Como se faz Layouts?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Esta é uma pergunta que muitas pessoas e blogueiros em especial faz às pessoas que personalizam seus blogs. Agora podemos dizer que este problema estará 60% diminuído depois que você ler este post por completo.

Layouts e templates nos termos demonstrativos aplicados a esta postagens podem ser entendidos como sendo o mesmo (mas na prática não são). Para você que se perguntar "Layouts e Templates é tudo igual?" ou "Quero aprender a fazer Templates não Layouts..." busque o saber na net, mas todos seguem os mesmos princípios. A partir do momento que você sabe um, rapidamente saberá o outro.

Esta publicação foi modificada em 07 de Junho de 2009 pelo fato de atualização de link externo. Ajuda para modificar um blog já existente.


Originalmente do blog mynothing.zip.net [grande amiga], o tutorial de como construir a imagem do seu Layout ajuda você a ter uma visão bem melhor do que você tinha sobre o assunto. Com o auxílio do programa Paint (do Windows) ela nos explica o que devemos fazer. A melhor parte é que se você tiver mente e sabedoria de um gênio, saberá que a partir disso poderemos criar imagens, templates, logos e layouts para todos os blogs, sites e tudo o mais.

No mês de Março de 2010 o Blogger in Draft anunciou o modelo de criação de template para Blogger-blogspot, possibilitando você de criar seu próprio modelo personalizado. Você pode escolher a quantidade de colunas, as cores e muito mais. Visite os posts mais recentes do Arruma Blog para obter mais detalhes.

A única coisa que ela não explicou*, é o pós-fabricação, coisa esta que eu explico [novamente]:
- Depois de pronta a imagem, no tamanho desejado por você, a imagem deve ser hospedada em um site ou servidor para ficar visível a outras pessoas que visitarem seu blog. Para isto indico todos os sites gratuitos de hospedagem de arquivos como VilaBol, Yahoo (para img o Flickr e mais o Geocities), Photobucket, Picasa e vários outros. faça o upload da imagem tal como se estivesse enviando para o Orkut e depois surgirá em algum local da tela um código da img do tipo URL, este endereço será usado no template que você modificou exatamente onde ficava a antiga imagem. Se você utilizar os serviços UOL, depois de hospedar a sua imagem personalizada e ter inserido o código dela no HTML do seu blog, vá em configurações >> modelos de blog >> Editor HTML *no fim da página. Nesta nova página é só colar o novo HTML, mas antes faça um backup das informaões copiando o código atual para um editor de texto, de preferencia sem formatação como o bloco de notas, e depois SALVAR >> Republicar. Se o serviço for Google, com o template pronto para ser usado, vá em Layout >> Editar HTML e antes de tudo salve o modelo completo do seu atual blog (ele sempre fornece em arquivo com a extenção .xml) e se você ja estiver com o novo modelo em .xml é só fazer o upload, se não copie o código do novo blog e cole onde se encontra o antigo, depois visualize e se estiver de acordo, SALVE.

Então onde eu encontro o Tutorial?
No blog http://mynothing.zip.net/. Procure no menu a direita o link para Tutoriais, depois escolha Tuto para fazer a imagem de um template/lay e pronto, está tudo explicadinho para você. Aconcelho a estadia no blog e dar uma olhada em outros Tutos como "Configurar o Html de um lay"


Agradecemos a amiga Ana Laura pelo tempo que manteve seu blog com o tutorial e a amiga Thais pelos tutoriais atuais.

*explicação com pouco detalhes

3 comentários:

  1. To precisando de ajudaaaa!!!! Helpppp!!! Olá há algum tempo, meus amiguinhos estão me enviando email que não estão conseguindo ver minhas postangens.Acontece que vejo tudo no mozilla, mas realmente no internet não consigo ver. o que posso fazer? Preciso muito de sua ajuda!
    Muito obrigado
    Ma do cantinho da Má:maysantt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fala mano, valeu pela visita no site, espero que volte sempre!
    Quanto ao tutorial ai de cima, realmente muito bom, pena que e meio limitado e simples.
    Mais pra quem quer começar a criar layouts realmente e muito bom!!!
    Sucesso e abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse lugar... sem comentários! Parebéns pelo ótimo trabalho, pelas dicas e pelos toques que sempre são úteis demais! Bjão e valeu!!!
    Quem quiser visitar meu blog... tá horrível, comecei agora e agora q vou testar unas coisinhas que achei aki.
    passem lá! bettabiscuit.blogspot.com

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita