Falei sobre a importância de não usar muitos frames, da utilização de texto alternativo em imagens e até links, do uso de frases genéricas como ‘saiba mais...’ e até conteúdo em flash no artigo ‘E os blogueiros com deficiência parte III’ e eu não levei em consideração o aspecto visual dos artigos de um blog. Você consegue imaginar o motivo desse aspecto visual do texto?
Simples: Há ainda pessoas com capacidade de ver e ouvir mas que tem dificuldades em entender pois estes leem com dificuldades. Quem sofre disso pode ser considerado ‘usuário ou leitor com dislexia (ou disléxicos)’ e este leitor terá mais problemas ao ler um artigo quando o texto do artigo estive como ‘justificado’.
Após a publicação do artigo, resolvi fazer mudanças na edição dos artigos do Arruma Blog que sugere não usar mais o tipo ‘justificado’ de texto e sim a esquerda que já padrão web. Como o modelo de blog foi atualizado em Agosto de 2012 este já está programado para justificar o artigo quando publicado, mas na edição dos artigos atuais, ele não foi formatado para aparecer justificado significando que os leitores optantes pela leitura via Feed RSS conseguem ler o nosso feed da mesma forma como eu o publico.
Devo dizer que nunca tinha pensado nisso e sempre gostei do aspecto visual da formatação ‘justificada’ nos textos mas sou a favor de blogs e do meu blog com acessibilidade. Peço a você leitor e amigo blogueiro que repensem a forma como você está blogando. Conquistar os leitores é melhor do que ter centenas de comentários e dois terço deles forem spam.
Nunca parei para pensar nisso... Como você mesmo diz, o texto justificado fica bem mais elegante. Mas a acessibilidade é o mais importante. Vou repensar sobre isso.
ResponderExcluirPois é, poucas pessoas pensam nisso. Fico feliz que passou a ter um novo ponto de vista.
ExcluirObrigado pela visita e comentário
só não entendi ler um artigo contra a justificação do texto na internet em um texto JUSTIFICADO...irônico...rsrs
ResponderExcluirPeriodicamente eu atualizo o modelo de template do Arruma Blog e de 2012 para 2013 houve atualização de modelo do qual não gosto de editar muito por ter um conhecimento limitado no Blogger, por este motivo esta postagem hoje tem um aspecto visual justificado mas o artigo foi escrito sem o recurso, o que fará um novo modelo mostrar o texto como ele é. As vezes volto ao HTML deste modelo, mas acabo desviando a atenção ou não encontrando o local certo para mudar isso.
ExcluirAchei muito válido o comentário =D
Concordo plenamente com os que não são a favor dos textos justificados.
ResponderExcluirTextos justificados, como bem lembrou o Dicas VIP fica bom APENAS e tão somente em jornais ou revistas, e olhe lá.
Não sei quem criou essa história de texto justificado, mas nunca gostei deles. A coisa mais comum são espaços enormes quando a linha do texto tem poucas palavras.
Nos jornais e revista, é possível usar a hifenização, que melhora bastante ou mesmo elimina este problema, mas na internet, hifenização não funciona, não existe.
Eu suo webdesigner e procuro sempre mostrar aos meus clientes que texto justificado é horrível na internet, mas alguns batem pé e querem. É nítido nos sites deles a bagunça visual ao ler um texto.
Espero que com estes artigos as pessoas pensem duas vezes antes de empregar esta praga considerada organização, que de organizado, não tem nada.
Acho que não há nada mais legal do que provar os pontos ruins para clientes com o projeto em execução. Não sou contra o 'justificado' mas dev concordar que existe pessoas com problemas para ler artigos desta forma. Agradeço o comentário e tu poderia ter se mostrado mais, como alguém que defende uma ideia mas sabe respeitar o desejo de seus clientes, acho que é assim em todas as classes =/
Excluir