diferença entre Meme e Viral. Bem queria que fosse de forma mais legal do que ela é feita hoje e este artigo serve para informar aos novos blogueiros que a blogosfera não foi sempre assim (com o Não Salvo e outros tantos cheio de humor) ou com muitos famosos de blogs partindo para a TV ou outras mídias.
Se você achou legal a ideia de receber ou fazer um Meme no estilo antigo, saiba que nada lhe impede, aliás você também pode ‘criar’ (modificar é a palavra certa) um Meme de qualquer tipo e tempo.
O Meme na verdade nunca vai parar de existir e seria legal você entender um pouco mais lendo o livro ‘O Gene Egoista’ de Richard Dawkins.
Este artigo é uma forma de relembrar o passado e surgiu depois que visitei o blog 'Volta, Mundo Blogueiro'. Vale citar que: Independente do selinho ou Memes o importante mesmo é que sejam valorizados o compartilhamento sem fins comerciais e os textos escritos de forma expontânea simbolizando o blogueiro e não a industria. (Por isso, muitas vezes, dou parabéns ao Marcos Lemos do Ferramentas Blog por ainda ter atitudes de blogueiro dos primórdios. Quem acompanha o site entende)
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.