Cada vez mais citado e utilizado, o termo SEO é a abreviação para Search Engine Optimization, ou em bom português, Otimização de Sites para Mecanismos de Busca. O trabalho de SEO consiste na otimização de um site para que ele seja entendido e encontrado pelas ferramentas de busca, ficando melhor posicionado nas páginas de resultado no momento da busca pela palavra-chave relacionada à ele.
Essa relevância é obtida por meio de algoritmos que calculam a relevância de cada site conforme a presença de diversos fatores, que não são divulgados abertamente pelos sites de busca, mas que são trabalhados por empresas especializadas no assunto para que seu site ou blog seja relevante e atraia mais visitantes e, consequentemente, seja rentável.
Como saber mais sobre SEO
Se você tem um blog ou site e pretende ganhar dinheiro com ele, em algum momento (e o quanto antes) vai precisar entender a importância da aplicação das técnicas de SEO. É essencial se familiarizar com o assunto para poder encontrar a melhor forma de buscar um bom posicionamento para a sua página.Se você quer aprender mais sobre o assunto, existem vários tutoriais e aulas na internet sobre o tema, como o #openSEO, que é, além de um curso gratuito online, uma comunidade inteira de compartilhamento de conhecimento sobre SEO. De fácil compreensão até mesmo para quem terá o primeiro contato com o assunto, o curso é ideal para começar a compreender e destrinchar o universo da otimização.
Mas, como tudo na vida, SEO em excesso também “faz mal”: sites que exageram na aplicação das práticas de otimização podem ser punidos pelo Google, perdendo posições ou até mesmo sendo excluídos dos resultados da busca. Por isso, ao aprender o básico das técnicas, evite utilizá-las sem moderação, pois o efeito pode ser justamente o contrário do que você espera. É preciso ter cuidado e encontrar um equilíbrio.
Este post é fruto do artigo 'Escreva um Guest Post no Arruma Blog' e se você também quer ter um artigo publicado aqui, leia nosso artigo na íntegra.
Sobre a autora: Bruna Rodrigues tem 22 anos, mora em São Paulo, é estudante de jornalismo e Analista SEO na agência Conversion.
Me ajudou muito!
ResponderExcluirParebéns Bruna ótimo artigo conheço poucas pessoas que possuem esse nível de conhecimento sobre o SEO
ResponderExcluirObrigada pelo elogio, Alex!
ExcluirNo meu blog sempre tem "Meta descrições duplicadas"
ResponderExcluirJá tentou ver se trata de uma tag para a página e outra para cada post? Verifique se uma delas está dentro de IF, de uma condição rsrsrs. Agora se após ser publicado aparecer duas vezes a mesma descrição mesmo que sejam diferentes (a da página e a do artigo) aí é estranho.
Excluir