Gestando seu blog - Mes 1

terça-feira, 9 de abril de 2013


Nada é mais legal do que algo novo. Um novo vídeo game, um novo celular, um novo carro, enfim porque não um blog novinho e de graça? Há blogs que são criados totalmente de forma planejada, feitos para agradar um determinado público ou pessoa, alguns com tempo de vida e tudo mais. Há também aqueles que criamos pela boa oportunidade que o momento da vida nos dá e acabamos gostando dele. Inicio hoje uma série de artigos que vai tratar os pontos relevantes e etapas para a criação de um blog destinada a todas as pessoas que querem criar um blog de sucesso ou com alto potencial de popularidade.


Na gestação da mulher, considera-se o calendário lunar onde um mês corresponde a 4 semanas de 7 dias cada (e cada semana é 7 dias) em virtude dos nossos meses do ano terem diferenças entre eles. Para a internet, a criação de um blog se da em alguns minutos: No Blogger em 3 passos (algo como 2 minutos corridos), na Uol em 4 passos (também 2 ou 3 minutos) e em ambos os casos para usuários cadastrados no serviço então não há calendário lunar para se criar um blog.
Para o Google indexar um artigo depois de criado o blog se este artigo for no Blogger ou em WordPress (ambas são plataformas de criação e administração de blog) demora algo em torno de 5 minutos e se ele tiver uma boa relevância, algo em torno de 5 horas para chegar á página inicial da Google. [Ver fonte]

O PRIMEIRO MÊS DE ‘GESTAÇÃO’

É no primeiro mês da gestação que o cordão umbilical da criança é formada. Em um blog, esse cordão umbilical pode ser visto como o canal que alimenta o blog, ou seja, você, seu computador e o acesso a internet com um fluxo constante (não tenha um blog se tiver que depender da lan-house). Esse primeiro mês e principalmente a primeira semana você se sentirá empolgado(a) em postar a cada momento, registrando o maior número de acontecimentos e imagens mas mantenha a calma. Lembre-se que se o cordão umbilical levar comida em demasia ao feto, ela certamente não terá como lidar com toda a informação e terá problemas em pouco tempo. A vontade de ler e de escrever (na escola, faculdade ou trabalho) poderá aumentar e você desejará falar sobre a criação do seu blog aos amigos e familiares. Muitos desejarão receber os ‘presentes’ que para nós blogueiros, nada mais é do que visitas e comentários, mas isto é um processo demorado e lento (o que veremos com o decorrer das postagens).
Se você é uma gestante de verdade, aproveite para criar um blog e relatar a novas pessoas ou deixar seus momentos para outras pessoas. Repassar o conhecimento seja ele qual for, é sempre muito legal e bom.

LISTA DO MÊS
- Nome do blog: Ao criar o seu blog em ‘3 passos’ a plataforma (site ou sistema) exigirá que você dê um nome a ele. Diferente do processo de gestação de uma criança que só após nascer os médicos solicitam nome e filiação.

- Plataforma: Em qual lugar seu blog nascerá? Aqui, leve em consideração pensamentos como ‘comodidade que terei para blogar’, ‘o que os outros dizem sobre a plataforma que desejo’, ‘a plataforma que desejo é um bom lugar para aparecer nas buscas da internet?’ e outras questões que achar necessária. Busque você mesmo as respostas e depois as coloque numa balança.

- Escrever: Você gosta de escrever? Se não gosta de escrever, sua chance de ser bem sucedido na blogosfera diminui um pouco, mas há as mesmas possibilidades de se sair bem com áudio ou imagens. Gostar de ler é com certeza o primordial passo para ter um blog estável e atraente.

- Aprenda com quem já tem um blog: Sabe aqueles concelhos da avó que sua mãe provavelmente vai repassar para você ou sua irmã (se nenhum dos dois, vai passar pra alguma outra mãe)? Bem, é mais ou menos isso. Há muitos bons blogueiros que não se importam em falar como foi chegar no sucesso ou onde estão hoje. Apenda com eles.

- Defina seus objetivos: Lembram-se do planejamento familiar que os casais fazem antes de terem filhos? Os objetivos é uma forma de estruturar sua vida, para que o blog não tome um tempo precioso mesmo que seja prazeroso nesse meio tempo e nem fique de lado após o segundo dia de publicação. É necessário mencionar um período de postagens e determinar um foco ou assunto.

Nos vemos no próximo artigo para o segundo mês. Para mais inspirações, recomendo a leitura deste artigo mais antigo ‘Começando a blogar de verdade’.

11 comentários:

  1. Meu blog nasceu de uma forma sem planejamento.
    Fui criando, escrevendo, postando, enfim... Cada dia ele se 'transforma', é cheio de fases.

    Gostei muito do passo-a-passo, vale muito a pena para quem está começando, criar uma meta.

    Grande abraço. Sucesso cada vez mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu primeiro blog também nasceu assim Vanda mas não me arrependo rsrsrs.
      Pois é, acredito que a série de artigos será muito útil pra quem se empenhar em ter um blog mais estruturado ou melhorar o que já existe.
      Agradeço a visita minha grande amiga, sucesso a nós.

      Excluir
  2. Gostei muito de seu artigo parabéns,você tem razão um blog deveria nascer dentro de um perfeito planejamento como nascem os nossos filhos,porém nem sempre na prática isso acontece. Eu tenho um blog, mas o mesmo é todo repleto de erros de "indexação" uma palavra linda completamente complicada de entender na prática no meu caso.O meu blog nasceu devido uma necessidade particular e já faz um ano estou viciado em escrever não tenho uma direção ou nicho única.Escrevo sobre o que realmente gosto um pouco de tudo.É O meu velho amigo de todas as circunstancias. Sucesso com seu bem planejado blog.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cicero,
      Agradeço os parabéns. Eu sempre pensei que ter um blog é literalmente como ter um filho e se pensarmos que ele não vai nos xingar e ser 'malcriado' pode apostar que sim, e será pelos comentários ou desafios de várias formas rsrsrs. Eu não gosto de ficar divulgando muito essa minha comparação.
      Tenho pra mim que um dos estilos de blogs mais legais é aquele que escrevemos por gostar, independente do nicho, mas tem que haver um foco que no caso será ou é o foco da sua vida ou desejo.
      Sucesso a nós

      Excluir
  3. Gostei da analogia. É bem assim mesmo, conheço mtos blogueiros que chamam o próprio blog de filho. rsrsrs

    Vou acompanhar as próximas etapas dessa gestação.

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty,
      Agradeço a visita e comentário. Com o seu comentário lembrei que há pessoas que comparam a criação de um animal de estimação como a de um filho e também o é. Aí quem já tem aquela experiência com animais de estimação creio eu que se dará bem com blogs rsrsr como já existe. Desculpe se esse resposta não tem muito a ver com seu comentário, mas lembrei e se não escrever, esqueço.
      Espero que goste dos próximos. Pretendo postar um por semana.

      Excluir
  4. Estou começando meu blog agora mas é como um blog experimental porque é só pra um projeto.. estou num projeto de acessibilidade na Web e gostaria de algumas dicas já que você também sabe sobre isso.. se puder me passar seu e-mail para trocarmos ideias ..
    Estarei aguardando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joseane,

      Fico feliz que esteja começando com um blog novo (mesmo que tenha outros e/ou projetos que não deram certo). A acessibilidade digital é algo do qual tenho muito respeito e já escrevi a respeito aqui no Arruma Blog.
      Sobre a forma de contato, (para evitar SPAM) recomendo que me envie via formulário de contato a solicitação para tal com suas informações também assim há mais segurança e troca de informações. Será uma alegria poder ajudá-la

      Excluir
  5. Vim lá da Patty pra te conhecer e adorei! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica,
      Agradeço a visita e agradeço tbm á Patty por me linkar lá ^^
      Você é sempre bem vinda. Beijos

      Excluir
  6. RUTE DUTRA - http://www.gostandodavida.com/

    nossa ...gostei muito, estou começando e tem muitas informações e incentivo...para ser bem brasileiro, e nao desisti nunca..conheci seu blog através do blog da Vanda ....obrigada por mais esse conhecimento.

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita