Passo a passo: Criando seu blog na UOL

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Depois de escolher qual a plataforma que seu blog usará, é hora de criar seu blog. Neste post falarei sobre a criação do blog na Uol, pois é um serviço que concidero bom e com vários recursos.

Não há muito o que falar sobre a história do blog Uol, pois ele surgiu aproximadamente quando criar um diário virtual era febre e novidade na américa do Sul (BR), mais expecificamente quando os serviços Google invadiu a internet brasileira. Assim como outros sites de interatividade e notícia como IG e Terra, a Uol sentiu a necessidade de criar canais de interação com o público e assim surgiu o Uol Blog.
Uma das coisas legais da Uol é que com a conta de visitante você pode criar seu blog e também sua página da web no VilaBol de forma rápida e interessante. (além do fotolog etc etc)

Para conseguir criar um blog na Uol é simples, vá até o site da Uol-Blog e clique em Criar meu blog agora. Você passará por uma página com opção de criar um e-mail ou usar um e-mail da Uol, clique em criar e-mail e preencha os campos. Ao terminar pode ser que o site lhe redirecione para o e-mail da Uol, procure na parte superior o link para Blog e clique sobre ele. Automaticamente você será direcionado ao blog, ou clique novamente no endereço da home do Uol Blog. O Uol Blog permite que o seu blog seja visto a partir do seu celular, por qualquer tipo de conexão. Ja testamos e deu certo. Apenas digite o endereço do seu blog ou o endereço que o site lhe oferece na ajuda.

Conhecendo um pouco da página do Blog

Na home do Uol Blog, você encontrará o local para login (se ainda não estiver logado) e se já logado aparecerá seu blog e as opções para configurações, blogar e visitar (o seu blog). Nas demais áreas da página há as propaganas, algumas dicas interessantes para você arrumar seu blog e mais abaixo, os blogs da Uol e os Tops (por algum motivo). O legal da Uol é que os blogs legais do público ganham créditos (ao contrário do Google que não fornece isso) pois ficam por uma semana nas páginas iniciais da Uol Blog e você pode visit-alos sempre que desejar. Se você desejar saber como promover o seu blog nestes locais pode ler a postagem Destaque no Uol Blog.

Começando a blogar
Clicando no link 'Blogar', abrirá as páginas com recursos semelhantes aos de grandes blogs como Blogger. Você digita tudo o que deseja e formata com as ferramentas acima. Para inserir um vídeo há um tutorial no lado superior direito da tela que você pode consultar ou se preferir, clique em HTML e insira o código do vídeo. Assim também é para inserir um banner, selo de outro blog ou algo que você deseja personalisar. No ícone de Inserir imagens você encontra até mais recursos que aqui no Blogspot, porém sem formatações como aqui, mas ela pode ter ou não um link, se tiver abrir em uma nova página ou não, você pode dar um nome a ela ao passar o mouse etc etc...
No campo Titulo da postagem é o nome do post. Se você deixar em branco vai ficar feio nos feeds gerado pelo blog. No campo Categoria no topo da página você pode escolher algumas categorias que seu post vai ter, para facilitar o acesso e navegação dos seus leitores futuramente. Por exemplo, você deseja criar um blog de Dawloads (não aconcelho) e não sabe onde inserir a categoria do blog como Músicas, E-books, Jogos etc, então você clica em uma das categorias e pronto. Se nenhuma delas lhe agradar você pode ir em Configurações depois no menu a esquerda da tela Ferramentas (apenas localizar visualemnte) e categorias. Nesta nova tela você pode alterar, criar e excluir categorias.

Configurações do Blog
Não sabe o local para trocar o nome do blog né? Vá em dados do Blog no menu a esquerda depois de ter clicado em Configurações e escolha uma das opções a seguir.
Modelos de blogs é onde você pode escolher outro template da Uol, não se preocupe pois você não perderá nenhum post até ali e nehuma informação como perfil ou histórico.
Você pode usar as ferramentas como Editar Links para inserir, modificar ou excluir alguns dos links legais que fica no seu blog. Pode moderar comentários clicando no link comentários. Você pode escolher e personalisar o seu humor do dia. Sim, na Uol você transmite realmente o que sente ao leitor. E entre outras coisas e ferramentas se pode gerenciar seus arquivos no servidor do seu blog clicando em Meus arquivos no menu inferior a esquerda da tela (com o dizer focal Administrar).

A dica que fica é a de que sempre vale a pena ler as perguntas frequentes do site antes de se cadastrar no serviço, pois assim você saberá o que o site pode lhe oferecer e o que você deseja que o serviço tenha para lhe atender. A Ajuda da Uol quanto a isso é boa, com telas de apresentações com imagens (para algumas coisas e casos) e com textos bem explicativos. Não há um fórum oficial ou um lugar para se debater criado pela Uol (Ao menos não encontramos até o momento), mas há muitos usuários dispostos a ajudar com o que sabem, como é o caso do Arruma Blog.

Você só vai saber das funcionalidades totais do Blog se utilizar e trocar informações com outros usuários, é difícil falar de todas as suas funcionalidades aqui.

5 comentários:

  1. Não tevo bolo Rafa =(

    ahsuahsua

    Beijão
    =*

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu preciso de ajuda num blog que tenho no UOL. Pedi suporte técnico mas eles me disseram que preciso de um web, visto que não entendo nada disso. Você trabalha ou me indicaria alguem que mexa em html? Meu email é: dinizcris84@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi, tenho uma dúvida: meu blog é do uol e gostaria de colocar categoria nas mensagens, só que elas já estão publicadas. Teria algum comando em HTML que eu pudesse fazer?
    Me ajudem, please!
    Obrigada.
    Luciana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Acabei d criar um blog na uol mas queria convidar amigos pq ninguém comenta nada e nem tenho amigos como faço isso de uma maneira mas rápidA?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de personalizar meu BLOG...
    valeu quem me passar dicas, fico grato...
    visitem meu Blog:
    http://isaqueplens.zip.net/
    ...

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita