Diferença entre Page Views e visitantes

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

IMAGEM: Relatórios por Fotolia - Arruma Blog
Você sabe responder rapidamente a diferença entre Page views e número de visitantes da sua página? Estas duas informações parecem simples mas quando combinadas na mesma página ou relatório de visualização como é o relatório do Google Analytics e o gadget do histats principalmente (entre outros) tem o poder de confundir o usuário.

Em média quando acessamos o nosso blog no Blogger ele mostra a quantidade de visitas que o blog teve e esta visita é a quantidade de pessoas que veio até a sua página da web (blog) mas o Blogger não mostra a quantidade de visualizações de páginas (page views) apenas as visitas ou estatísticas e isso explica o porque muitos blogueiros usam o Google Analytics para complementar as informações do blog.

No Blogger eu não sei quantas pessoas usam o celular ou dispositivo móvel para acessar o meu blog mas no Analytics eu sei e dependendo do serviço de análise, se pode bem mais.
Page Views em uma tradução simples é ‘página visualizadas’ e isso não indica quantidade de pessoas que acessaram seu blog ou site e sim quantas páginas os seus visitantes visualizaram. O número de visitas mostrado no relatório (do blogger ou do Analytics por exemplo) é o que, segundo o serviço, representa a quantidade de pessoas que visitou seu blog ou site.

O QUE FAZER COM ESSAS INFORMAÇÕES?

 O melhor momento, sem dúvida. Agora que você já sabe quantas pessoas que visitaram seu site (V de visitantes) em determinado dia (faça um teste com o dia de ontem) e sabe quantas páginas foram visualizadas (PV de página visitadas) por essas pessoas você poderá tirar uma média (M de média) de quantidade de páginas que cada pessoa viu. Na matemática seria assim:

     PV   = M
      V

 No Arruma Blog por exemplo no mês de Agosto de 2012 o analytics mostra 15.695 Visitas e 39.018 Páginas Visitadas, dando uma média de pouco mais de 2 (2,486...) então cada visitante visitou duas páginas no blog.

Ter um número de páginas visualizadas é muito importante. Isso quer dizer que o seu site ou blog tem um bom 'mapa de site' ou boa navegação, que os seus leitores se interessam pelo blog e que o seu blog tem conteúdo interessante para atrair o leitor a ficar mais. Blogs ou sites que tem o ‘Page Views’ baixo (menor do que o número de visitantes) significa que o leitor não consegue encontrar algo de interesse nos primeiros segundos que acessa o link.

COMO MELHORAR OS NÚMEROS?
Como o Herlan mencionou nos comentários, você tem que ver o que está faltando no seu blog. Em muitos casos e até o que aconteceu aqui no Arruma Blog, o que falta é linkar um post com outros. No começo deste blog, as visitas duravam menos de um minuto e eu não entendia o motivo. Depois usei um sistema de links relacionados de um site e comecei a notar que muitas pessoas gostavam de ler outras coisas do próprio blog. O número de cliques em outras matérias / posts aumentou muito neste tempo, mas eu não gostei pois o site que fornecia os 'posts relacionados' fazia os links irem no site deles para depois serem direcionados ao blog novamente.
Passei a usar o serviço que menos dependia de terceiros [recomendo este] e o resultado nas análises foram melhores do que eu pensei: O segundo link que mais dava 'retorno' era o 'www.arrumablog.com' depois do 'Google BR' e isso significa que se meu blog mesmo traz visitas pra mim então os links de sugestão no final do artigo complementam o assunto ou traz novos horizontes ao leitor.
Você pode usar também palavras chaves linkadas a outros artigos para ajudar a criar este fluxo de visitas internas.

CUIDADO
O dado mais valioso ainda é o de visitantes da página. Para você realmente falar que conhece bem seu blog ou site tem que analisar todos os itens disponíveis nos relatórios (quanto tempo os visitantes ficam, quantos são, quantas páginas eles veem e por ai vai).

Para entender mais, leia a ajuda da Google Analytics

Foto: Fotolia

5 comentários:

  1. Gostei muito das explicações, sou dessas que checa todas as vezes que entro no painel, fico 'vigiando' de onde vem os leitores, analiso tudo e o google analytics é realmente esclarecedor!
    Obrigada por compartilhar conosco;)

    Ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo.

    Realmente é de grande importância fazer analises e sempre observar essas estatísticas, pois é uma forma de visualizar o que está faltando para o blog. Acho que quando fazemos o cálculo daquela média que você botou a fórmula, podemos tirar diversas coisas, como por exemplo se ela estiver baixa, já podemos perceber que está faltando algo para ligar assuntos para fazer com que os visitantes busquem visualizar mais página.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bem meu caro. No modelo antigo eu tinha colocado o sistema do Blogger para isso e depois não consegui mais e depender de recursos externos (widgets de outros sites) é meio tenso pois o link passa pelo site deles pra depois chegar no seu. É como se o link relacionado fosse uma indicação do outro site e não do seu mesmo rsrsrs.
      Abraço e agradeço pelo comentário

      Excluir
  3. Muito bom!! Volta a trabalhar nele de tantos que ja visitei este foi o que mais mando bem
    beijos
    Lily
    www.belasroupasbrecho.com

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita