Já passei por esta situação e desejo compartilhá-la com você. No começo deste ano meu irmão mais novo entendeu o que é ter um blog e pra que serve mas não tinha a vontade de ter um pois sempre acreditei que os jogos em flash da web atrairiam sua atenção por mais tempo. Uma amiga da família três anos mais velha que ele resolveu criar um blog para ele sem a autorização da família. A internet estava lá a um clique do login e assim foi feito.
Cheguei em casa a noite e como só eu sou o blogueiro meu irmão veio me dar a notícia, todo feliz: ‘Rafa, eu criei um blog pra mim. Quer dizer, criaram um blog pra mim!’. Confesso que no começo eu fiquei feliz, mas perdi esse estado de espírito minutos depois quando eu comecei a penar em algumas coisas:
Qual o assunto que uma criança deve focar?
Não foi tão difícil encontrar uma resposta para isso. Perguntei a ele mesmo sobre o que falaria em seu blog e ele me respondeu: Lego. Fiquei mais tranquilo.
O correto: Antes de falar sim ao blog do irmão mais novo ou odo filho de 10 anos, faça ele ou ela entender que é necessário falar sobre algo e não simplesmente escrever. Tenha como exemplos os desenhos que ele gosta de ver na TV ou ainda gibis como os da ‘Turma da Mônica’.
Devo falar a ela sobre os comentários?
(os bons e os ruins) Ainda não falei. Não tive motivos já que o meu irmão não continuou o projeto por não lembrar a senha de acesso. Quero que ele aprenda o bom uso da internet para depois ter um blog.
O correto: Se a escola do seu filho ou irmão tem aulas de informática verifique se há alguma parte focada para segurança da informação e bons modos no mundo on-line. Depois explique o processo de ler, entender e responder os comentários bons e ruins pois ambos existem.
Se na escola não tem isso, então tudo vai depender do cotidiano ou educação dele na sua casa. Se ele já entender que há pessoas legais e chatas na web, ele vai ler os comentários bons e ruins sem muito medo e ensine-o a responder os comentários como símbolo de que leu o comentário.
Ele vai se dar bem com a gramática?
Tenho esse medo ainda hoje. O legal é que eu coloquei como meta só postar o texto depois de não ter nenhuma palavra grifada em vermelho no MS Word.
O correto: Leia antes cada artigo que ele vai postar. As vezes por não saber que é perigoso a criança pode publicar algo que não deveria ser publicado e sem falar nas correções ortográficas que você pode fazer ajudando-o a prestar mais atenção.
Qual a frequência de postagens?
Normalmente para uma criança, a média de postagem é de um post por semana para 3 a 5 no mês. Mesmo que a criança seja ‘viciada’ em computador ela pode não ser tão apegada ao blog.
O correto: Verificar a quantidade de tempo que a criança fica no computador e reservar ao menos 20% deste tempo para o blog. Vale usar fotos e vídeos, mas sempre escreva um breve texto junto com o material áudio-visual.
Como prepara-lo para a vida nessa nova comunidade?
Cada família tem uma cultura e com isso só você vai ser capaz de mostrar como é viver na comunidade virtual nos valores que você acredita. As dicas que segue são as leis básicas da vida: Não se expor muito; Evitar falar coisas e detalhes desnecessários; Não postar tudo de tudo; Não falar palavrões nem ser um chato.
CONCLUSÃO
Criar um blog para seu irmão só para mantê-lo afastado do seu computador (se houver dois computadores em casa) não é nem um pouco recomendável. Se seu irmão ou filho pequeno está realmente querendo ter um blog, vale a pena colocar à prova seus conhecimentos de uso do computador e conhecimento de internet. Certamente haverá algum ‘blogueiro’ mal intencionado que terá um blog de conteúdo adulto ou com vírus para roubar informações ou para transformar a vida desta criança em algo diferente do que esperamos.
Tenha um objetivo em criar um blog e aproveite para reforçar a importância da leitura (livros, revistas e sites) para ter inspirações e conhecimentos sobre determinado assunto e melhorar a gramática ou ortografia nas postagens. Quem sabe a partir daí surge um gosto especial para ler livros, escrever poemas ou um novo cartunista não é?
Puxa, que post bacana!
ResponderExcluirBem completo, abordando as vantagens e desvantagens da aventura e como aproveitar o melhor da "coisa"! Meus irmãos mais novos são bem "adultinhos" mas nenhum até hoje resolveu blogar! :oD
Bj!
Rsrsrs obrigado. Escrevi isso pois a rede de amigos que tenho não falou ainda sobre isso e é algo que eu passo e passei rsrsrs. Sei que deve haver postagens abordando o mesmo tema, mas quero ajudar futuros pais blogueiros e pessoas de todos os nichos.
ExcluirObrigado pelo comentário Carla