Nesse quinto mês (ou mês 5) você poderá notar alguns instintos apurados para blogar. Já é possível saber o que agrada mais os seus leitores, os tipos de leitores que você tem por meio do comentário e outras coisas. Agora é um ótimo momento para pensar em mais coisas para chegarmos ao nível de excelência que um blog de qualidade tem.
Domínio próprio: Se seu blog está sendo planejado para uma empresa, esse é um fator muito importante que pode ser feito agora ou se você já fez a compra de um domínio antes não tem problema (pelo contrário, isso é ótimo). Registrar uma marca, um serviço ou simplesmente um domínio é uma atitude empreendedora, sábia e necessária. Posso dizer que qualquer blogueiro(a) deve fazer isso se não desejar ter um futuro tortuoso e não custa tão caro pois o valor de um domínio é pago anualmente e está entre R$20,00 a R$ 30,00 no Brasil. Para quem desejar, a parte pode contratar o serviço de Host que é um plano de hospedagem de arquivos externos, além do que o Blogger ou outros locais de blogs permitem hospedar e isso no fundo é bem legal, mas é algo a ser bem planejado. Há planos de hospedagens populares, porém são pagos mensalmente (podendo ser alterados em trimestre, semestre ou anual com todos os meses somados) e o custo de um blog vai ser outro. Buscar tudo sobre domínio no blog?
E-mail próprio: tenha um e-mail para seu blog. Se você optar por comprar um domínio, então ao menos UM e-mail você terá a sua disposição como por exemplo ‘nomeseublog@seudominio.com’ e poderá usá-lo para os fins que desejar. No Gerenciando Blog há dicas de como usar serviços gratuitos como o Outlook ou Gmail para criar e-mails próprios e personalizados para seu blog. A princípio, se você não tem ou não vai comprar um domínio crie um e-mail específico para seu blog mesmo que ele seja totalmente gratuito com terminações populares ‘@gmail.com’ ou ‘@yahoo.com.br’, alias, recomendo que leia esse artigo sobre o uso de e-mails alternativos (você vai precisar com o tempo).
Identidade visual: Falei sobre isto no mês 3 da gestação no sentido de pensar em um selo. Neste ponto do selo eu recomendo um design bem elaborado pro blog e envolver nele um local para os leitores propagar o blog via selo, acho que sempre serei favorável a essa ideia simples e eficiente. Agora porém, a ideia da identidade visual é ainda maior e complementar: Se você já pensou e criou um selo que obviamente tem recursos gráficos como um logotipo ou esquema de cores, neste momento você vai associar seu selo, marca e outras ideias com o domínio próprio de seu blog. O nome do blog deve fazer alusão ao esquema de cores e mensagem do blog para facilitar a adesão e reconhecimento do leitor.
Linha editorial: Estamos em um mês que só os blogueiros mais dedicados tem dedicado tempo e ações aos blogs. Entender que um blog é um simples espaço para escrever sobre nós mesmo e sobre nossa vida de forma singular é voltar à pré-história e não evoluir nunca. Até o Twitter deixou de ser vista como a rede social do ‘faço, logo tweeto’ (ninguém mais vai ao banheiro e tweeta isso. Coisa que antes era sinônimo da rede social). Recomendo a leitura obrigatória do artigo ‘Blogs precisam ter linha editorial’ do Midia8, mas vale lembrar que outros tantos blogs falam abertamente sobre o assunto.
Foco: Este item é ‘mais do mesmo’ especialmente para você saber o que você está fazendo. Já pensou se alguém ou um amigo lhe perguntar “Você tem um blog do que ou para que?” a resposta deve estar na ponta da língua da forma mais clara possível. Falo e falei do assunto foco (que engloba também o nicho do blog) nos artigos anteriores e nos artigos fora da série ‘Gestando seu blog em 9 meses’ mas tudo isso para juntar o domínio, a identidade visual e suas ações em uma coisa só, te levando ao sucesso.
Você não é e nunca será obrigado a consultar uma agência, mas será ‘obrigado indiretamente’ pelo seu público a ter cada dia mais qualidade no seu blog no aspecto visual e principalmente no conteúdo. Posso citar um exemplo atual de blog: Will Tirando é um blog que como é de esperar cresceu e não foi por conta dos ótimos planejamentos de SEO ou publicidade em torno dele mas pela qualidade de conteúdo e dedicação que ele tem. Não há muitos textos em seu blog e por hora o único ponto negativo nas publicações é que não há ‘legenda’ das tirinhas ou seja, um cego lê apenas os ‘comentários’ sobre as tirinhas que ele faz. A essência de cada tirinha para o público que não tem deficiência é o mais relevante, ele tem uma capacidade de sintetizar um pequeno detalhe em uma tirinha. O Will sabe que a principal indireta dos leitores é um servidor maior, capaz de não ‘cair’ com os muitos acessos que ele tem. No meu ponto de vista a segunda indireta é um sistema mais completo de comentários, mas ainda assim ao que parece o Will está caminhando sem uma ajuda maior com seu blog (mas tem um sucesso notável). Não precisa ter um blog só com textos para ter sucesso e se encaixar nos aspectos que menciono nas dicas de gestão de blogs.
Este mês não haverá nenhuma lista para ser feita durante os dias pois considero os próprios itens como listas. Recomendo que tome como base para registro de domínio o site Registro.br que só aceita registros de domínios nacionais como por exemplo .com.br (mas o .com apenas é mais barato. Se puder ter as duas terminações, é melhor ainda). Leia o ajuda do site para saber mais sobre e-mails ou antes de comprar o domínio em alguma empresa diferente tire todas as dúvidas com algum representante. Não se limite a um ou dois blogs nos assuntos aqui mencionados, busque conhecer outras opiniões e considere a relevância do link que você está (pois alguns conteúdos podem ser bem amadores ou defasados, bem como pode ser melhor do que os links que eu apresento aqui).
Todos os passos são importantes, creio que o domínio é algo que desde o início o blogueiro já deve pensar. Demorei um ano pra comprar um domínio, com isso perdi feeds, foi recomeço...
ResponderExcluirÓtimo post, como sempre ajudando e muito!!
Abração!
Olá Vanda, eu também demorei um tempo para comprar meu domínio. Tive muitas dúvidas se seria bom ou ruim mas no fim vi que fiquei igual a você, perdi feeds, perdi coisas que eu poderia ter se eu tivesse domínio próprio.
ExcluirAntes tarde do que nunca né rsrsrs. Conheço um blog que é voltado a premiação de cartonistas e ele tem alto nível de visitas, mas ainda tem domínio gratuito.
Agradeço o comentário e visita, fico feliz pelas palavras. Bjo