Algumas pessoas gostariam de ter suas vidas contadas segundo um conto hollywoodiano e outras, porém, se contentam em poder viver sem que a força do ‘conto de fadas’ para não tornar suas vidas em falsas mentiras. Não podendo transformar tudo em um filme com todos os elementos que Hollywood pede, uma galera norte americana com base na ideia de Âmbar Nelly (em 2009) iniciou um pequeno projeto para transformar a vida da pessoa em um desenho narrado.
Âmbar queria fazer um modelo de desenho que não fosse difícil para outras pessoas fazerem também e desejava fazer um Meme no DevianArt (um site global para reunir artistas on-line de vários segmentos) seguindo o modelo de desenho palito (clássico em alguns sites de tirinhas por todo o mundo). Em 2009 então, o projeto ficou conhecido como ‘Meme Idade’ inicial era assim:
Após isso, outras pessoas e desenhistas digitais foram melhorando e derivando o projeto, sendo o segundo passo mais notável do ‘projeto’ o ‘Draw Yourself’ (ou ‘Desenhe-se’ em português do Brasil) em 2010.
A ideia de criar um projeto viral foi um sucesso a curto prazo e o mais legal é que não durou um ciclo de meses, mas de anos. A grade ajuda para viralizar o Meme veio do site ‘4chan’ que é uma comunidade muito popular de língua inglesa com mais de 700 mil mensagens e mais de 7 milhões de visitantes por dia (mas cuidado na hora de visitá-lo).
Ok, então como tudo que é legal se torna melhor ainda em outros locais (ou na mente de quem tem criatividade), os vlogueiros de plantão de língua inglesa resolveram animar ainda mais o meme e criaram a versão ‘Draw My Life’. O meme consiste em narrar sua história pessoa de vida por meio de desenhos, seguindo a base dos ‘homens palitos’ para que todos possam se desenhar, mas sempre haverá pessoas que sabem desenhar mais que as outras então cada um é livre para usar o projeto e dar seu toque especial.
Com isso surgiu o vídeo do ‘Eduardo e Mônica’, uma história clássica da música do Legião Urbana aqui no Brasil, mas que o Gui Toledo e Bruno Felix atualizaram a história de Eduardo e Mônica para os dias atuais.
Pra quem achou a ideia muito legal e criativa podem fazer igual no YouTube ou conforme a dica do Rafael do Futebol Extensivo (via Facebook pra mim rsrs), criar sua animação em desenho animado no Sketch Toy (O Will Tirando viciou nisso rsrsrs) e há várias formas de personalizar, tipo esse e esse.
Muito bom. Sensacional!
ResponderExcluirOlá Rosa,
Excluiragradeço a visita e comentário. Que bom que gostou do artigo =D
Olá trabalho em uma agência de publicidade e queremos terceiriza este tipo de trabalho, vocês fazem? tem indicações??
ResponderExcluirnosso e-mail contato@agenciam.com.br