Que livro transformou sua vida?

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Não há nada mais legal do que ler um livro que transforma sua vida ou sua forma de ver a vida.



Era o ultimo ano de estudo em uma escola do ensino fundamental, eu estava na quarta-série e a professora no começo do primeiro semestre pediu que todos os alunos providenciasse um certo livro (que não me lembro o título) para ler e fazer a prova do segundo bimestre (bimestre é igual a dois meses e semestre é igual a seis meses). Ocorreu que eu não consegui alugar o livro na biblioteca da escola pois só havia dois exemplares para uma sala de trinta alunos e fiquei esperando meus pais me ajudar, o que ocorreu tarde. Tive que ler o livro em três dias para depois fazer a prova e atrasado de minha turma. Foi assim meu primeiro contato com o mundo da leitura, que não foi nada legal.

Comemorávamos o dia nacional do livro em 29 de Outubro pois em 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data é escolhida para esta dia [ProLivro]  porém, em 1995 a UNESCO aceitou a data 23 de Abril como dia Mundial do Livro e assim é até hoje. [Wikipédia]. 

Na época, esse livro transformou minha vida em um ‘inferno’ pois passei uns bons dias sofrendo problemas por só lembrar do livro na semana da prova e tudo virou correria de modo que eu era o irresponsável e todas as coisas que nossos pais costuma dizer. Um ano depois, dei mais uma chance ao livro, fui a biblioteca municipal e escolhi a dedo um dos livros de Monteiro Lobato, um escritor renomado no Brasil e pensava que em um livro de alguém famoso, todas as histórias são agradáveis. Mas me enganei, o livro que escolhi falava sobre a narizinho apenas e a forma de escrita da época era a mais culta possível. O nível de entendimento era apenas de algumas frases e em nada eu conseguia ver o ‘sítio do pica-pau amarelo’ naquelas frases. Deixei o livro de lado e resolvi ler apenas as indicações dos professores. No primeiro colegial veio um grande título ‘O auto da barca do inferno’, que me trouxe profunda vontade encenar a história do livro mas por falta de pessoas na escola fiquei só com a leitura do livro.

No final do meu tempo de escola, encontrei em um bazar beneficente um livro com aspecto novo e de autora desconhecida ou pouco falada aqui no Brasil, mas resolvi compra-lo ao ler a sinopse no verso. Lembro até hoje (e creio que o tenho guardado em casa) que seu título é ‘A profecia das pedras’ e sua autora é Flávia Bujor. Ela não é brasileira e fez parte de uma seleção de autores mirins para serem financiados pelo governo e se envolverem em projetos. Enfim, a história foi muito legal, ainda porque na época, o Harry Potter estava como um dos livros mais vendidos aqui no Brasil e seu filme um dos mais vistos, então me senti um pouco nesse cenário.

Esse sim foi um dos livros que realmente mudou minha vida. Aprendi a ler um livro que tivesse palavras sobre palavras (é que por vezes eu preferia livros de poesias e poemas já que eu podia ler uma hoje e outra amanha) e ainda gostar disso. Depois dele veio muitos outros, mas foi na biblioteca que em meio a tantos livros lidos, eu também conheci a internet e aos poucos o computador foi tomando mais tempo do que os livros. Hoje eu ainda leio livros físicos, mas alterno entre e-books e computador com internet. Não sei você, mas essa mudança na minha vida também incluiu o ato de escrever. Aí eu não troquei totalmente o livro pelo blog, mas mesclei o livro com o blog, afinal um bom blogueiro também deve ser um bom leitor. Agora me diga, como surgiu essa sua vontade de ser blogueiro ou blogueira? Me diga também qual livro mudou a sua vida?

Não tinha me lembrado que fiz esse post para ser postado em Outubro que era aparentemente o dia  do livro, e apenas no dia 23 a noite me lembrei dele, achei melhor postá-lo hoje.

Quero lembrar que esta postagem foi inspirada no post da Joicy do Umas e Outras e que me fez conhecer o fabuloso site ‘Que livro fez sua cabeça?’.

5 comentários:

  1. Transformar propriamente, assim de modificar tudo não, porém teve um livro que eu li que me fez ver a vida de outras formas.
    'Feliz ano velho' de Marcelo Rubens Paiva, história da vida dele mesmo, que ficou paralítico. Ele conta a experiência de ter perdido os movimentos das pernas e também um pouco da história de vida dele, gostei muito e nunca me esqueci dos detalhes.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia que legal heins. Este ano acho que foi o pior ano literário meu rsrsrs. Ok, consegui ler mais de um título mas muito deles foram digitais, e um só físico.
      Ao menos tive a oportunidade de ter lido meu primeiro e-book pelo celular e ter realizado esse desejo.
      Agradeço por compartilhar o livro que de alguma forma fez a diferença pra você.

      Beijo

      Excluir
  2. Boa noite, Deus seja contigo, o seu blog é maravilhoso sucesso, já estou te seguindo, OBRIGADA PELA SUA VISITA.
    Curta e participe do meu blog e Fan page.
    Twitter: https://twitter.com/
    Instagram: http://instagram.com/nequerenreis
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafa,
    O livro que mudou minha vida foi a Bíblia, um livro escrito por 40 autores. Este livro mudou minha vida pelos ensinamentos lá escritos e pelas belas histórias.
    Este livro até hoje trata de assuntos do nosso cotidiano e estou a ler o mesmo diariamente.

    Seu artigo está ótimo, gostei muito da sua iniciativa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackson,

      Um belo lembrete. A Bíblia é um grande livro e também um manual, servindo para todos os momentos. Por hora, ainda é muito confuso pelo seu duplo sentido ou como também conhecido, pelas metáforas que o leitor é obrigado a entender levando em consideração o tempo em que foi escrito.
      Também aprendi muito no estudo da Bíblia que tive, mas desisti de lê-la tempos depois quando as metáforas eram muitas rsrs.

      Abraço e não desista

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita