Porque a Google é tão boazinha?

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

IMAGEM: Google bom ou malvado?

Costumo mencionar com frequência a empresa Google e seus serviços aqui no blog. Faço isso pelo reconhecimento e qualidade destes serviços. O Blogger é um destes e quem fizer uma pequena comparação a plataforma da Uol dará mais valor ao Blogger mas há também o AdSense, Analytics e Maps comentados aqui em outros artigos.

Mesmo com tantos serviços bons como os mencionados e os secundários (para empresas e usuários avançados) ainda tem pessoas que estão com o pé atrás e não conseguem ver que a Gogle é uma ótima empresa que só quer fazer o bem? SIM. Scott Cleland é um deles e eu também não consigo confiar plenamente em uma empresa que fornece tudo o que precisamos de graça.

    Siga o Arruma Blog no Twitter e conheça nossa página no Facebook | Google +

Já pensou em todas as informações que existe em posse da Google? Ela sabe o que 93% da população mundial está fazendo, buscando ou se informando. Sabe onde 65% das pessoas estão indo (de carro ou andando). Sabe pelo que nos interessamos, quais as regiões onde um certo assunto é mais falado e quais não. Sabe a porcentagem de homens e mulheres por localização geográfica. Conhece as informações trocadas por nós via e-mail, conhece nosso gosto musical (YouTube)e etc etc. Será que isso ainda é pouca informação? [Veja as ferramentas que a Google tem]

Quem conheceu o Steve Jobs por meio de livros e outras mídias conheceu também o pensamento ‘os 10 melhores’ que consistia em qualidade antes de quantidade em sua equipe e não acho que a Google faz diferente em seu conceito de empresa. Ela apenas quer ser uma das 10 melhores empresas em praticamente tudo ou se não for a melhor das empresas ela quer sempre ter os melhores serviços e não mede esforços para conquistar pessoas por meio de profissionais capacitados (eu penso que ela quer sempre oferecer os melhores serviços e ao contrário da Apple, a Google faz de graça).

   Leia também: Google Search - Mais que um buscador

Scott defende a ideia de que ‘o planeta está sob o domínio de um ditador maléfico’. O que a Google fará com tanta informação pessoal do mundo todo? Essa é a questão que Scott se faz com frequência e este ano ele lançou um livro chamado 'Busque e Destrua' na versão brasileira onde fala da importância de estarmos alertas com a Google. Ele ainda lembra que a empresa grava tudo e isso é mais evidente para blogueiros que usam o serviço AdSense. Imagina um ‘robô’ gravando e organizando todas as informações do mundo em um único local, isso seria melhor do que toda a biblioteca de Alexandria e está acontecendo em nosso hoje (Acho que posso dizer que a Google tem o conhecimento que Hitler queria ter e também os documentos que a maior biblioteca da história do planeta queria possuir).

Não li o livro do Scott, mas creio que há muita verdade no pensamento deste homem e a Google só é boazinha pois aprendeu que nós humanos costumamos ceder informações a quem nos parece mais legal do que para aqueles que nos apontam uma arma. É assim também com a política em nosso país, não questionamos tantas coisas pois temos a falsa sensação de que as coisas políticas chegam com tanta frequência na nossa vida que não a entendemos (TV senado, Canal justiça, Ministério disso, Ministério daquilo e etc etc).

Você também acha que a empresa é muito boazinha ou apenas faz o serviço que ela ama fazer? Antes de responder, veja todos os serviços (seguimentos) oferecidos pela empresa e lembre-se que a Google já comprou muitas empresas.

8 comentários:

  1. Não só o google como o facebook também tem muitas informações sobre seus usuários. Eu não acho errado o google ter algumas informações sobre seus usuários, afinal até nós blogueiros precisamos de informações(Google Analytics) para melhorar nossos posts/artigos. Agora querer saber tudo a sobre eles ai já é falta de respeito!

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrsrs pois é Eliel. Todo começo é muito bonito, e poético também. Se pararmos pra pensar, a existência da empresa começou bem e revolucionou muitas coisas e tals, mas certamente muitos pensamentos mudaram, muitas influencias e pressão de várias forças também. Um exemplo de que o poder é complicado é a atual CPBR que o paco, como criador mor não consegue mais dar as cartas, ele é subordinado, só isso. Foi uma comparação meio injusta, mas eu penso assim, vai um dos donos da Google se opor ao que 'eles de fora' querem e fazem igual fizeram com o S. Jobs, o jogam fora da empresa. Pois é, vai do ponto de vista de cada um e tal como o bolsa família, as coisas que eles fazem são boas mas até quando?

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafa.

    Excelente artigo. Realmente a Google oferece diversos serviços gratuitos e que só tem a crescer toda a marca e a empresa deles, acho que essa prestação de serviços realmente deve ter diversos finalidades que desconhecemos. Quanto as informações que a Google coleta, fiquei muito curioso e me deixou desconfiado, rsrs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Este link tá indo pro 'sexta-feira links' dá uma conferida depois ;)

    abração;

    ResponderExcluir
  5. Olá,vou dar a minha pintadela rsrs, sabe que se ver bem não é Google que sabe tudo!tem que ver que o Google somos todos nós...o Google sabe porque nó´s quem divulgamos ele não tem uma bola de Cristal,o rastreador do Google sim é eficaz porque é uma rede,aqui no Japão o Google está nesses 5 anos a crescer assustadoramente ,aqui era dominado por yahoo, agora são os 2, mais o Google está vencer saber porque?por isso que tem pessoas ajudar a colaborar todos precisa disso, sem colaboradores,nada vencer,e o Google mostra tudo que pode para ajudar não que ela seja boazinha,e como uma empresa procura dar o melhor para seus funcionários para eles terem bom desempenho,e assim o Google faz no mundo dos marketing,é uma troca,assim que tem que ser aqui no Japan por exemplo eles para chamar freguesias, nos restaurante dar refrigerante que sai direto da maquina se você ficar la o dia todo consumindo tem direito aos refrigerantes o dia inteiro,e muitos tem também o caldo de milho junto com o refrigerantes, eles sabe que as pessoas não consegue beber tanto,mais e assim que funciona o mundo do marketing,cada um tem uma forma de chamar Clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lenny, a Google só está usando a mesma estratégia de publicidade e promoção pessoal que os comércios já usam a muito tempo ao redor do mundo. Essa parte de que 'nós que ajudamos e aceitamos' eu tentei escrever lá no post mas acho que foi bem discreto rsrsrs mas tudo isso é porque muitos aceitam isso.

      Agradeço o comentário.

      Excluir
  6. O peixe morre pela boca ou por registros no google e facebook! Lei de privacidade existe entre você e a empresa que lhe presta o serviço, agora entre a empresa e o governo no qual ela pertence você está Nú! Vou dizer mais, não adianta apagar o perfil e acreditar que seus dados sumiram de lá, o que sumiu foi o seu acesso aos seus dados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dário, nossos registros e informações quando logados não pertencem a nós mesmos. Tal como numa empresa, mesmo usando um serviço somos simples números e para a Google quem sabe um pouco mais que números, mas somos também informações e estatísticas que claro, eles usam a seu favor =D
      Agradeço o comentário e visita

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita