Publicamente anunciado pela Google que em 1 de Julho o serviço Google Reader será descontinuado a nível mundial. Essa notícia deixou muitos usuários descontentes e sem saber o que fazer. Por este motivo resolvi relembrar algumas alternativas que o mercado on-line e off-line fornece pra você que gosta de receber os feeds de notícias.
Em 2005, quando o serviço ainda não era da Google, o nome era ‘fusion’ mas era para uso restrito de um determinado local. Como naquele momento da história os softwares leitores de feed necessitavam ser instalados de computador por computador o uso de uma interface web veio como um diferencial enorme e chamou a atenção da empresa Google. Ele fez parte do Google Labs recebendo melhorias constantes e sendo otimizado para o buscador e outros serviços da empresa até ser totalmente da empresa.
Antes de iniciar este texto, tinha pra mim que a segunda coisa legal com os feeds foi essa usabilidade on-line que extinguiu o uso de softwares em nossos computadores e já dizia para todos os amigos que o próximo passo será dado por uma pequena empresa que desenvolverá algo tão inovador quanto foi o Reader, depois com a ajuda de alguma grande empresa ele será lembrado pelo mundo. O mais provável é alguma startup desenvolver um bom projeto e apresenta-lo ao mundo em alguma convenção ou encontro. Mas esse pensamento foi antes de ler mais artigos relacionados (mas eu ainda mantenho este pensamento), só acrescento agora que parte desta mudança já aconteceu e acontece na própria empresa que gerencia o Reader, a Google e ele se chama Google +.
Lembram-se do botão +1 do Google +? Então, ele é o novo ‘brinquedinho’ para reunir feeds em um único local e é visto como revolucionário, uma vez que ele está totalmente integrado com as buscas e páginas webs (em botões de compartilhamento) e pode ser facilmente visualizado no seu perfil do Google + em ‘+1s’.
Hoje eu ainda não sei como passaremos a otimizar esse processo manual de ter que clicar em artigos únicos para fazer valer o +1. Eu ainda vejo o botão como um equivalente ao ‘like’ do Facebook e nada mais, porém ambos usam feeds para mostrar ao amigos que você gostou de algo não é? Agora é esperar um pouco e ver novidades no mercado.
ALTERNATIVAS
Você pode fazer salvar suas listas de feeds pelo Google Takeout, oferecido pela empresa The Data Liberation Front.
- Old Reader: Um bom gerendiador de feeds rss que o Ferramentas Blog descobriu e ensina como migrar todos os leitores (antigos e novo) do reader para o novo serviço. Funciona com os mesmos princípios que o G. Reader.
- Feedly: uma extensão para o navegador Chrome da Google que também está disponível para célulares Android e Apple.
- Digg: Atualmente um site para agrupar e organizar notícias de maneira colaborativa já estava trabalhando em um leitor de feeds e agora com o anuncio do Google, eles mudaram datas do projeto para ajudar as pessoas que procuram por alternativas.
- NetVibes: Um bom leitor e agregador de RSS que trabalha on-line e funciona de forma parecida ao Google Reader. Você pode até ler e-mails na interface dele por meio de widgets que o serviço disponibiliza.
- Flipboard: Eu já li comentários e dicas sobre este serviço. Ele é para Android e iOS e apresenta o conteúdo RSS em forma de jornal ou revista. Não está disponível para computadores convencionais, mas a experiência é muito agradável.
- Outlook / LiveMail: Eu acho que não vai demorar muito pra Microsoft descontinuar o LiveMail, um software gerenciador de e-mails e leitores de feeds RSS muito parecido com o Outlook, só que gratuito. Tanto em um quanto no outro, há possibilidade de gerenciar e ler feeds RSS de outros sites, da mesma forma do no Reader. Indico estes pelo simples fato de você (provavelmente) tê-lo instalado em seu computador quando baixou o MSN e o Movie Maker e só não está usando-o. O Outlook é um gerenciador de e-mail pago, que também possui leitor de feed RSS.
Além dessas dicas há centenas de ‘webwires’ e extensões de navegadores que podem lhe ajudar, basta procurar e ter paciência para traduzir conteúdo na web. O Google vem fazendo um grande trabalho para popularizar sua rede social mais recente e esse processo de descontinuar o Reader é para promover o G+. Vale lembrar que ao acessar a versão web do Piicasa, somos direcionados para o G+ também. Isso significa que em breve a versão Picasa (software) será descontinuada.
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.