Já faz um tempo que ouvimos histórias sobre humanoides tecnológicos e sempre ficamos na expectativa de como e quando eles realmente serão realidade em nosso século. Os filmes mais incríveis que falaram sobre esse tipo de futuro no mundo, retratam de diferentes formas e as vezes de forma tão perfeita que chegamos a pensar na impossibilidade do que vimos. Será que estamos mesmo perto de um humanoide (robô com características humanas?) ou será uma mera ilusão?
Em 2012 a Agência de Defesa e Pesquisas Avançadas de Projetos (ou DARPA - Defense Advanced Research Projects Agency) publicou um vídeo onde um robô ‘quadrupede’ (eu costumo chama-lo de cabrito) anda por terreno acidentado, veja aqui. A minha primeira impressão foi bem estranha, mas resolvi assistir o vídeo novamente no dia seguinte e notei que não se trata de uma forma ou esboço animal e sim de algo funcional que desafogue por exemplo, os guerrilheiros nas longas jornadas ao redor de uma nação (resumo, ajude o exército dentro ou fora do seu país).
Claro que ao longo da existência da DARPA foram desenvolvidas e aprimoradas muitas tecnologias mas acho que juntar todos os avanços para construir o ATLAS ainda é o avanço que mais admiro.
Para saber mais: O Atlas possui 28 articulações acionadas hidraulicamente e consegue replicar quase todos os graus de articulações humanas. Ao que consta ele tem um computador de bordo que atua em tempo real mas até esta fase de testes não foi carregado com seu software de 'cérebro artificial', isso porque a DARPA promoverá um campeonato previsto para Dezembro de 2013, para equipes desenvolverem seu cérebro, ganha quem criar o melhor 'cérebro'. O projeto continua sendo feito e incentivando todos os que gostam da área, um dos melhores incentivos é que a equipe vencedora desta campeonato ganhará 2 milhões de dólares da DARPA, além de contrato para a produção comercial do robô, após 2014 já com um projeto bem mais funcional do que este apresentado.
Aqui no Brasil o uso da mão biônica com todos os dedos articulados foi usada em 2007 e teve bons resultados e no Japão, as coisas parecem que surgem de lá, e foi fazendo uma breve pesquisa envolvendo o Japão que eu descobri esses dois vídeos (veja aqui o outro) bem legais de humanoides com características humanas. O destaque é para esse robô com feição masculina chamado de Geminoid onde seu foco é produzir expressões humanas, enquanto o ATLAS tem o foco de permanecer estável e em pé apesar das adversidades do terreno que ele andar ou estiver.
Em resumo, posso dizer que estamos cada vez mais perto de juntar as capacidades intelectuais de cada agência de pesquisa e quem sabe com um processador dedicado (que eu ainda não ouvi falar para a robótica) alguma agência vai criar um humanoide tão real por dentro e por fora quanto os humanos, mas claro, ainda respeitando as leis da robótica. Lembremos dos corações artificiais, peles e pelos sintéticos, articulações humanas e agora estabilidade e autonomia.
Falando em 'robótica', olhe só o que o G1 divulgou na página inicial: Ciclista da Paulista (atropelado lá) faz treinamento para receber prótese definitiva. Em São Paulo ao menos, teve uma grande repercussão (até pelo fato como a perca do braço ocorreu, mas foi algo bem triste).
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.