Movimento que ocorre em mais de 85 países, está pela 5 vez conscientizando internautas no Brasil. Hoje ocorreu um hangout (recurso do Google +) as 16h com Marcelo Tas, apresentador do CQC, Jean Wyllys, deputado federal e Maria do Rosário, ministra dos Direitos Humanos.
Aqui no Arruma Blog, já publicamos algumas dicas para adultos e crianças quanto ao uso seguro da internet e dos blogs:
- VPN PARA ANDROID
- SEGURANÇA NA WEB PARA CRIANÇAS
- 10 DICAS PARA EVOTAR TRANSTORNO EM COMPRAS ON-LINE
- TESTE A SEGURANÇA DA SUA SENHA
- SPAM NO TWITTER? COMO DENUNCIAR
- SEU BLOG TAMBÉM PODE SER CONTAMINADO
O QUE FAÇO PARA NAVEGAR DE FORMA SEGURA NA WEB
Me lembro que em um dos modelos do portal UOL, havia uma campanha convidando o leitor a participar da campanha de prevenção e denunciar casos de crimes na internet. Ao clicar éramos levados a uma página da SaferNet Brasil com orientações, prevenções e um local para denúncias. Na época, cheguei a fazer divulgação neste blog sobre o ato pois também achava que mais pessoas podiam ter problemas na web e não saber como denunciá-los e com as mudanças de templates não mais coloquei o selo de divulgação.
Costumo usar um antivírus atualizado e com recursos integrados aos navegadores para distinguir um site potencialmente malicioso ou seguro. Já faz um ano que comprei uma licença de uso e vivo bem. Na época, comprei uma que podia ser usada em até 3 computadores por R$100,00 e só depois descobri que podia ter comprado uma licença só e pagar uns R$30,00 mais barato, mas não me arrependo (tive que trocar de máquina um tempo depois e agora ainda me resta outra licença em outra máquina para usar =D ). As vezes gastamos mais do que 100 reias em jogos para consoles e nossos arquivos, ideias e até mesmo plataforma de jogo (PC é uma opção para quem gosta de games)
Desconfiar sempre de links e imagens que vemos na web e em todos os sites é também um bom recurso. Tento sempre questionar quem me mandou o link pra ver se é verdade e ainda assim se não conheço a pessoa (ou os costumes dela) evito clicar quando o link remete a um site que nunca vi ou URL sem sentido nenhum.
Evito enviar links aos amigos a menos que seja importante e sempre tento colocar uma descrição antes do link para que a pessoa possa entender o motivo (mas tenho um amigo que trabalha com T.I. que ao me mandar links, só me envia links mesmo e muitos deles, links para sites em inglês. Ele não muda esse hábito. Aprendi a confiar nele, até pela área de atuação e pensamentos em comum).
QUAIS EMPRESAS PODEM AJUDAR QUANTO A SEGURANÇA?
No Brasil, podemos citar a ONG SaferNet que visa defender os direitos humanos e maus tratos contra animais no Brasil. Há também o CERT.br, Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. O site CGI.br não diz respeito diretamente a segurança, mas pode ajudar em relação a organização e estrutura da internet no Brasil.
No site DIS encontrei um questionário relevante. Dentre as perguntas destaco esta que me chamou a atenção:
Quem você acha que deveria ensinar ou informar sobre o que pode ou não ser falado na internet sobre o que é ilegal?Sou a favor da informação em televisões, jornais e revistas, mas quantas crianças lêem isso no hoje? Poucas, então nada melhor do que direcionar o conhecimento para os professores que já sofrem para repassar conhecimento, mas digo isso em função do ambiente (muito propício ao aprendizado).
Escolas | Parentes | Amigos | ONG’s | Empresas provedoras de serviços (Facebook, Google, Twitter) | Eu mesmo | Televisão, Jornal, revistas | Não acho necessário.
Vale lembrar que navegar de forma segura na internet deve ser um hábito e não um simples dia ou evento. Vamos repassar conhecimento para nossos filhos, sobrinhos e amigos a fim de criarmos bons internautas e claro, nos privar de ter que formatar um computador por conta de vírus no futuro.
Este post só foi postado agora pois fiquei segurando a internet pra ver como é esse dia [foi uma piada pessoal hehehe]
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.