Notícia. Ela é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. Será que nós como blogueiros divulgamos uma notícia? A notícia está estritamente relacionada com o jornalista pois é ele quem entende qual a relevância desta e o valor para a sociedade.
Triste é saber que uma notícia tem mais valor quando é negativa justamente por ser única ou de grande impacto social e por isso muitos blogs não tem o impacto que desejavam ter ao escrever seus posts. Tragédias e ‘humor’ (ou desgraça alheia) são as coisas mais vistas no YouTube e o conteúdo mais lido na web.
No Brasil, há inúmeras agências de notícias e por sinal os conteúdos propagados por estas nem sempre são só tragédias ou carregadas de negativismo, mas notícias que podem ser relevantes até para nós blogueiros(as). A questão que me aflinge a algum tempo é: Se a agencia de notícias divulga para uma quantidade relevante de jornalistas e portais a mesma notícia com os mesmos dizeres, podemos repostar essa mesma notícia? Veja o que devemos pensar antes de responder isso:
- O poder de uma vírgula é muito maior do que pensamos, então se por um acaso o jornalista não escrever direito alguma parte do texto, ele perderá o sentido real passado pela agencia de notícia.
Veja um exemplo da notícia sobre os índios ‘Guarani Kaiwá’ publicada pelo site Estadão e esta outra publicada pela Exame.com onde convido-lhe a ler o título e para desencargo de consciência fazer uma busca com o nome da tribo (você vai entender a importância de cada palavra).
- Li e ouvi muitas vezes que é importante não modificar informações para que não faça o texto transmitir uma falsa ideia ou uma ideia contrária àquilo que ele realmente quis passar.
- Publicar conteúdo que já existe é um tipo de crime conhecido como plágio.
- Duplicar conteúdo é uma ação que os buscadores não gostam.
Será que agora podemos responder a minha pergunta? Elaborei algumas repostas:
- O plágio é quando você copia na íntegra ou parcialmente um conteúdo que contém direitos
autorais. As notícias contém direitos autoriais? Se sim então não devemos republicar na íntegra como consta o habitual e se não então podemos.
- Todo conteúdo repassado por uma agência de notícias deve ser brevemente lido, compreendido e reescrito por você (e eu), mas você deve ter total certeza do que está repassando ao leitor para não cair naquilo que disse antes de passar uma ideia contrária ao que a notícia desejava passar. (essa mesma ideia também é a de outros amigos blogueiros que conversei via Facebook)
CONCLUSÃO
Posso dizer pelos estudos que fiz que não é plágio propagar o conteúdo transmitido por uma agência de notícias que não tenha direitos autorais. A função da agência é servir como fonte base da informação e não podemos distorcer a informação, mas podemos evitar duplicação de conteúdo, sendo o autor da edição responsável pelo conteúdo propagado podendo sofrer punições ou felicitações pelo conteúdo conforme o poder social e judiciário do país em que ele vive. Isso em outras palavras é, não edite informações que você não tem certeza se vai conseguir passar o mesmo significado e se o fizer você será o único responsável por isso em todos os sentidos. No Brasil, destacam-se as seguintes agências de notícias:
PR Newswire | ABN | Agência Brasil | Agência Gazeta do povo | Agência Folha | BBC Brasil | Outras
COMO RECEBER CONTEÚDO DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS EM 1ª MÃO?
Eu encontrei representantes da PR Newswire no evento TopBlog do ano 2011 e me cadastrei para passar aos leitores do Arruma Blog as melhores notícias sobre Tecnologia. Muitas agências permitem você se inscrever e receber as notícias e outras agências contam com um perfil mais detalhado do seu site / blog para repassar as informações.
Lembre-se: Blogueiros também são conhecidos por não serem iguais aos jornalistas (mas quem não é jornalista não tem direitos e 'folgas na lei') e isso inclui postar tudo o que vem à mente, incluindo vazamento de informações de qualquer tipo =D [mas evite isso. A Apple já processou blogueiros por isso]
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.